segunda-feira, 28 de outubro de 2013

JASON WILES

O missouriano Jason Wiles provavelmente é mais conhecido no Brasil por ter interpretado o policial Bosco no seriado Parceiros da Vida, sendo também um dos únicos atores do seriado que ficaram lá do 1º ao último capítulo (de 1999 até 2005).
Mas a estreia dele como ator foi num filme de terror, embora o nome dele nem tenha sido creditado.
Se trata de Às Vezes Eles Voltam (1991). E na verdade, o Jason apareceu ali fazendo só algumas figurações: algumas vezes ele aparece no fundo cenário, em outras cenas ele aparece de costas... Mas era mais pra encher o cenário, né? Ele não tem exatamente um personagem de importância na história.
Em 2008, ele apareceu no telefilme As Raízes do Terror.
E no ano seguinte, o Jason apareceu no remake do Padrasto.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:



Até a próxima!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

AS ILHAS DO TERROR

Um grupo de pessoas ficam presas num lugar de difícil acesso, onde não podem receber ajuda imediata...

Certamente você já percebeu que mais da metade dos filmes de terror contêm essa parte no roteiro, certo?
E eu acredito que nenhum (ou quase nenhum) lugar seja de acesso mais difícil do que uma ilha. Então, parece ser o cenário perfeito pra um filme de terror, né?
Mas, curiosamente, comparadas com as florestas, as ilhas não costumam aparecer com tanta frequência nas produções de terror. O que não impede, é claro, que vários personagens monstruosos, sobrenaturais e adjacências habitem certas ilhas, como o Príncipe Pendragon e seus demônios de Jack, o Matador de Gigantes (1962), o Klaus Wortman de Antropophagus (1980), o Ida’s Son da Ilha dos Cães (1982) e o Victor Crowley de Terror no Pântano (2006).
Tem também as tribos selvagens que vivem em ilhas isoladas, como os homens das cavernas pukas da Montanha dos Canibais (1978).
E em algumas vezes, a criatura ameaçadora da vez não tá na própria ilha, mas sim nadando ao redor da ilha, como o tubarão gigante de Tubarão (1975).
Bom, aí vai a lista dos filmes de terror que se passam em ilhas eu já indiquei aqui:

A Ilha dos Cães


A Montanha dos Canibais


Antropophagus


Jack, o Matador de Gigantes


Terror no Pântano


Tubarão


Esses foram os que eu indiquei até agora. Mas vêm mais por aí. Aguardem!

Até a próxima!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DAN SOUTHWORTH

O coloradano Dan Southworth tem uma vasta carreira como ator e dublê, o que evidentemente encheu o currículo dele com produções de aventura. E no Brasil talvez ele seja mais conhecido por ter interpretado o Ranger Quantum, na 9ª temporada de Power Rangers: Power Rangers – Força do Tempo (2001).
Mas as produções de terror até que apareceram numa boa quantidade carreira dele nos últimos 8 anos.
A estreia do Dan na área foi em 2005, quando ele apareceu em 2 filmes de terror: Caçador de Demônios e A Casa dos Mortos 2.
No ano seguinte, ele participou de 1 capítulo do seriado de terror light Charmed.
Em 2007, o Dan protagonizou o filme The Salena Incident.
E em 2009, ele apareceu novamente em 2 filmes de terror: Hillbinders e War Wolves.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o Dan:



Até a próxima!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

AS FLORESTAS DO TERROR

Uma floresta é obrigatoriamente um lugar assustador? É claro que não.
Basta ver que elas aparecem frequentemente em produções cinematográficas e televisivas que não têm nada de assustadoras, como romances e infantis.
Então, por que as florestas são um cenário tão frequente em filmes de terror, como lembrou o nosso amigo Gilberto ao comentar no post do dia 09?
Bom, em 1º lugar, o que é assustador na grande maioria desses filmes não é a floresta em si, mas sim alguma coisa que tá à solta na floresta, né? E a ‘coisa’ em questão geralmente é anormalmente forte, eventualmente má, tá de péssimo humor e não pensa nem meia vez antes de avançar ferozmente no 1º ser humano que ela encontre pela frente.
Em 2º lugar, os heróis desse tipo de filme geralmente tão perdidos (e consequentemente presos) numa floresta desconhecida, e não passeando por uma florestinha que eles conhecem bem e da qual podem sair quando bem entenderem.
Então, se a gente pensar bem, o que causa terror nesses filmes não é a floresta, mas sim a criatura (ou as criaturas) que tá perseguindo os heróis ali e a angústia deles em não conseguirem sair dali por mais que tentem.
Vou deixar aqui, por ordem de ano de lançamento, a lista de filmes de terror que se passam em florestas que eu já indiquei aqui:

O Monstro da Lagoa Negra (1954)


A Maldição do Monstro (1957)


A Máquina do Tempo (1960)


A Górgona (1964)


Equinox (1970)


Octaman (1971)


A Invasão das Rãs (1972)


A Fera Deve Morrer (1974)


A Fera das Neves (1977)


O Incrível Homem Que Derreteu (1977)


Rituals (1977)


A Montanha dos Canibais (1978)


O Fator Alienígena (1978)


Sexta-Feira 13 (1980)


A Vingança de Cropsy (1981)


Madrugada Alucinante (1981)


Rosso Sangue (1981)


Madman (1982)


O Monstro da Ilha (1982)


O Depredador (1984)


Bala de Prata (1985)


Contagem de Cadáveres (1986)


O Predador (1987)


O Rato-Humano (1988)


Anthropophagous 2000 (1999)


Terror No Pântano (2006)


Esses são os filmes de terror de florestas que eu já indiquei até hoje. Mas claro que vêm mais por aí. Aguardem!

Até a próxima!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

JASON FAUNT

O illinoisano Jason Faunt é mais conhecido por ter interpretado 2 rangers vermelhos na 9ª temporada de Power Rangers, conhecida no Brasil como Power Rangers – Força do Tempo (2001): ele interpretava um ranger vermelho que viveu no início do século XXI e outro ranger vermelho, descendente do anterior, que viveu 1000 anos depois dele.
Mas a estreia dele como ator foi num filme de terror, em 1999. Se trata de Witchouse.
Logo depois, também em 1999, o Jason apareceu em outro filme de terror: Totem.
Mas, apesar do início de carreira meio voltado pra esse gênero, o Jason não chegou a se dedicar propriamente ao terror.
O único outro trabalho dele na área foi em 2007, quando ele apareceu no filme Jekyll, uma das várias adaptações cinematográfica do livro O Médico e O Monstro (1886), do escocês Robert Louis Stevenson.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Jason:



Até a próxima!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OS CASTELOS E MANSÕES DO TERROR

Um cenário que nunca deixou de ser comum em filmes de terror são os castelos.
E em vários filmes, as mansões parecem ter aparecido como um equivalente menos monárquico aos castelos. Ou, quando não há mansões, há casarões relativamente menores pra substituir os castelos.
É claro que nem todos os subgêneros de terror envolvem castelos, mansões e adjacências. Mas não é difícil entender por quê eles são uma presença tão comum nesse tipo de produção... Desde o início da História do Cinema, as produções de terror já davam a entender que ali podiam ser encontrados os mais variados tipos de seres sobrenaturais, se escondendo e espreitando quem passasse pelas proximidades por trás das janelas da sombria construção.
E ao longo das décadas, várias dessas assombrações foram apresentadas ao público, como o Conde Orlok de Nosferatu (1922), a Megera da Górgona (1964), o Louco Marz de Madman (1982), o Pastor Henry Kane de Poltergeist (1982), o Príncipe Pendragon e sua corte de demônios de Jack, o Matador de Gigantes (1962) e os vários seres sobrenaturais da Casa do Espanto (1986).
Algumas dessas sinistras construções também abrigam mutantes, como os lobisomens da Fera Deve Morrer (1974), o Mikos Tanopulos de Rosso Sangue (1981) e o macaco-rato do Rato-Humano (1988).
Outras são o lar (ou esconderijo) de homens humanos, porém aberrantes, como o Michael Myers de Halloween (1978), o Klaus Wortmann de Antropophagus (1980), o Ida’s Son da Ilha dos Cães (1982), o Giorgio d’Orsino do Castelo Maldito (1995) e os irmãos Garth de Noite Infernal (1981).
Já em outros filmes, o castelo ou mansão em questão é cercado e/ou invadido por animais enfurecidos, como os ratos fizeram em Calafrio (1971) e A Vingança de Willard (2003) e todos os animais e vegetais revoltados fizeram na Invasão das Rãs (1972).
E é claro, em alguns filmes a construção assombrada apareceu apenas como parte do cenário, mas nunca foi mostrada por dentro, como em Equinox (1970).
Apesar de todas essas variações, não podemos negar que tinha lá um castelo ou mansão na história. Ou, no mínimo, alguma coisa que passava perto de um castelo ou mansão, né?
Bom, vai aqui a lista de links pra posts onde vocês podem encontrar mais informações sobre os filmes mencionados aqui:

A Casa do Espanto


A Fera Deve Morrer


A Górgona


A Ilha dos Cães


A Invasão das Rãs


Antropophagus


Calafrio e A Vingança de Willard


Equinox


Halloween


Jack, o Matador de Gigantes


Madman


Noite Infernal


Nosferatu


O Castelo Maldito


O Rato-Humano


Poltergeist


Rosso Sangue


Bom, esses são os filmes de terror envolvendo castelos e mansões que eu já mencionei até hoje. Mas vêm mais por aí! Aguardem!
Até a próxima!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

JASON ALEXANDER

O nova-jerseyano Jason Alexander é antes de mais nada um humorista: mais de 120 comédias constam no curriculum dele.
Só que a estreia dele como ator foi num filme de terror: o slasher oitenteiro A Vingança de Cropsy (1981), lembrado pelos fãs de terror por fugir de vários clichês típicos desse subgênero, mesmo tendo sido produzido no início dos anos 80, que foi a idade de ouro dos slashers.
Depois dessa, o Jason também apareceu em mais algumas (não muitas) produções de terror até hoje...
Em 1990, ele teve no filme Alucinações do Passado.
Em 2002, o Jason protagonizou 1 capítulo do seriado Além da Imaginação, interpretando a aparência humana da morte.
E em 2006, ele apareceu na comédia de terror Hood of Horror.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Jason:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre A Vingança de Cropsy.

Até a próxima!