sexta-feira, 31 de outubro de 2014

MALCOLM MCDOWELL

O inglês Malcolm McDowell é mais lembrado por ter protagonizado os polêmicos filmes Laranja Mecânica (1971) e Calígula (1979). Mas produções de terror nunca foram estranhas ao currículo dele. E aliás, em grande quantidade:
A estreia dele na área foi em 1982, quando ele apareceu na Marca da Pantera.
Em 1990, o Malcolm teve em 3 filmes de terror: A Guerra dos Donos do Amanhã, A Ilha dos Mortos e Disturbed.
Em 1991, ele foi visto em 1 capítulo do seriado Contos da Cripta.
Em 1995, o Malcolm apareceu em Experiência Mortal.
Em 1997, ele teve em Asilo.
No ano seguinte, o Malcolm protagonizou The Gardener.
Em 1999, ele foi visto em 1 capítulo do seriado Limites do Terror.
No ano seguinte, o Malcolm participou como narrador do filme Faces of Evil.
Em 2002, ele protagonizou o filme O Barbeiro e apareceu no filme Vingança Em Chamas, no telefilme Shadow Realm e também em 1 capítulo do seriado Visões Noturnas.
No ano seguinte, o Malcolm teve em Inhabited.
Em 2004, ele protagonizou os filmes Dorian Gray: Pacto com o Diabo e Evilenko.
Em 2006, o Malcolm foi visto no telefilme A Lenda da Lápide de Esmeralda.
Em 2009, ele apareceu na comédia de terror Suck.
Em 2011, o Malcolm teve nos filmes L.A., I Hate You e The Unleashed.
No ano seguinte, ele foi visto em 5 filmes de terror: Antiviral, Excision, Silent Hill: Revelação 3D, Silent Night e Vamps.
Em 2013, o Malcolm protagonizou o filme Sanitarium e também apareceu em Zombex.
Agora, em 2014, ele apareceu em mais 3 filmes de terror: Mischief Night, Monsters are Real e Shock Value.
O Malcolm também apareceu nos 2 filmes da nova série Halloween: Halloween, o Início (2007) e Halloween II (2009).
Ele interpretou o Dr. Sam Loomis, personagem do hoje falecido Donald Pleasence na série original, lançada em 1978.
E por fim, tem um filme de terror novo do Malcolm que tá previsto pra ser lançado em Junho de 2015: The Mystery of Casa Matusita. É uma coprodução Peru / Estados Unidos.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


E dê uma clicada aí do lado em ‘comédias’ que você acha um post sobre Calígula e outra em ‘slashers’ que você acha um post sobre Halloween.
Até a próxima!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DENSHI SENTAI DENJIMAN

título original: Denshi Sentai Denjiman
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1980
país: Japão
elenco principal: Akira Koizumi, Eichi Tsuyama, Kenji Ohba, Naoya Uchida, Shinichi Yuki
direção: Koichi Takemoto e Shigeo Hirota
roteiro: Shozo Uehara

Sentais são seriados de aventura produzidos no Japão desde meados dos anos 70 (o 1º, Himitsu Sentai Gorenja, é de 1975). E assim, é claro que no início dos anos 80 eles ainda tavam numa fase meio pioneira, situações que depois se tornariam clichês de quase todos os outros sentais ainda eram apresentadas ali como novidades... Bom, levando isso em conta, Denshi Sentai Denjiman trouxe inovações pra esse subgênero das produções de aventura.
É claro que, vendo esse seriado sob a ótica de hoje, não observamos nada fora do comum e nos parece até uma coisa bastante ultrapassada. Mas, pra época, ele mostrou algumas novidades: Denjiman foi o 1º sentai com uma nave que se transforma em robô gigante (e vice-versa rs), foi o 1º sentai a ter uma personagem feminina como vilã principal (coisa que até hoje é rara) e foi o 1º sentai a ter uma continuação (Taiyo Sentai San Barukan, lançado em 1981).
A história é bastante simples:

Há milênios atrás, existia mais um planeta no nosso sistema solar, chamado Denji. Mas, no ano 2000 a.C., a Rainha Hedorian, governante de uma dimensão paralela chamada Beda, decidiu destruir esse planeta...
Acontece que os habitantes de Beda odeiam a beleza e passam o tempo destruindo objetos belos e matando pessoas e animais que consideram belos. E como Denji era o planeta mais lindo que eles encontraram...
Alguns habitantes de Denji conseguiram fugir e se mudar pro planeta mais próximo dali: a Terra. E trouxeram com eles suas armas e veículos, assim como um cachorro-robô, que servia como guardião desses apetrechos.
Em 1980, Beda conclui que o planeta mais lindo do Universo é a Terra... Antevendo o que vai acontecer, o cachorro-robô recruta 5 jovens pra lutar contra Beda e proteger a Terra, entregando a eles as armas e veículos de que dispunha e assim criando o esquadrão Denjiman.

E é basicamente isso. Porque a história apresenta poucas evoluções até o capítulo 49, quando finalmente vemos outras situações além dos heróis lutando contra um monstro assimétrico diferente a cada capítulo e matando o bicho no final.
No capítulo 37, chega um novo vilão fixo: o Rei Demônio Banriki. Mas, apesar da entrada triunfal nesse capítulo, depois disso ele passa o tempo comendo e dormindo num sofá no palácio dos vilões! Só no capítulo 49, como eu disse, é que ele bota as manguinhas de fora e mostra a que veio.
Bom, vale a pena assistir Denjiman pra conhecer ou se você for fã de sentais ou seriados de aventura em geral (levando em conta que os efeitos especiais que você vai ver são do início dos anos 80, né?).
Vale destacar aqui a presença de 3 atores relativamente conhecidos no Brasil: o Kenji Ohba, que protagonizou Space Cop (1982) e também apareceu em Detetive Espacial Sharivan (1983), Metalder (1987) e Jiraiya (1988); a falecida Machiko Soga, que também apareceu em Space Cop, Sharivan, Spielvan (1986) e Jiraiya, dublou o bonequinho Ball-Boy no áudio original de Machineman (1984) e interpretou a Rita Repulsa na 1ª temporada de Power Rangers (1993); e a Chiaki Kojo, que interpretou a Lady M em Machineman.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


E clique aí do lado em ‘metal heroes’ que você acha posts sobre Machineman, Sharivan, Space Cop e Spielvan.
Até a próxima!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

LUCIANO HUCK

Embora o brasileiro Luciano Huck seja muito mais conhecido como apresentador de programas de variedades, muita gente esquece que ele também é ator. E uma coisa que quase ninguém sabe é que ele protagonizou uma sátira de terror, escrita e dirigida pelo Felipe M. Guerra e lançada em 2003. Se trata de Mistério Na Colônia.
O filme é um curta-metragem de 11 minutos e tem características de slasher, tendo também aquele conceito de loucos assassinos que vivem num lugar isolado... Aliás, a família que aparece nesse filme me lembrou um pouco a família de caipiras de Madrugada Alucinante (1981).
No filme, o Luciano é um médico carioca que viaja até uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, chamada Nova Velha, de onde, segundo a lenda, nenhum forasteiro volta.
Ele não sabe, mas a cidade é o lar de um assassino mascarado que usa uma serra elétrica e um facão como armas... Assim, ele lembra um pouco tanto o Leatherface, do Massacre da Serra Elétrica (1974), quanto o Jason Voorhees, no estilo que ele adotou a partir do 3º filme (1982) da série Sexta-Feira 13.
E no final do filme, vemos que TODOS os habitantes da cidade têm tendências assassinas...
Bom, pelo próprio nome da cidade (Nova Velha) e pela interpretação dos atores indo direto pra caricatura, fica bem claro desde o início que Mistério Na Colônia não é um filme pra ser assistido sendo levado a sério. Mas sem dúvida que é uma sátira de terror bastante interessante. Principalmente levando em conta que foi tudo gravado num único dia e quase completamente no improviso.
E agora, clique aqui pra ver mais informações sobre o Luciano:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre os filmes da série Sexta-Feira 13 e sobre Madrugada Alucinante.
Até a próxima!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN

título original: Brokeback Mountain
título brasileiro: O Segredo de Brokeback Mountain
ano de lançamento: 2005
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Anne Hathaway, Heath Ledger, Jake Gyllenhaal
direção: Ang Lee
roteiro: Annie Proulx (autora do texto original), Diana Ossana e Larry McMurtry

Em 1963, 2 caubóis chamados Ennis e Jack vão procurar emprego no mesmo lugar, acabando por ser contratados pra mesma função: ficar numa montanha florestal onde é mantida uma criação de ovelhas e ali vigiar e proteger os animais.
Sozinhos na montanha, depois de desenvolverem uma relação de parceria de trabalho e amizade, os 2 acabam se tornando amantes. Mas enquanto o Jack não liga muito pra isso e até propõe ao namorado de morar junto com ele, o Ennis quer manter a imagem de que é hétero e quer que tudo o que tá havendo fique no mais absoluto segredo, já que ele é traumatizado com uma situação que presenciou na infância envolvendo um homossexual que foi torturado até a morte.
Depois disso, o Ennis e o Jack se casam com mulheres, têm filhos com elas e até têm relações eventuais com outras mulheres que encontram pelo caminho. Mas eles mantêm o romance deles, se encontrando em segredo nas montanhas até 1981, quando tudo acaba num final infeliz...

Inspirado no conto Brokeback Mountain (1997), da Annie Proulx, O Segredo de Brokeback Mountain ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado de 2006, enquanto o diretor Ang Lee ganhou o Oscar de Melhor Diretor de 2006.
Vale lembrar que os atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal também foram indicados ao Oscar Melhor Ator e ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Bom, o básico que podemos dizer sobre a história que O Segredo de Brokeback Mountain conta é que se trata de um retrato de uma situação que acontece com muito mais frequência do que a maioria das pessoas pensam: um bissexual se casa com uma mulher, tem filhos com ela e dá suas escapadinhas com um ou mais homens de vez em quando ou então mantém um romance fixo com um homem específico paralelo ao casamento hétero dele (pode ter certeza de que você conhece muitos e muitos homens nessa situação, embora você não saiba). A diferença que vemos no filme é que o Ennis faz isso pra esconder mesmo os impulsos sexuais dele, enquanto o Jack vai simplesmente curtindo a vida e quem não gostar da forma como ele vive que fique sem gostar.
Em termos de ação, o filme tem muitos altos e baixos: tem partes bem paradas e outras partes que têm um certo clima de aventura.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre O Segredo de Brokeback Mountain:


Até a próxima!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

JOHN STAGLIANO

O illinoisano John Stagliano, mais conhecido popularmente como Buttman, é lembrado no Mundo inteiro como o maior diretor de filmes pornô do início dos anos 90. E mesmo hoje, ele ainda é visto no mínimo como um dos maiores.
No final dos anos 70, nos 80 e no início dos 90, antes da carreira dele de diretor pornô se firmar, ele chegou a trabalhar também como ator pornô. E um dos filmes que ele fez como ator, do qual ele também foi diretor e roteirista, era (vagamente) de terror. Se trata de Indecent Itch (1985).
O filme conta a história da personagem Gale, interpretada pela atriz pornô Brittany Stryker, que, entre outras aventuras, ‘se diverte’ com vibradores. E um desses vibradores, aparentemente, é amaldiçoado: depois que a Gale se masturba com o tal vibrador e vai dormir, ela sempre tem sonhos com o diabo aparecendo e transando com ela e com amigas dela...
Só que essa parte da história simplesmente não se desenvolve: depois de um certo tempo isso nem volta mais a aparecer no filme, não fica explicado se o vibrador era mesmo amaldiçoado...
Ah! E não é o John que interpreta o diabo, mas sim o hoje falecido Harry Reems (o John interpreta um stripper que vai dançar nu numa espécie de despedida de solteira e depois volta na última cena pra participar de uma orgia na casa da Gale).
Como dá pra ver, o filme não tem muito contexto. E os personagens que aparecem meio que vêm e vão à deriva. Só vale a pena assistir se você quiser ver mesmo as cenas de sexo, porque a história é bem superficial.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o John:


Até a próxima!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

VIAGEM RUMO AO INFINITO

título original: Destination Inner Space
título brasileiro: Viagem Rumo ao Infinito
ano de lançamento: 1966
país: Estados Unidos
elenco principal: Mike Road, Scott Brady, Wende Wagner
direção: Francis D. Lyon
roteiro: Arthur C. Pierce

Depois que um estranho veículo não identificado ancora no fundo do Mar perto de um laboratório subaquático, um pequeno grupo de pessoas que se encontram ali nadam até ele pra ver do que se trata. E concluem que é um veículo extraterrestre!
Lá dentro, eles encontram várias cápsulas que não conseguem entender o que são, decidindo levar uma delas até o laboratório pra ser analisada. Mas, pouco depois, a cápsula revela ser uma espécie de ovo. E depois de inchar, ela se quebra, liberando um monstro que se encontrava lá dentro!
A criatura mata todos os humanos que consegue, destrói a tubulação de ar do laboratório e depois sai e fica nadando ao redor do laboratório, impedindo que os ocupantes saiam e escapem.
Liderados pelo Comandante Wayne, os ocupantes do laboratório vão ter que dar um jeito e fugir dali antes que o ar acabe, se livrar do monstro e destruir a nave extraterrestre antes que os outros ovos choquem e liberem um exército de outras criaturas da mesma espécie.

A 1º coisa que eu posso dizer sobre Viagem Rumo Ao Infinito é que se trata de um filme completamente desconjuntado.
Antes de mais nada, porque não tem ritmo: tem partes importantes da história que são abordadas superficialmente, enquanto outros detalhes bem menos importantes são tratados com muito destaque. Aliás, posso dizer que a 1ª metade do filme não mostra muito mais do que blá-blá-blá. A ação mesmo só começa do meio pra frente.
O próprio tempo de duração de algumas cenas se prolonga muito mais do que deveria (mas aí, acho que quiseram simplesmente encher linguiça).
Sobre a origem do monstro, a única coisa que fica clara é que se trata de um ser extraterrestre, racional (apesar de não saber falar) e que parece ter bastante consciência da forma como os humanos vivem e se comportam. Mas nunca se explica por que ele veio à Terra e o que ele quer aqui.
Alguns personagens lançam a suposição de que ele e os outros que tão pra nascer são os únicos sobreviventes de uma espécie que fugiu pra Terra tentando se salvar. Mas o comportamento do alien parece mais o de um invasor tentando matar os ocupantes de um território e se apossar dele.
Como seja, uma coisa que aparece aqui e de que a gente costuma sentir falta em filmes do mesmo tipo são cenas subaquáticas do monstro: ele aparece nadando várias vezes, enquanto, por exemplo, Octaman (1971) e O Demônio do Paraíso (1987), que são mais novos do que Viagem Rumo Ao Infinito, também têm monstros que se locomovem sob a água mas não têm cenas mostrando a locomoção subaquática dessas criaturas.
Bom, descontando essas falhas, esse é um bom filme de terror light. Até porque as cenas de violência são extremamente suavizadas. Inclusive, esse filme já passou na Sessão da Tarde e, até onde eu me lembro, nem teve nenhuma cena cortada.
Clique aqui pra ver mais informações sobre Viagem Rumo Ao Infinito:


E clique aí do lado em ‘ficção científica’ que você acha posts sobre O Demônio do Paraíso e Octaman.
Até a próxima!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

LEONARDO SBARAGLIA

Um dos atores sul-americanos mais famosos da atualidade, o argentino Leonardo Sbaraglia tem principalmente personagens dramáticos no currículo dele. E assim, foram realmente bem poucas as produções de terror em que ele apareceu.
Em 1994, ele foi visto no filme Fuego Gris.
Em 1997, o Leonardo apareceu no seriado El Garante.
E em 2009, ele teve no seriado Epitafios.
Clique no link abaixo pra ver mais informações sobre o Leonardo:











Até a próxima!

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O INSPETOR

título original: The Inspector
título brasileiro: O Inspetor
ano de lançamento: 1965
país: Estados Unidos
produção: DePatie-Freleng Enterprises (identificada aqui como Mirisch Films Inc.)

O filme A Pantera Cor de Rosa (1963) popularizou nos anos 60 a imagem do Inspetor Jacques Clouseau. E se a pantera cor de rosa que aparecia na abertura inspirou o personagem-título do seriado A Pantera Cor de Rosa (1964), o inspetor inspirou o personagem-título de outro desenho...
Em 1965, a DePatie-Freleng Enterprises, que, por motivos não muito claros, se identificou aqui como Mirisch Films Inc., lançou uma série de desenhos de curta-metragem que eram exibidos nos cinemas nos intervalos entre um filme e outro. E esses desenhos eram protagonizados pelo referido personagem, identificado apenas como “Inspetor”.
Em 1967, esses desenhos de curta-metragem foram reorganizados na forma de capítulos de um seriado e lançados na televisão com o título de O Inspetor.
Bom, o desenho conta a história de um inspetor da Polícia Francesa que anda por Paris tentando prender criminosos, na companhia de uma espécie de ajudante, o Sargento Dudu.
Mas apenas TENTANDO, já que muitos desses criminosos conseguem passar a perna nele e fugir no final do capítulo, pois o Inspetor é tão convencido que acaba relaxando a atenção que presta nos bandidos.
Vários desses criminosos são cientistas perversos, mas outros parecem mais mutantes. E outros são só bandidos bagaceiros dos bairros pobres de Paris.rs
O Inspetor se preocupa antes de mais nada em ser uma comédia, é claro. Mas não tem um humor tão explícito quanto A Pantera Cor de Rosa. E também tem lá um certo clima de aventura.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre A Pantera Cor de Rosa.
Até a próxima!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

LEONARDO DICAPRIO

O californiano Leonardo DiCaprio teve o grande divisor de águas da carreira dele ao protagonizar o clássico Titanic (1997). E talvez esse ainda permaneça como o trabalho mais conhecido da carreira dele.
Um pouco antes disso, em 1991, ele teve o único trabalho dele como ator na área do terror: a comédia Criaturas 3, uma das 4 continuações da série cinematográfica Criaturas, lançada em 1986.
Depois disso, o nome do Leonardo apareceu em só mais 2 produções de terror. Mas como produtor.
Em 2009, ele produziu o filme A Órfã.
E finalmente em 2011, o Leonardo produziu o filme A Garota da Capa Vermelha, uma versão de terror de Chapeuzinho Vermelho.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!