sexta-feira, 31 de maio de 2013

A FERA DEVE MORRER



título original: The Beast Must Die
título brasileiro: A Fera Deve Morrer
ano de lançamento: 1974
país: Inglaterra
elenco principal: Calvin Lockhart, Marlene Clark, Peter Cushing
direção: Paul Annett
roteiro: James Blish (autor do texto original), Michael Winder, Paul Annett e Scott Finch

Quando pensamos em filmes de lobisomem, até mesmo em clássicos como Um Lobisomem Americano Em Londres (1981) e Bala de Prata (1985), já pensamos logo num filme de terror de fundo sobrenatural, pois esse subgênero quase sempre apresenta o lobisomem como um ser sobrenatural.
Mas A Fera Deve Morrer abandonou totalmente o elemento sobrenatural, mostrando o lobisomem como um mutante. Ou, mais especificamente, como uma pessoa que tem uma disfunção hormonal que provoca a transformação em lobo.
Outra curiosidade aqui é que os lobisomens não foram representados por atores humanos, mas sim por um pastor alemão maquiado... Vale lembrar que basicamente a mesma tática já tinha sido usada em Nosferatu (1922), quando usaram uma hiena maquiada pra representar o lobisomem.
O roteiro foi inspirado num conto do escritor James Blish, chamado There Shall Be No Darkness (1950):

Um caçador milionário convida 5 pessoas pra passar uns dias na mansão dele, revelando depois que são todos prisioneiros dele ali.
O motivo disso é que um dos 5 é um lobisomem. E ele quer descobrir qual é pra matar a fera e usar como o maior troféu do currículo de caça dele. Só depois disso ele vai liberar os outros 4.

Ao longo do filme vão sendo dadas pistas pro espectador descobrir quem é o lobisomem, como num filme policial.
A Fera Deve Morrer também tem bons momentos de aventura. E traz no elenco os hoje falecidos Charles Gray e Peter Cushing, que foram presenças constantes em filmes de terror do século XX.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ pra ver posts sobre Nosferatu, Um Lobisomem Americano Em Londres e Bala de Prata. E em ‘atores de filmes de terror’ pra ver um post sobre o Charles Gray.
Até mais!

domingo, 26 de maio de 2013

A GÓRGONA



título original: The Gorgon
título brasileiro: A Górgona
ano de lançamento: 1964
país: Inglaterra
elenco principal: Barbara Shelley, Peter Cushing, Richard Pasco
direção: Terence Fisher
roteiro: J. Llewellyn Devine (autor do texto original) e John Gilling

Numa era ancestral da História, a Grécia era habitada por monstros conhecidos como górgonas. E quem olhava pra elas se transformava em pedra.
Quando todas as demais górgonas foram mortas, a única sobrevivente fugiu pra uma região da Europa Central, onde encontrou uma floresta em que passou o resto da vida se escondendo...
Milênios depois, nessa mesma floresta, foi construído o Castelo de Borski, que pouco depois foi abandonado por seus moradores. E a algumas dezenas de metros do castelo, foi construída a vila de Vandorf.
No início do século XX, nas noites de lua cheia, os habitantes de Vandorf começaram a ouvir o fantasmagórico som de uma mulher cantando vindo do castelo abandonado. E os poucos que se atreviam a ir até lá pra ver o que era nunca mais eram vistos com vida. Mas seus cadáveres eram sempre encontrados no dia seguinte... transformados em pedra!

Bom, temos aqui um filme de terror gótico que foi abrilhantado pela presença dos atores Peter Cushing e Christopher Lee (esse último aparece bem pouco no filme, mas é o personagem dele que resolve o problema principal da história na última cena). E que parece ser a versão cinematográfica de um conto deixado por um escritor chamado J. Llewellyn Devine. Mas as informações sobre isso são muito vagas.
Apesar de ser um filme gótico (e portanto, com um ritmo mais lento), A Górgona consegue ter algumas cenas superficiais de aventura. Mas eu disse SUPERFICIAIS, hein! Não se animem muito nesse sentido.rs
É bom lembrar que o filme não retrata nenhum mito grego original, pois a górgona mostrada aqui, chamada Megera, nem aparece na Mitologia Grega.
A Górgona também é creditada em alguns sites como o 1º filme de terror a usar um monstro feminino como vilã principal... Até pouco tempo atrás, eu também pensava que era. Mas, pesquisando por aí, descobri que o mais antigo de todos, pelo menos que tenha registro, é A Filha de Drácula (1936). A confusão se deve ao fato da Górgona ser o 1º filme de terror da Hammer Film Productions a usar um monstro feminino como vilã principal. Mas aí é especificamente da Hammer.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

PECADOS & TENTAÇÕES



título original: Pecados & Tentações
ano de lançamento: 2008
país: Brasil
elenco principal: Carlão Bazuca, Leila Lopes, Vítor Gaúcho
direção: José Gaspar
roteiro: José Gaspar e Leila Lopes

A atriz Leila Lopes se suicidou em 2009, não conseguindo suportar o declínio da carreira e tendo acabado de participar de alguns filmes pornô...
Se você não acompanhou a história dela, pode pensar que a carreira dela entrou em decadência por causa da pornografia. Mas muito pelo contrário. A Leila teve o ponto mais alto da carreira dela no início dos anos 90, quando participou de algumas novelas da Globo. Mas no final da década, ela já tava fora da grande mídia. E os filmes pornô só entraram na vida dela uns 10 anos depois disso, como uma última tentativa de chamar a atenção do grande público e voltar à mídia... Mas não deu muito certo. Vamos ver o motivo:
A estreia dela na carreira pornô foi no filme Pecados & Tentações, lançado em 2008. E pros padrões de um filme pornô brasileiro, temos que reconhecer que esse aqui é quase uma superprodução: houve a intenção de fazer uma coisa mais ‘chique’, foi tomado um certo cuidado com o cenário, foi tomado um certo cuidado com o figurino, tem cenas de diálogo com 3 atores de teatro que não participam das cenas de sexo, o roteiro mostra cada personagem com uma história pessoal (pelo menos em metade das produções pornô brasileiras, nada disso nem sequer existe, né?)...
Aliás, eis o roteiro:

Depois de viver alguns anos na Europa, uma atriz brasileira volta pra casa dos pais nos anos 50. E reencontrando um primo que tá estudando pra ser padre, ela resolve tirar a virgindade dele.
E a irmã da recém-chegada, vendo que ela tá de olho no cunhado, resolve ‘cansar’ o marido o máximo possível pra ele não atender as investidas da cunhada.

Apesar de tudo isso, Pecados & Tentações tem pontos negativos que acabaram transformando a coisa numa piada.
As caras e bocas da Leila Lopes querendo passar a imagem de ‘mulher fatal’ transformaram a personagem dela numa caricatura, as tatuagens e as marcas de bronzeamento do ator pornô Carlão Bazuca e da atriz pornô Tamiry Chiavari combinam 0% com os personagens deles (certamente um seminarista dos anos 50 não teria dragões tatuados nos braços e uma dona de casa dos anos 50 não teria estrelas coloridas tatuadas nas coxas e menos ainda uma marca de biquíni fio dental) e a cena em que o personagem do Carlão perde a virgindade também acaba fazendo a gente rir (pra um cara que tava estudando pra ser padre e agora tá transando pela 1ª vez, ele já sabe fazer as coisas todas melhor do que um cafetão!).
Assim, Pecados & Tentações acaba entrando pra galeria das comédias involuntárias, da mesma forma que outras produções que eu já mencionei aqui: Calígula (1979), Gigantes Guerreiros Goggle Five (1982) e O Rato-Humano (1988).
De qualquer forma, Pecados & Tentações vai agradar a quem quer ver um filme pornô mais diferente do que se costuma ver no Brasil ou a quem é fã dos atores mencionados.
Vale lembrar que o filme rendeu 2 continuações, gravadas na mesma época, mas só lançadas em 2009.
Bom, clique aqui pra ver mais informações:


E clique aí do lado em ‘comédias’ pra ver os posts sobre Calígula, Gigantes Guerreiros Goggle Five e O Rato-Humano e em ‘atores de filmes de terror’ pra ver um post sobre o Carlão Bazuca.
Até a próxima!

domingo, 19 de maio de 2013

GUSTAVO GARZON



O ator argentino Gustavo Garzón é mais conhecido no Brasil por ter trabalhado na novela A Estranha Dama (1989) e na sua continuação (1992), que era anunciada nas chamadas televisivas como O Regresso da Estranha Dama, mas que tinha o nome A Estranha Dama: O Regresso estampado na abertura...
Aliás, essas foram algumas das raras novelas argentinas já exibidas no Brasil.
Bom, na área do terror, o Gustavo só teve 2 trabalhos até hoje.
O 1º foi no filme El Fondo del Mar... Bom, não vi esse filme, então não posso falar muito. Mas pelo que li do roteiro, ele me pareceu ser mais de suspense, embora alguns sites classifiquem como um filme de “terror light”.
E o 2º filme de terror do Gustavo, e último até hoje, foi Penumbra (2011).
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até mais!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

FABIO LANZONI



Ao lado das carreiras de modelo e escritor, o italiano Fabio Lanzoni também mantém uma carreira de ator. E a estreia dele aí foi exatamente num filme de terror, que foi também o único trabalho dele até hoje nessa área. Se trata de O Exorcista III (1990).
Bom, acredito que todo mundo que tá lendo esse texto já tenha percebido que esse filme foi uma das continuações do Exorcista (1973), um dos filmes de terror mais famosos dos anos 70...
Eu, particularmente, não gosto dessa série cinematográfica. Mas nada contra os fãs dela, é claro.
Vale lembrar que O Exorcista gerou lendas urbanas que são fomentadas até hoje. E talvez a mais persistente seja algumas pessoas insistirem em dizer que esse filme é verdade e que tudo o que é mostrado ali são cenas reais.
Tá duvidando que tem gente que diz isso? Bom, dê uma passeada aí pela Internet em sites evangélicos e você vai encontrar AFIRMAÇÕES (não são nem suposições!) de que o filme é real. O que não chega a ser de se estranhar vindo de evangélicos, né? Principalmente pentecostais e neopentecostais, quando encontram alguma coisa relacionada ao diabo, eles sempre pegam essa coisa, multiplicam por 1000 e depois saem por aí divulgando essa informação dizendo que só tão “fazendo o que Jesus manda”... Bom, fazer o quê, né?rs
Clique aqui pra ver mais informações sobre o Fabio:


Até a próxima!