segunda-feira, 30 de abril de 2012

GOOBER E OS CAÇADORES DE FANTASMAS

título original: Goober and The Ghost Chasers
título brasileiro: Goober e Os Caçadores de Fantasmas
ano de lançamento: 1973 país: Estados Unidos produção: Hanna-Barbera

Um pequeno grupo de jovens e seu cachorro falante passam por uma série de aventuras com pitadas de comédia, nas quais esbarram com vários fantasmas...

Fala sério: se você não tivesse visto o poster aí do lado, pensaria que eu tô falando de Scooby-Doo, Cadê Você?, né?
Pois é. Goober e Os Caçadores de Fantasmas é um clone do outro seriado. Inclusive, é filho do mesmo pai: a Hanna-Barbera Productions.
Provavelmente foi exatamente por causa do excesso de semelhança que tinha com Scooby-Doo, Cadê Você? que Goober e Os Caçadores de Fantasmas acabou não chegando muito longe nem fazendo tanto sucesso quanto o outro. Mas temos que destacar 2 diferenças básicas entre os 2 seriados: 1ª, enquanto em Scooby-Doo os garotos sempre esbarram sem querer com algum fantasma (ou outra criatura bizarra), em Goober eles sempre tão procurando voluntariamente por fantasmas e adjacências; e 2ª, enquanto em Scooby-Doo o fantasma é, em 99% das vezes, um bandido disfarçado, em Goober os fantasmas são quase todos de verdade.
De qualquer forma, Goober e Os Caçadores de Fantasmas é uma ótima pedida pra quem gosta de terror infantil.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:

http://centrogb.blogspot.com.br/2010/01/versao-invisivel-do-scooby-doo.html

E pra ver um post sobre Scooby-Doo, Cadê Você?, dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’.
Até a próxima!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CLIVE BARKER

O inglês Clive Barker é lembrando na área do terror basicamente pelos trabalhos que já teve como escritor e roteirista.
Lançadas nos anos 80, a coleção Livros de Sangue e a série cinematográfica Hellraiser (que apresentou ao Mundo o cenobita sadomasoquista Pinhead, um dos grandes vilões do terror moderno) talvez sejam lembradas como as principais obras dele nessa função.
Entretanto, ele também deu a sua contribuição ao Cinema de Terror como ator.
Vejamos os trabalhos que o Clive teve atuando em filmes de terror:
Salomé (1973), The Forbidden (1978), Sonâmbulos (1992), Quicksilver Highway (1997) e The Others (2000).
É claro que se vê que é uma carreira modesta como ator. Mas exatamente porque ele sempre se dedicou muito mais à Literatura de Terror e à produção de textos pra filmes de terror. A carreira de ator sempre veio em 2º plano.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o Clive:


Até a próxima!

domingo, 22 de abril de 2012

BILL RANDOLPH


O personagem mais importante que o ator Bill Randolph já interpretou na área do terror sem dúvida foi o Jeffrey de Sexta-Feira 13-parte 2 (1981), que, embora sem saber, desempenhou um papel decisivo em toda a história da saga...
O filme se passa em 1984. E mostra uma colônia de férias às vésperas de ser inaugurada às margens de um lago, numa região florestal dos Estados Unidos.
Enquanto dão os toques finais no lugar, os zeladores recém-chegados (e o Jeffrey é um deles) ouvem falar numa tragédia ocorrida em outra colônia de férias ali perto em 1979: numa sexta-feira 13 daquele ano, a maníaca assassina Pamela Voorhees matou brutalmente quase todos os zeladores de lá, acabando por ser decapitada em legítima defesa pela única sobrevivente do massacre que provocou.
Devido a esses eventos, o lugar, até então chamado Colônia de Férias de Crystal Lake, foi apelidado de Camp Blood. E como foi interditado pela polícia, ninguém vai lá há 5 anos.
Curiosos com a história, o Jeffrey e a namorada dele, chamada Sandra, resolvem fazer uma excursão particular às ruínas dessa outra colônia pra conhecer o lugar, ignorando uma lenda local: muitos dizem que o filho da assassina de 1979, chamado Jason Voorhees, vive escondido na floresta que cerca o lago...
Enquanto passeiam entre as cabanas em ruínas, o Jeffrey e a Sandra não percebem que começaram a ser observados e seguidos por um homem misterioso que andava entre as árvores. E que, ainda sem ser visto, segue os 2 até a nova colônia de férias, onde vai se passar um massacre ainda mais violento do que o que ocorreu em 1979...
Sim, meus perspicazes leitores: o homem misterioso é o Jason. Acho que até quem desconhece completamente a saga já entendeu isso, né?rs
Então, foram o Jeffrey e a Sandra que ‘acordaram’ o Jason, fazendo ele deixar o interior da floresta de Crystal Lake pra virar o terror de todos que passassem pelas proximidades nesse filme e nos próximos (antes desse acontecimento, não se menciona nenhum ataque do Jason contra quem quer que seja naquela floresta).
E o Jeffrey também é responsável por um equívoco que se criou sobre o Jason: o vilão mata ele na hora em que ele tá na cama transando com a Sandra, atravessando os 2 com 1 único golpe de facão enquanto o Jeffrey ainda tá... Como direi? Enquanto ele ainda tá ‘introduzido’ na Sandra.rs
Essa cena acabou passando uma imagem de que o Jason só mata quem ele encontra transando (ou, pelo menos, foi isso que muita gente entendeu). Mas não é bem isso: nesse filme mesmo, e em vários outros, ele também mata dezenas de pessoas que tão longe de estar tendo qualquer comportamento erótico na hora. Ele pode até matar quem ele encontra transando, mas aí é por puro acaso.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Bill:


Até a próxima!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

OS MUSSARELAS


título original: The Roman Holidays
título brasileiro: Os Mussarelas
ano de lançamento: 1972
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera

Uma família que vive dentro dos padrões da classe média estadunidense dos meados do século XX (embora viva em outra época) e passa por uma série de aventuras cômicas.

A Hanna-Barbera já tinha conseguido produzir um dos seus desenhos mais clássicos usando esse tema em 1960: Os Flintstones.
Em 1962, foi usado o mesmo recurso pra lançar Os Jetsons, que não fez o mesmo sucesso que Os Flintstones, mas conseguiu dar conta do recado, adquirindo também o status de desenho clássico.
O 1º se passa numa Pré-História utópica e o 2º se passa num ano 2062 utópico (pode clicar aí do lado em ‘seriados’ pra ver posts sobre ambos).
Uma nova tentativa de lançar um seriado usando o mesmo tema foi feita em 1972, quando a Hanna-Barbera apresentou ao público Os Mussarelas, que viviam num Império Romano utópico (aparentemente, no século I).
Esse seriado é bem menos conhecido do que os 2 anteriores, até porque muito menos capítulos dele foram produzidos, já que ele não repetiu o mesmo sucesso dos 2 precedentes. Mas, se você gosta de desenhos animados que seguem o mesmo estilo dos Flintstones e dos Jetsons, com certeza vale a pena assistir Os Mussarelas.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


Até a próxima!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ARCHIE KAO


O trabalho mais conhecido do ator Archie Kao no Brasil talvez seja na 7ª temporada de Power Rangers, que por aqui se chama Power Rangers Na Galáxia Perdida (1999).
Na ocasião, ele interpretou o personagem Kai Chen, o ranger azul da temporada.
Mas a estreia dele na área do terror foi em 2007, no filme O Retorno dos Malditos, no qual ele interpretou o personagem Han.
O filme é uma continuação de Viagem Maldita, de 2006, que, por sua vez, é um remake do filme Quadrilha de Sádicos, de 1977.
Embora a história seja basicamente a mesma (uma família que é atacada ao atravessar um deserto), o vilões foram bem alterados de uma versão pra outra: no original, eles eram simplesmente uma tribo de bandidos que torturavam e matavam as pessoas que passavam pelos domínios deles por sadismo; no remake, eles são uma raça de mutantes antropófagos que capturam todos os humanos que conseguem com a intenção de matar e comer (o deserto onde eles vivem foi usado pra testes nucleares no passado e os tais mutantes são o que sobrou dos mineiros que moravam na região e se recusaram a sair dali enquanto os testes eram realizados, ficando expostos à radiação nuclear).
Embora tenham recebido títulos diferentes no Brasil, tanto o filme original de 1977 quanto o remake de 2006 têm o mesmo nome nos Estados Unidos: The Hills Have Eyes.
Até onde eu consegui me informar, esse também foi o único filme de terror da carreira do Archie até hoje.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

AARON DIAZ


Embora o modelo e ator mexicano Aarón Díaz seja lembrado antes de tudo e de qualquer outra coisa como uma presença constante nas novelas mexicanas, ele já teve numa produção de terror.
Se trata do telefilme de terror méxico-estadunidense Dinoshark (2010), no qual o ator interpretou o personagem Luis.
Temos aqui mais um filme de terror de tubarão, só que fazendo parte do subgênero ‘criaturas pré-históricas’.
Simplificando, o filme mostra um filhote de tubarão pré-histórico que ficou congelado no Polo Norte há muitos milênios atrás. E agora, devido ao aquecimento global e ao consequente derretimento de grandes blocos de gelo dos polos, o bicho se soltou e, pro azar dos banhistas desavisados, tá vivíssimo!
E 3 anos depois de se soltar, agora já adulto e enorme (além de faminto), o monstro chega às praias do México pra transformar o lugar num caos...
Com exceção desse filme, como eu disse no início do post, o Aarón é mais lembrado por suas participações nas novelas mexicanas, apesar de também já ter dado seus passos na área da música e da moda.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

SPECTREMAN


títulos originais: Uchu Enjin Gori / Uchu Enjin Gori Tai Supekutoruman / Supekutoruman
título brasileiro: Spectreman
ano de lançamento: 1971
país: Japão
elenco principal: Takanobu Toya, Tetsuo Narikawa, Toru Ohira
direção: Yasuharu Hasebe
roteiro: Ushio Shoji

Como eu tinha dito quando fiz o post sobre Ultraman (se você ainda não viu, clique aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha), um dia eu mandaria um post sobre Spectreman... Bom, o dia chegou.rs
Ultraman e Spectreman são 2 seriados de aventura que apresentam exatamente os mesmos assuntos: um herói robótico gigante que tem uma identidade secreta de aparência humana, um grupo de pesquisa tipo ‘sociedade secreta’ que ajuda o grandão a lutar contra os vilões (e do qual o próprio herói faz parte quando se encontra em sua aparência humana), extraterrestres perversos que querem dominar a Terra e monstros de várias aparências diferentes e com poderes diferentes.
Nesse último quesito, temos que reconhecer que eles foram bem criativos. A maioria dos monstros eram mutantes criados pelo Dr. Gori. Mas também tinham dinossauros que acordaram depois de terem ficado hibernando no fundo do Mar, dinossauros que acordaram depois de terem ficado hibernando no subterrâneo, monstros espaciais e até mesmo ‘assombrações’ de outros planetas, como um vampiro espacial e uma maga satanista espacial!
Já que eu mencionei o Dr. Gori, tenho que dizer que ele faz outra diferença de Spectreman quando é comparado a Ultraman: enquanto Ultraman não tem um vilão fixo (cada monstro lá aparece por um motivo diferente e não tem nenhuma ligação com os demais vilões), Spectreman tem lá o Gori enchendo o saco dos heróis em praticamente todos os capítulos.
O fim também é diferente, se comparado ao fim de outros seriados japoneses do mesmo tipo: 99% dos heróis japoneses matam o vilão principal no último capítulo; o Spectreman, ao contrário, se dispõe a poupar a vida do Gori no confronto final com ele, lembrando que ele poderia fazer muito pela Terra com os conhecimentos científicos que possui.
Aliás, apesar do Gori ser um vilão, fica difícil enxergar maldade pura nele. É claro que ele era um extremista maluco, mas tudo o que ele fazia era com a intenção de deter o avanço da poluição na Terra e, assim, salvar o planeta da destruição.
Aliás, será que, quando o seriado começou, a intenção não era mostrar o personagem radical pra ir fazendo ele melhorar aos poucos e virar um líder ecologista? Afinal, o 1º título que o seriado recebeu no Japão (Uchu Enjin Gori) fazia alusão a ele, e não ao Spectreman. Depois é que mudou pra Uchu Enjin Gori Tai Supekutoruman e só depois pra Supekutoruman.
Se foi isso, talvez o extremismo do personagem tenha chegado tão longe ao longo do seriado que ficou impossível regenerar ele. E aí desviaram a atenção pro Spectreman. Faz sentido, né?
Bom, o herói principal foi interpretado pelo grande judoca e karateca Tetsuo Narikawa, falecido há poucos anos.
Clique aqui pra ver mais informações sobre Spectreman:


Até a próxima!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A MONTANHA DOS CANIBAIS


título original: La Montagna del Dio Cannibale
título brasileiro: A Montanha dos Canibais
ano de lançamento: 1978
países: Itália / Sri Lanka
elenco principal: Claudio Cassinelli, Stacy Keach, Ursula Andress
direção: Sergio Martino
roteiro: Cesare Frugoni e Sergio Martino

Um subgênero dos filmes de terror que deixou sua marca registrada na História do Cinema no final dos anos 70 e início dos 80 foram os filmes de canibais.
Entretanto, parece que foi mais um modismo daquela época: conforme os anos 80 foram avançando, esse tipo de filme foi sendo produzido numa quantidade cada vez menor, até desaparecer quase por completo. E desde então, novos filmes de terror com esse tema têm sido raros.
De qualquer forma, o roteiro nunca variava muito: um grupo de estadunidenses ou europeus se perdia em alguma densa selva da América do Sul, África ou Ásia, onde, além do grupo enfrentar as dificuldades da selva, alguém acabava virando o almoço de uma tribo isolada de canibais.
Um dos exemplos de filmes com esse tema dos anos 70 é A Montanha dos Canibais, que mostra a personagem Susan organizando uma expedição à Ilha de Roka, na Nova Guiné: de acordo com a Susan, ela quer encontrar o marido, que desapareceu por aquelas bandas enquanto fazia uma exploração... Lá pelo meio do filme, já vemos que não é bem isso que ela quer. E lá pelo final, concluímos que não é NADA disso que ela quer.rs Os interesses reais dela são mais lucrativos do que esse.
Os canibais do filme aparecem mais em ataques eventuais ao grupo, enquanto eles avançam pela floresta da ilha. Mas a aldeia deles, escondida dentro de uma gigantesca caverna, só vai ser vista nas últimas cenas (quando também é revelado por quê o marido da Susan sumiu). Mas os canibais que aparecem nos ataques que eu disse antes conseguem assustar mais do que os que aparecem na aldeia. E o mais engraçado é que o diretor botou alguns figurantes brancos pra fazer os canibais aí! Só que pintou todo mundo de cinza pra disfarçar.rs
A Montanha dos Canibais tem várias cenas de violência explícita, mas os efeitos especiais da maioria delas são tão toscos que não convencem ninguém. Só não digo que pode até passar na Sessão da Tarde por causa do excesso de cenas de mulheres mostrando as tetas (e em alguns casos a xereca) na caverna.
E ao longo do filme todo também vemos dezenas de cenas (totalmente desnecessárias) de animais atacando e devorando uns aos outros mescladas com cenas da história.
Nota-se que A Montanha dos Canibais não é lá essas coisas, né? Mas vale a pena ser visto por quem quer conhecer esse tema. E fãs de aventura e suspense talvez também gostem.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

SNOWBEAST


título original: Snowbeast
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1977
país: Estados Unidos
elenco principal: Bo Svenson, Robert Logan, Yvette Mimieux
direção: Herb Wallerstein
roteiro: Joseph Stefano

Se você nunca viu filmes de terror sobre sasquatches e pretende começar por um simples e despretensioso, Snowbeast é uma boa pedida.
É um telefilme sem grandes efeitos especiais, sem cenas de violência explícita e... quase que também podemos dizer, sem monstro!rs
Acontece que a criatura aparece pouquíssimo. Mas pouquíssimo MESMO! A cara do bicho, então, só aparece numa cena de 1 segundo (tô falando sério!) quando o filme já passou do meio e depois volta a aparecer por mais uns poucos segundos na última cena. E o que aparece nem chega a dar medo em ninguém.
De qualquer forma, Snowbeast conta com bons momentos de suspense e até um certo clima de aventura em algumas cenas.
O que talvez seja mais curioso nesse filme é que ele sugere um triângulo amoroso fechado entre os heróis principais. Algumas cenas que mostram o personagem Tony, gerente do hotel ao redor do qual o sasquatch ronda, dão a entender que ele faz o ‘teste do sofá’ com os homens que trabalham pra ele (embora isso seja apenas insinuado de uma forma muito superficial). E não demora a chegar ao hotel a ex-namorada dele, chamada Ellen, que agora tá casada com um ex-campeão de esqui chamado Gar... Bom, a Ellen demonstra que ainda tem um certo interesse pelo Tony em algumas cenas e o Gar foi lá exatamente pra pedir um emprego novo a ele. E o Tony dá um emprego ao Gar, depois de tomar um banho de piscina sozinho com ele, bater um papo a sós com ele só de roupão... Então, parece que entre os 3 ali todo mundo pega todo mundo.
Snowbeast teve um remake lançado em 2011. Mas ainda não li o roteiro nem vi o trailer.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o original de 1977:


Até a próxima!