sexta-feira, 30 de maio de 2014

JOSÉ PICCHI

O brasileiro José Picchi (o ex Marcelo Picchi, que resolveu mudar de nome artístico há 2 anos) é um ator basicamente de televisão. Principalmente de novelas.
E em 1991, ele apareceu numa das poucas novelas de terror (apesar de se tratar de uma comédia de terror) já produzidas no Brasil: Vamp.
De acordo com alguns sites, o José também apareceu em 2 especiais de terror pra televisão: A Mão do Macaco (1980), na Globo; e O Baile (1994), na Manchete. Mas não encontrei nenhuma informação mais consistente sobre isso.
E o único filme de terror de que ele participou até hoje foi Exorcismo Negro (1974), lançado pelo Zé do Caixão.
Curiosamente, a voz do José foi apagada do áudio original e substituída pela voz do dublador Luís Manuel, famoso por dublar o personagem Fred no seriado Scooby-Doo, Cadê Você? (1969).
Bom, clique aqui pra ver mais informações:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre Scooby-Doo, Cadê Você?
Até a próxima!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

O DEMÔNIO DO PARAÍSO

título original: Demon of Paradise
título brasileiro: O Demônio do Paraíso
ano de lançamento: 1987
países: Estados Unidos / República das Filipinas
elenco principal: Kathryn Witt, Laura Banks, William Steis
direção: Cirio H. Santiago
roteiro: C. J. Santiago e Frederick Bailey

Numa região isolada, porém turística, do Hawaii, alguns nativos realizam uma prática ilegal de pesca num lago, usando dinamites.
Logo depois, um misterioso e feroz lagarto humanoide se ergue do fundo do lago e começa a atacar e matar várias pessoas nas redondezas.
Na crença dos nativos, o monstro é uma assombração do folclore deles, chamada Akua, que, de acordo com a lenda, apareceu na região há 50 anos. E agora voltou, pois se irritou com o barulho das explosões.
Uma bióloga especialista em répteis chamada Annie concorda que a criatura só tá atacando por se irritar com as explosões. Mas explica que não se trata de uma assombração, e sim de um ser pré-histórico que ficou hibernando no fundo do lago até agora.
Seja como for, é preciso deter o monstro. E cada um pensa em fazer isso de um jeito: os nativos atiram oferendas no lago pra acalmar a assombração, a polícia quer simplesmente matar a criatura, a Annie quer que o bicho seja capturado vivo pra ser analisado e ajudar no progresso da Biologia e a dona de um hotel local chamada Angela dá ao monstro o apelido de “Demônio do Paraíso” (é: por isso que o filme tem esse nome rs) e tenta usar ele como marketing turístico pra atrair mais hóspedes pro hotel dela, embora ela própria acredite que a coisa toda seja uma lenda.
Em meio a toda essa confusão, novas vítimas vão perecendo entre as unhas e dentes do terrível monstro...

De acordo com alguns poucos sites, Demon of Paradise foi lançado no Brasil em DVD com o título de O Demônio do Paraíso. Mas não encontrei nenhuma informação mais consistente sobre isso.
Projetado nos Estados Unidos e gravado nas Filipinas, esse é mais um filme de terror que segue o tema lançado pelo Monstro da Lagoa Negra em 1954: um monstro humanoide aquático que sai do lago onde vive e começa a matar os humanos que encontra pela frente.
Mas posso dizer que, ao contrário de Octaman (1971), Rana: The Legend of Shadow Lake (1975) e outros filmes que beberam na mesma fonte, O Demônio do Paraíso conseguiu mostrar uma criatura com uma aparência mais realista. Ou, pelo menos, mais bem feita. Mas tem o mesmo problema da maioria desses outros: não tem cenas subaquáticas do monstro.
De qualquer forma, sem dúvida nenhuma vai agradar a quem gosta de filmes como os mencionados acima.
Advirto que O Demônio do Paraíso deixa algumas contradições, como quando a Annie explica que o bicho é um predador noturno que foge de luz forte... E isso realmente aparece em algumas cenas, mas em outras ele aparece andando à luz do Sol sem se incomodar em nada com a claridade.
A história também nunca explica bem o que o monstro é. O filme dá um pouco mais de corda pra teoria da Annie de que seria um ser pré-histórico, mas nunca desconsidera por completo que ele possa ser a assombração mencionada pelos nativos (embora ele não pareça ter nenhum poder sobrenatural).
A última cena, que parece querer imitar a última cena de um filme de terror dinamarquês chamado Reptilicus (1961), deixa uma porta escancarada pra uma continuação. Mas nunca rolou.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre O Demônio do Paraíso:


E clique aí do lado em ‘ficção científica’ que você acha posts sobre O Monstro da Lagoa Negra e Octaman.
Até a próxima!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

JORGE VARGAS

O canadense Jorge Vargas (também conhecido como Jorgito Vargas Jr) é mais conhecido no Brasil por ter interpretado o 1º ranger azul-escuro de Power Rangers, na 11ª temporada do seriado (2004).
Mas ele também já apareceu em várias produções de terror.
Em 1996, o Jorge apareceu em 2 capítulos do seriado Are You Afraid of the Dark? e em 2 capítulos do seriado Poltergeist: The Legacy.
Em 1998, ele apareceu em 2 capítulos do seriado Millennium.
Em 2010, o Jorge apareceu em 1 capítulo do seriado Sanctuary.
No ano seguinte, ele apareceu em 2 capítulos do seriado O Círculo Secreto e em 2 capítulos do seriado Sobrenatural.
E em 2013, o Jorge apareceu no telefilme Chupacabra e em 2 capítulos do seriado Falling Skies.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

BEYOND THE FOG / TOWER OF EVIL

títulos originais: Beyond The Fog / Tower of Evil
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1972
países: Estados Unidos / Inglaterra
elenco principal: Bryant Haliday, Jill Haworth, Mark Edwards
direção: Jim O’Connolly
roteiro: George Baxt (autor do texto original) e Jim O’Connolly

Um marinheiro chamado Hamp desembarca junto com seu pai numa ilha chamada Snape Island. Mas, pouco depois, eles encontram uma garota enlouquecida, que mata o velho, pouco antes de ser capturada pelo Hamp e levada por ele pra um hospício.
E mais: os cadáveres de 3 amigos da garota foram encontrados na ilha! Um deles, com uma antiga espada fenícia cravada no tórax.
Ao saberem do fato, um grupo de arqueólogos deduzem que isso confirma uma antiga lenda, segundo a qual uma comunidade fenícia se estabeleceu em Snape Island há milênios. E assim, eles decidem ir até lá pra procurar outros artefatos históricos, acompanhados por um policial chamado Evan.
Quem vai levar eles até lá é o próprio Hamp, que esconde um triste segredo de família relacionado à ilha...
Assim que eles desembarcam, o Evan examina o local e conclui que não pode ter sido a garota louca que massacrou os 3 jovens lá antes, pois ela não teria força física pra matar 3 pessoas fortes e saudáveis da forma brutal como a coisa foi feita. Ou seja: havia mais alguém na ilha. E tudo indica que esse alguém ainda tá lá, se escondendo entre as pedras cobertas de névoa da ilha.
Além disso, parece que o Hamp sabe quem é esse alguém...

Inspirada no livro Horror on Snape Island (1972), do George Baxt, essa é uma coprodução anglo-estadunidense lançada nos Estados Unidos com o nome de Beyond The Fog e na Inglaterra com o nome de Tower of Evil.
Temos aqui uma curiosa mistura de gótico com slasher: como num filme gótico, a história se passa numa grande e sombria construção, localizada numa região desolada e cercada de névoa constante, onde acontecem mortes que ninguém consegue explicar no início da história; e como num slasher film, a história mostra um grupo de pessoas que ficam presas num lugar isolado onde não podem receber ajuda imediata, várias cenas de nudez e sexo simulado, um louco deformado como vilão e uma luta mano a mano entre o vilão e a mocinha mais boazinha do grupo no final do filme.
Assim, Tower of Evil vai agradar tanto a quem gosta de góticos quanto a quem gosta de slashers. Ou a quem quer ver por curiosidade um filme de terror vanguardista, já que ele é do início dos anos 70 e usa temas que só se tornariam comuns em slashers dos anos 80.
E pra encerrar, não posso deixar de comentar a semelhança que Tower of Evil tem com A Ilha dos Cães (1982).
Eu sempre achei que esse último filme era uma mistura de cenas plagiadas de Antropophagus (1980) e Sexta-Feira 13: parte 2 (1981). E é mesmo.rs Só que ele se parece ainda mais com Tower of Evil.
No caso da Ilha dos Cães, temos uma mulher que teve um filho aberrante e foi viver com ele separada do Mundo numa ilha aonde ninguém ia. Até que ela morreu, o filho virou uma espécie de terror ambulante vagando pela ilha e atacou um grupo de pessoas que chegaram lá. E pra se defender do agressor no final do filme, a mocinha do grupo incendeia o lugar onde eles tão com ele dentro... Ora vejam: essas mesmas coisas já tinham sido mostradas 10 anos antes em Tower of Evil!rs
Tem até cenas que são quase 100% iguais nos 2 filmes, como os recém-chegados encontrando uma foto antiga da mãe com o bebê aberrante no colo e tentando esconder ele e uma garota que encontra a carcaça da velha sentada numa cadeira no quarto dela.
Santo filme de terror plagiado, Batman!rs
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Tower of Evil:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre A Ilha dos Cães, Antropophagus e Sexta-Feira 13: parte 2.
Até a próxima!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

JOHNNY YONG BOSCH

O missouriano Johnny Yong Bosch sem dúvida é mais conhecido no Brasil pela passagem que teve por Power Rangers, seriado no qual apareceu na 2ª e 3ª temporadas (1994 e 1995) interpretando o ranger preto, na 4ª e 5ª temporadas (1996 e 1997) interpretando o 1º ranger verde do seriado e ainda fez participações no mesmo seriado em 1998 e em 2007.
Mas produções de terror também não são raras no currículo dele, principalmente em trabalhos que ele teve como dublador.
Em 2002, o Johnny trabalhou como dublador no desenho de terror Witch Hunter Robin.
Entre 2003 e 2004, ele trabalhou como dublador no seriado de terror Hagane No Renkinjutsushi.
Também em 2004, o Johnny trabalhou como dublador em 2 outros desenhos de terror: Cossette No Shozo e Moso Dairinin.
Em 2005, ele apareceu no filme Devon’s Ghost: Legend of the Bloody Boy.
Em 2008, o Johnny trabalhou outra vez como dublador no desenho 3D de terror Resident Evil – Degeneração.
Também em 2008, ele apareceu no seriado de terror True Blood.
No ano seguinte, o Johnny apareceu no filme Hellbinders.
E em 2011, ele trabalhou mais uma vez como dublador em outro desenho de terror: Blade.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o Johnny:


Até a próxima!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O FANTÁSTICO JASPION

título original: Kyoju Tokuso Jasupion
título brasileiro: O Fantástico Jaspion
ano de lançamento: 1985
país: Japão
elenco principal: Junichi Haruta, Kiyomi Tsukada, Seiki Kurosaki (creditado aqui como Hikaru Kurosaki)
direção e roteiro: diretores e roteiristas da Toei Company (sem registro de nome em sites confiáveis)

Em 1985 foram lançados os 2 seriados japoneses de aventura considerados no Brasil os maiores clássicos recentes vindos de terras nipônicas: Esquadrão Relâmpago Changeman e O Fantástico Jaspion.
Ambos foram lançados ao mesmo tempo pela extinta Rede Manchete, em 1988. E conquistaram um verdadeiro exército de fãs do Brasil.
Uma grande parte dos brasileiros que foram crianças ou adolescentes na virada dos anos 80 pros 90 até hoje se referem ao Japão como “a terra do Jaspion”.rs
Bom, o herói em questão foi o 1º a aparecer nas telinhas brasucas encarando monstros gigantes ao pilotar seu robô, o Gigante Guerreiro Daileon. Além de também destruir um monte de vilões espaciais de tamanho humano com o golpe mortal de sua espada laser, o Cosmic Laser. Ou seja, pra época, foi uma grande novidade no Brasil.
Vale lembrar que Jaspion se aproveitou de uma série de temas mostrados pela série cinematográfica Guerra Nas Estrelas, lançada em 1977. E o próprio vilão principal do seriado, chamado Satan Goss, teve a aparência claramente inspirada no Darth Vader, vestindo uma armadura preta e empunhando uma espada laser vermelha.
Esse também foi o 1º metal hero voltado pra um público infantil-adolescente a não seguir o estilo ‘continuação’, ao contrário dos seus 3 antecessores Space Cop (1982); Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); e Shaider, o Detetive do Espaço (1984).
Machineman (1984) foi o único metal hero mais antigo do que Jaspion que também não seguiu o estilo ‘continuação’, mas ele se voltava mais pra criancinhas pequenininhas como público.
O roteiro de Jaspion foi vagamente inspirado em conceitos bíblicos:

Um dia, o Deus Criador do Universo revela ao seu profeta Ejin que um demônio chamado Satan Goss vai despertar e enfurecer os monstros de diferentes planetas pra exterminar a galáxia. E pra evitar isso, através do Ejin, o Deus Criador (que nunca aparece, mas só manifesta a vontade dele através de fenômenos e de escrituras deixadas na Bíblia Galáctica) escolhe um rapaz pra lutar contra o demônio: o Jaspion.
E mais tarde, através de fachos de luz, o Deus Criador aponta as 6 pessoas que ele quer que ajudem o Jaspion nessa missão (5 crianças e 1 bebê), dando ao herói o trabalho de se reunir com elas pra destruir o Satan Goss.

Também não faltam pitadas de humor no seriado, embora, como um todo, ele tenha um clima mais sério (o próprio herói principal começa mais cômico e vai ficando mais sério conforme a história vai avançando).
E vamos lembrar que Jaspion traz no elenco os atores Hiroshi Watari e Junichi Haruta, que apareceram numa série de outros seriados de aventura da época, como Gigantes Guerreiros Goggle Five (1984), Space Cop, Sharivan e Cybercops, os Policiais do Futuro (1988).
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


E clique aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Changeman, Cybercops, Goggle Five, Machineman, Shaider, Sharivan e Space Cop.
Até a próxima!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

JOHN WEST

Além dos trabalhos como diretor, o John West já perdeu as contas há alguns anos de em quantos filmes ele apareceu (foram cerca de 800, de acordo com os registros mais confiáveis) trabalhando como ator pornô.
Entre esses, 2 foram filmes de terror pornô.
Em 2007, o John apareceu na comédia de terror Ghost Whispers.
E também em 2007, ele apareceu em Club Satan: The Witches Sabbath.
Bom, eu confesso que ainda não vi nenhum dos 2, porque eles são bem difíceis de achar. O máximo que a gente encontra por aí são algumas cenas soltas e cenas do making-off.
Mas me deu a impressão de que Club Satan: The Witches Sabbath tenta contar uma história um pouco mais séria do que Ghost Whispers.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o John:


Até a próxima!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A HORA DO ESPANTO

título original: Fright Night
título brasileiro: A Hora do Espanto
ano de lançamento: 1985
país: Estados Unidos
elenco principal: Chris Sarandon, Roddy McDowall, William Ragsdale
direção e roteiro: Tom Holland

O adolescente Charlie é um fã de filmes de terror. Mas numa noite em que olha pela janela do quarto, ele vê que os 2 homens que acabaram de se mudar pra casa ao lado tão levando um caixão lá pra dentro!
A coisa se torna assustadora quando ele percebe que todas as mulheres que entram na casa do novo vizinho são encontradas mortas poucos dias depois! E numa outra noite em que tá olhando pela janela, o Charlie vê que o vizinho tá começando uma transa com uma mulher. Mas, pouco antes do sexo, as presas e as unhas dele crescem e ficam pontudas: ele é um vampiro!
E o pior é que ele viu que o Charlie viu a transformação dele!
Como o garoto é fã de filmes de terror, ninguém acredita no que ele conta sobre o vizinho, que não demora a começar a ameaçar o Charlie com a ajuda do outro cara que mora com ele (uma espécie de mordomo zumbi).
A única saída do jovem parece ser pedir ajuda ao ator Peter Vincent, que apresenta o show de terror A Hora do Espanto na televisão.

Não é novidade pra ninguém que, nos anos 80, o ‘terror adolescente’ teve a sua idade de ouro entre as produções cinematográficas. E o que temos aqui é exatamente um filme de vampiro que embarcou na moda da época.
Aliás, grande sacada fazer isso num período em que os filmes de vampiro clássicos tavam perdendo cada vez mais espaço pros slashers, como o próprio personagem Peter comenta numa das cenas em que aparece.
Com vários momentos de aventura e comédia, A Hora do Espanto tem basicamente todos os elementos de qualquer filme oitenteiro de adolescentes norte-americanos, só que com elementos sobrenaturais na história (embora nenhum desses elementos seja explicado muito a fundo) e tendo um vampiro como vilão principal, chamado Jerry.
O filme conquistou uma grande legião de fãs e é considerado um clássico dos filmes de vampiro dos anos 80.
A meu ver, A Hora do Espanto só perde por deixar algumas situações da história sem explicação.
Por exemplo: todas as pessoas que o Jerry morde simplesmente morrem, menos os personagens Ed e Amy, que se transformam em novos vampiros; o Jerry deixa claro que a Amy é a cara de uma mulher que foi muito importante no passado dele, mas o assunto é esquecido ao longo do filme e não se dá mais informações sobre isso; a última cena do filme dá a entender que um dos vampiros sobreviveu, mas, se ele sobrevivesse, teria que ter se transformado de volta em humano, pois o vampiro que mordeu ele morreu (sem falar que ele nem aparece na continuação do filme, lançada em 1988)...
Por falar no final do filme, nessa parte o Charlie vai assistir A Hora do Espanto na televisão e eles tão exibindo Octaman (1971).rs
A Hora do Espanto teve um remake, lançado em 2011.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘mutantes’ que você acha um post sobre Octaman.
Até a próxima!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

CONOR DUFFY

O californiano Conor Duffy é um ator principalmente de comédias. E talvez ele seja mais lembrado por ter interpretado o vilão JR na infância, no seriado Dallas, em 1991, no qual o pai dele, o ator Patrick Duffy interpretava o personagem Bobby.
O único trabalho do Conor até hoje na área do terror foi em 2008. Se trata do filme From a Place of Darkness.
Bom, eu ainda não vi o filme (só consegui ver o trailer no YouTube, mas o filme inteiro tá meio difícil de achar). Mas, pelas informações que encontrei na Internet, essa produção conta a história de um ex diretor de cinema que tá retomando a carreira, depois de receber uma proposta de trabalho de um produtor muito estranho...
Ao assistir as cenas que gravou, ele começa a ver as imagens de espíritos (aparentemente de pessoas que morreram assassinadas) que tão pedindo algum tipo de ajuda.
O Conor interpretou o personagem Sean.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!