sexta-feira, 28 de setembro de 2012

HE-MAN E OS DEFENSORES DO UNIVERSO & SHE-RA

 
título original: He-Man and the Masters of the Universe
título brasileiro: He-Man e Os Defensores do Universo
ano de lançamento: 1983
país: Estados Unidos
produção: Filmation Associates Studios








título original: She-Ra: Princess of Power
título brasileiro: She-Ra
ano de lançamento: 1985
país: Estados Unidos
produção: Filmation Associates Studios

“PELOS PODERES DE GRAYSKULL! EU TENHO A FORÇA!”

Quem é que foi criança no Brasil nos anos 80 e nunca gritou essas frases enquanto brincava?
Pois é. O He-Man foi o herói preferido de 90% das crianças brasileiras daquela época... Na verdade, eu não me lembro de outro desenho animado que tenha sido lançado no Brasil depois de He-Man e Os Defensores do Universo e que tenha conquistado tantos fãs quanto esse seriado, que foi o 1º em que o herói apareceu.
Inspirado na linha de brinquedos Masters of The Universe (lançada nos Estados Unidos no início dos anos 80 e chegada ao Brasil poucos anos depois), o seriado se passa no Planeta Eternia, governado pelo Rei Randor, pai do Príncipe Adam, que não é ninguém menos do que o próprio He-Man, em sua identidade verdadeira.
Aliás, a gente passa o seriado inteiro sem entender como é que ninguém vê que os 2 são a mesma pessoa, já que os 2 têm a mesma cara, usam o mesmo corte de cabelo, carregam a mesma espada e têm tigres verdes como bichinhos de estimação (o tigre Pacato, que acompanha o Adam, se transforma no Gato Guerreiro, quando o herói se transforma no He-Man).
Pra se transformar e ao Pacato, o Adam só precisa tocar na espada dele, quase sempre apontando ela pro Céu, e falar a tão conhecida frase mágica.
He-Man e Os Defensores do Universo é, antes de mais nada, um seriado de aventura. Mas também tem várias pitadas de comédia (o próprio Esqueleto, vilão principal do seriado, consegue ser mais engraçado do que mau em vários momentos).
Só perde pelo maniqueísmo: os heróis são mostrados como verdadeiros santos de altruísmo em tempo integral; enquanto os vilões são maus porque são maus, sem explicação nenhuma. E no final de cada capítulo sempre aparece um dos heróis dando uma lição de moral no público, geralmente inspirada em alguma coisa que aconteceu naquele capítulo.
O seriado teve 2 temporadas (1983 e 1984). Mas em vez de partirem pra 3ª, os produtores acharam mais interessante fazer um seriado novo, mais ou menos com os mesmos personagens, continuando a história do outro. E assim foi criado She-Ra.
Pra dizer a verdade, foram poucas as mudanças: a heroína principal passou a ser a She-Ra (irmã do He-Man), o vilão principal passou a ser o Hordak (professor de magias do Esqueleto), a história foi deslocada pro Planeta Eteria (que tem o mesmo tipo de natureza que Eternia) e aumentou um pouco a quantidade de personagens femininas tanto entre heróis quanto entre os vilões. Tirando isso, continuou exatamente a mesma coisa. Inclusive, pelo menos metade dos personagens fixos de He-Man e Os Defensores do Universo voltaram a aparecer em She-Ra.
O desenho animado de longa-metragem O Segredo da Espada Mágica (1985) explica a migração da história de um seriado pro outro.
O único filme com atores de carne e osso mais ou menos inspirado no seriado de 1983 foi Mestres do Universo (1987), que teve o ator sueco Dolph Lundgren interpretando o He-Man.
Em 1990, foi lançado um seriado que pretendia continuar a história dos seriados dos anos 80 que mostravam o He-Man. Mas tanto a aparência quanto a personalidade dos personagens foram tão alteradas que isso descaracterizou muito a história original, o que resultou num desenho que não fez lá muito sucesso...
E em 2002, decidiram fazer um remake do seriado de 1983, agora mais voltado pro público adolescente e menos pro infantil... E também menos maniqueísta.rsrs Aí as coisas foram melhores do que na tentativa de 1990.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre os 2 seriados dos anos 80:


Até a próxima!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SELO TORRE EIFFEL



Gente, a Bússola do Terror recebeu o Selo Torre Eiffel do querido amigo Gilberto Carlos, administrador do blog Gilberto Cinema.
Esse selo deve ser oferecido, por quem tiver recebido, a outros 5 blogs, pelo visual e pelo estilo do blogueiro na hora de escrever. E por isso mesmo, ele compara a beleza de cada blog à da Torre Eiffel, uma das mais belas do Mundo.
Bom, lá vão os 5 blogs que eu selecionei, dos quais, além de gostar muito, também posso afirmar que eles têm um belo visual:

Cinema Homens e Pipoca, do Alessandro Skywalker


De Viris Pulchris et Aliis, do Ric


Diannus do Nemi, do Odir Fontoura


Humor em Textos, do Paulo Tamburro


Passageiro do Mundo, do Marcos Freitas


Eu também gostaria de dar o selo a outros blogs. Mas, como só posso escolher 5, são esses aí.
Obrigado, Gilberto!


Até a próxima!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CALLUM BLUE



O ator inglês Callum Blue tem mais produções televisivas do que cinematográficas no curriculum. E provavelmente ele é mais conhecido pelo público brasileiro exatamente por um programa de televisão: Smallville, onde ele interpretou o General Zod (que inclusive foi o último grande vilão fixo a aparecer no seriado), entre 2009 e 2011.
Foram poucas as produções de terror em que ele apareceu até hoje.
A estreia do Callum na área foi no seriado Dead Like Me (2003), que na verdade é uma comédia de terror.
Ele teve também no filme Dead Like Me: Life After Death (2009), inspirado no seriado.
E depois, foi a vez de Força Maligna (2009), o único filme de terror cascudo em que o Callum já apareceu.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

BURT LANCASTER



Grande personagem da História do Cinema, o novaiorquino Burt Lancaster nos deixou clássicos em que teve presente não só como ator, mas também como diretor, roteirista e dublador.
Famoso por interpretar os heróis de dramas, romances e faroestes, o saudoso ídolo estrelou principalmente filmes de ação no início da carreira (e era ele mesmo quem interpretava as cenas de ação e luta). Mas foram realmente poucas as experiências dele na área do terror.
O 1º filme do Burt nesse gênero foi na 4ª versão da Ilha do Dr. Moreau (1977), quando interpretou o cientista louco que dá nome ao filme.
Já tinham sido lançadas 3 versões mais antigas desse filme (1913, 1932 e 1959) e ainda teve mais uma depois da de 1977 (1996), com o Marlon Brando interpretando o cientista louco.
E a única outra vez do Burt numa produção de terror foi no telefilme O Fantasma da Ópera (1990), que apresentava uma versão de terror light da história.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

BRIAN AUSTIN GREEN



O californiano Brian Austin Green sempre foi um ator mais de televisão do que de cinema, tendo vários seriados no seu curriculum. E talvez seja mais conhecido do público brasileiro por ter interpretado o personagem Metallo em 3 capítulos de Smallville (em 2009 e 2010).
A estreia dele na área do terror foi no telefilme inglês The Green Man (1990), que segue o estilo ‘comédia de terror’. Mas, como o filme ficou muito grande (150 minutos), acabou sendo dividido em 3 capítulos de 50 minutos e exibido como minissérie.
Depois, veio o curta-metragem Grace (2006).
E depois, foi a vez de ChromeSkull: Laid to Rest 2 (2011).
Atualmente, o Brian tá gravando mais um filme de terror: Last Stop (ainda sem data prevista pra estrear).
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!