segunda-feira, 30 de setembro de 2013

OS FANTASMAS

título original: Ghostbusters
título brasileiro: Os Fantasmas
ano de lançamento: 1986
país: Estados Unidos
produção: Filmation Associates Studios

Em 1975, um seriado de 15 capítulos chamado The Ghost Busters contou a história de 2 exterminadores de fantasmas, chamados Jake e Eddie, e seu gorila de estimação, chamado Tracy, misturando os gêneros ‘aventura’, ‘comédia’ e ‘terror light’.
Em 1986, a Filmation Associates Studios decidiu fazer outro seriado continuando a história do anterior. E assim, lançaram Os Fantasmas.
No 1º capítulo, 11 anos depois dos eventos mostrados no seriado original, os exterminadores resolvem se aposentar, entregando o negócio deles aos seus respectivos filhos, também chamados Jake e Eddie. E o Tracy se junta aos rapazes pra formar esse novo trio de exterminadores de fantasmas.
Assim como o seriado dos anos 70, Os Fantasmas é uma mistura de ‘aventura’, ‘comédia’ e ‘terror light’. A diferença básica é que o outro seriado era com atores de carne e osso e esse aqui é um desenho animado.
Assistindo o seriado, você vai ver que tanto a aparência quanto o comportamento dos personagens lembram bastante os personagens de He-Man e Os Defensores do Universo (1983) e de She-Ra (1985). E não é por acaso: esses também são produções da Filmation.
Inclusive, no final de cada capítulo dos Fantasmas, um dos heróis aparece falando diretamente com o público pra dar uma lição de moral, geralmente inspirada em alguma coisa que tinha acontecido naquele capítulo, igualzinho a He-Man e She-Ra, né?
Então, acho que esse seriado vai agradar basicamente fãs de He-Man e She-Ra e de seriados do mesmo tipo.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Os Fantasmas:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre He-Man e She-Ra.

Até a próxima!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

JAMES SPADER

Mais lembrado atualmente por ter interpretado o vilão Keith no drama romântico Amor Sem Fim (1981), o massachusettsiano James Spader também já teve trabalhos interessantes na área do terror.
A estreia dele na área foi em 1985, ele apareceu no filme Juventude Perdida.
Em 1988, o James protagonizou o filme A Volta de Jack, o Estripador.
O filme de terror mais famoso em que ele apareceu foi Lobo (1994), no qual ele interpretou um lobisomem do mal fazendo frente a um lobisomem do bem, interpretado pelo Jack Nicholson. E engraçado que o filme termina deixando a personagem da Michelle Pfeiffer como uma nova lobisomem do bem.rs
Em 1998, o James protagonizou uma comédia romântica com pitadas de terror light chamada Adoráveis Fantasmas.
No ano 2000, ele protagonizou 2 filmes de terror: O Observador e Supernova.
E em 2003, o James teve no filme de terror light Contato Alienígena.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:



Até a próxima!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TUBARÃO

título original: Jaws
título brasileiro: Tubarão
ano de lançamento: 1975
países: Austrália / Estados Unidos
elenco principal: Richard Dreyfuss, Robert Shaw, Roy Scheider
direção: Steven Spielberg
roteiro: Peter Benchley (autor do texto original) e Carl Gottlieb

Entre os filmes de terror de monstros do Mar, acho que o subgênero que se desenvolveu mais foi o dos tubarões gigantescos e/ou monstruosos. Até hoje eles são produzidos com uma certa frequência, embora agora apelem cada vez mais pra roteiros inverossímeis (deem uma navegada aí pela Internet que vocês vão encontrar filmes de terror de tubarão que ‘nada’ na neve, que ‘nada’ na areia, que voa, que tem 2 cabeças, que tem tentáculos...).
Bizarrices à parte, todos esses filmes beberam na mesma fonte: Tubarão, um clássico do terror lançado em 1975 pelo grande Steven Spielberg.
É interessante que o filme continua atual até hoje. A única coisa que talvez incomode as novas gerações que são fãs do terror é que ele não tem efeitos especiais 3D, né? Mas, tirando isso, Tubarão agrada a qualquer fã de terror. E também agrada a muitos fãs de aventura.
O filme acabou virando uma série cinematográfica, pois teve 3 continuações (1978, 1983 e 1987). Mas nenhuma delas conseguiu repetir o sucesso do original, embora esse seja exatamente o que apresenta um tubarão menos gigantesco e menos aberrante da série.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Tubarão:



Até a próxima!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

JAMES MARSTERS

O californiano James Marsters (ou Masters, sem R, como foi creditado algumas vezes) talvez seja mais lembrado atualmente por ter interpretado o vilão Brainiac na 2ª metade de Smallville (entre 2005 e 2010).
Mas, pouco antes disso, ele tinha interpretado o vampiro Spike, um vilão que apareceu em 2 seriados de terror: Buffy, a Caça-Vampiros (entre 1997 e 2003) e Angel: o Caça-Vampiros (entre 1999 e 2004).
Outro trabalho do James na área do terror foi em 1999, em 1 capítulo do seriado Millennium.
No mesmo ano, ele apareceu no filme A Casa da Colina.
Em 2001, o James apareceu em 1 capítulo do seriado de terror Strange Frequency.
Em 2003, ele apareceu no telefilme de terror Histórias do Além (que aliás, foi inspirado em Strange Frequency).
Em 2007, o James protagonizou o filme Shadow Puppets.
Em 2011, ele apareceu em 1 capítulo do seriado Sobrenatural.
E agora, em 2013, o James apareceu no seriado de terror light Armazém 13.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:



Até a próxima!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DANNY NUCCI



O ítalo-austríaco Danny Nucci é mais conhecido sem dúvida pelo personagem Fabrizio, de Titanic (1997). Pois é. É aquele amigo do personagem do Leonardo DiCaprio que morre esmagado quando a chaminé do navio cai em cima dele.
Mas o Danny também já teve alguns trabalhos na área do terror.
A estreia dele aí foi em 1986, em 1 capítulo do seriado de terror Além da Imaginação.
Depois, em 2002, o Danny apareceu no telefilme de terror Vingança Em Chamas.
Em 2008, ele apareceu em outro telefilme de terror. Se trata de Backwoods: Perigo No Bosque.
E em 2011, o Danny apareceu no filme Escapee.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

JACK, O MATADOR DE GIGANTES



título original: Jack, The Giant Killer
título brasileiro: Jack, O Matador de Gigantes
ano de lançamento: 1962
país: Estados Unidos
elenco principal: Judi Meredith, Kerwin Mathews, Torin Thatcher
direção: Nathan Juran
roteiro: Nathan Juran e Orville H. Hampton

Acho que não é novidade pra ninguém que esse ano foi lançado Jack, o Caçador de Gigantes, a mais nova versão cinematográfica da lenda do herói medieval Jack, dirigida pelo Bryan Singer e protagonizada pelo Nicholas Hoult.
Mas pouca gente parece lembrar que, nos anos 60, foi lançada uma versão que era um filme de terror infantil, ainda que voltado pra aventura.
Se trata de Jack, O Matador de Gigantes, protagonizada pelo hoje falecido Kerwin Mathews (que marcou presença em vários filmes de terror do século XX). E como já foi dito, é um filme de aventura voltado pra crianças. Mas usa elementos clássicos do terror sobrenatural, como magia negra, possessões demoníacas e monstros sobrenaturais que matam os humanos impiedosamente.
Aliás, de infantil o filme só tem o visual de alguns personagens e algumas cenas musicais. No resto, é uma aventura de terror mesmo.  Então, vai agradar mais a quem gosta desses gêneros.
Mas é claro: você não pode assistir Jack, O Matador de Gigantes comparando os efeitos especiais dele com os efeitos especiais de uma produção de hoje (embora sejam efeitos muito bons pros padrões dos anos 60).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘atores de filmes de terror’ que você acha um post sobre o Kerwin Mathews.
Até a próxima!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

JAMES MARSDEN



O ator okie James Marsden é conhecido no Brasil por vários filmes. Talvez mais pelos filmes da série cinematográfica X-Men (2000-2013), na qual ele interpretou o Ciclope.
Mas ele também já teve em algumas poucas produções de terror.
A estreia do James na área foi em 1997, no filme Contos da Meia-Noite.
No ano seguinte, ele protagonizou 1 capítulo do seriado Limites do Terror.
Também em 1998, o James protagonizou o filme Comportamento Suspeito.
E agora, em 2013, foi lançada a mais nova produção de terror protagonizada por ele: o filme Endangered, que segue o subgênero ‘animais enfurecidos’.
De acordo com alguns sites, notícias não confirmadas dizem que o James vai aparecer no ano que vem num novo filme de terror, intitulado The Loft.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

FRANKENSTEIN



título original: Frankenstein
título brasileiro: Frankenstein
ano de lançamento: 1910
país: Estados Unidos
elenco principal: Augustus Phillips, Charles Ogle, Mary Fuller
direção: J. Searle Dawley
roteiro: Mary Shelley (autora do texto original) e J. Searle Dawley

Até menos de 1 ano atrás, eu pensava que a 1ª versão cinematográfica do livro Frankenstein ou o Prometeu Moderno (1818), da inglesa Mary Shelley, tinha sido o filme de 1931, com o Boris Karloff interpretando o monstro. Mas em Novembro de 2012, o nosso amigo Hugo, do blog Cinema – Filmes e Seriados, publicou um post sobre uma versão ainda mais antiga, que é um curta-metragem mudo e preto e branco. E essa sim foi a 1ª versão cinematográfica do livro.
A aparência dos personagens aqui é um tanto diferente do que a gente vê nas versões seguintes de Frankenstein. Mas é porque as cenas desse filme foram inspiradas nas gravuras de uma edição que o livro teve em 1831.
Bom, temos aqui uma história de ficção científica em que um cientista cria um mutante, é claro. Mas a última cena (por sinal, com um efeito especial magnífico pras condições de mais de 100 anos atrás) deixa claro que o mutante criado por ele também é um ser sobrenatural.
Como só tem 12 minutos de duração, é claro que Frankenstein nunca foi lançado comercialmente no Brasil sozinho em VHS nem em DVD. Mas já foi lançado em terras brasucas acoplado a alguns documentários sobre a História do Cinema. Aliás, é imperdível pra pesquisadores e estudantes de História.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!