segunda-feira, 31 de agosto de 2015

THE STRANGENESS

título original: The Strangeness
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1985
país: Estados Unidos
elenco principal: Dan Lunham, Diane Borcyckowski, Rolf Theison
direção: Melanie Anne Phillips (creditada aqui como David Michael Hillman)
roteiro: Chris Huntley e Melanie Anne Phillips

Numa região desabitada do litoral dos Estados Unidos fica uma mina que foi abandonada há muitas décadas.
Ninguém nunca soube ao certo por quê a mina foi fechada. Mas é fato que muitos mineiros que entraram lá nunca mais saíram. E os índios sempre evitaram passar naquelas proximidades, contando lendas sobre alguma coisa perigosa que vive embaixo da terra naquela região...
Mesmo assim, uma companhia de mineração decide reinaugurar a mina. E manda uma equipe de 5 pessoas até ali pra verificar se a mina já pode ser reaberta desde já.
Um escritor que quer escrever um livro sobre o assunto e a esposa dele conseguem permissão pra se juntar ao grupo.
E todos os 7 vão descobrir o que causou o desaparecimento dos mineiros ali no passado...

Posso começar esse post afirmando que a maioria das pessoas que vão ler nunca ouviram falar em The Strangeness. Afinal, foi um filme feito quase exclusivamente com atores desconhecidos (a maioria fez só esse filme ou poucos além desse).
Aliás, isso inclui até o roteirista Chris Huntley, que entrou em cena interpretando o personagem Tony.
Não sei dizer exatamente por que a diretora Melanie Anne Phillips usou aqui o pseudônimo de David Michael Hillman... Mas suponho (apenas suponho) que tenha sido pra dar uma certa ‘moral’ ao filme: lembrando que The Strangeness foi gravado nos anos 80, ela pode ter achado que ninguém naquela época ia levar a sério um filme de terror dirigido por uma mulher.
Bom, nenhuma explicação é dada sobre a origem do monstro subterrâneo que ataca os humanos na mina (a cena do prólogo já deixa claro desde os primeiros minutos de filme que tem um monstro subterrâneo na história). Mas ao longo do filme já fica claro que existe mais de 1, pois os heróis encontram o esqueleto de uma criatura da mesma espécie caído no chão da caverna.
Ele lembra um pouco o monstro de Octaman (1971). Mas é muito maior (tem uns 4 metros) e é visivelmente um boneco de massa que se move com o efeito stop-motion.
Alguns sites satirizaram bastante The Strangeness exatamente por causa do monstro, dizendo que ele é (em Inglês) uma xereca gigante assassina.rsrsrs
Acontece que a criatura tem um buraco na testa que parece... Bom, vocês entenderam. E por ali ela fica soltando a gosma que usa pra atacar os humanos.
Aliás, embora o monstro apareça numa das cenas devorando um dos personagens, os outros que ele mata são apenas embebidos nessa gosma ácida que ele solta e depois abandonados, sem ser devorados... Meio contraditório, né?
Ação? Sim. Embora a aventura aqui se restrinja basicamente aos últimos 15 minutos de filme. Mas o resto também não chega a ser muito paradão.
Suspense? Regular.
Humor? Nenhum. Tentaram contar aqui uma história mais séria.
Em termos técnicos, a iluminação também é boa. Afinal, embora o filme se passe quase todo dentro da mina, não fica aquela escuridão que deixa a tela toda preta e torna as cenas incompreensíveis.
A última cena deixa uma porta aberta pra uma continuação. Mas nunca rolou.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre The Strangeness:


E clique aí do lado em ‘mutantes’ que você acha um post sobre Octaman.
Até a próxima!

sábado, 29 de agosto de 2015

REGINALDO FARIAS

O brasileiro Reginaldo Farias (que muitas vezes também já foi creditado como Reginaldo Faria, sem S no final) é conhecido principalmente pelas dezenas de novelas em que trabalhou, embora já tenha tido muitas experiências como ator de cinema ao longo de toda a carreira.
As 2 únicas vezes até hoje em que ele se envolveu em produções de terror foram em 2 comédias de terror.
Em 1975, o Reginaldo protagonizou o filme Quem Tem Medo de Lobisomem?, do qual ele também foi diretor, roteirista e produtor.
E em 1991, ele interpretou um dos personagens principais da novela Vamp.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Reginaldo:


E clique aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ que você acha um post sobre Vamp.
Até a próxima!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

THE BOOGENS

título original: The Boogens
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1981
país: Estados Unidos
elenco principal: Fred McCarren, John Crawford, Rebecca Balding
direção: James L. Conway
roteiro: David O’Malley, Jim Kouf e Thomas C. Chapman

No final do século XIX, numa mina das Montanhas Rochosas, foi descoberta uma quantidade impressionante de prata, que atraiu mineiros de todas as partes dos Estados Unidos.
Em 1912, um dos mineiros fugiu correndo lá de dentro e dinamitou a mina, soterrando 27 colegas que tinham ficado pra trás. E ele ‘se justificou’ falando uma série de frases desconexas sobre eles terem sido atacados por alguma coisa lá dentro...
Como ninguém entendia o que ele falava, o homem passou o resto da vida internado num hospício.
Em 1981, surge o projeto de reabrir a mina, o que vai ficar por conta de 4 mineiros: os veteranos Brian e Dan e os novatos Mark e Roger.
Quando explodem a parede de pedra que se formou ali com o desabamento de 1912 e que desde então bloqueava a entrada da mina, eles encontram ali uma pequena lagoa subterrânea e também os ossos dos 27 mineiros mortos na tragédia.
Enquanto observam os ossos (que estranhamente parecem ter sido carregados até um canto específico da caverna e deixados ali), os 4 não percebem que há alguma coisa nadando no fundo da lagoa... Alguma coisa que vai matar e devorar todos os humanos, cachorros e outras criaturas da superfície que ela chegue a encontrar pela frente!

The Boogens é um filme de terror pra quem gosta de histórias simples: vemos aqui uma história com início, meio e fim, que não deixa situações sem explicação e também não fica dando voltas e voltas e voltas pra explicar o que tem que ser explicado.
Claro que é uma produção de baixo custo. E talvez a gente veja isso principalmente pelo fato de que, embora haja vários monstros subterrâneos atacando na história (sim: eles é que são os boogens rs), só aparece 1 único deles em cada cena. Ou seja, muito provavelmente, a produção só teve dinheiro pra fazer 1 boneco.
E o elenco também é bem pequeno, é claro.
Aventura? Sim. Principalmente por causa das cenas de ação na 2ª metade do filme.
Suspense? Sim. Principalmente quando vemos que tem algo rastejando no porão da casa onde os heróis tão hospedados. E esse ‘algo’ já sai do porão e mata uma mulher no início do filme, deixando claro que, o que quer que seja que tá ali, não é nada pacífico nem bem intencionado.
E claro que não posso deixa de falar aqui no poodle dos heróis, já que o simpático cachorrinho rouba a cena sempre que aparece.rs
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre The Boogens:


Até a próxima!

sábado, 22 de agosto de 2015

PUA MAGASIVA

O samoano Pua Magasiva é mais conhecido por ter interpretado o ranger vermelho da 11ª temporada de Power Rangers (2003).
Embora a maioria dos trabalhos dele até hoje tenham sido produções televisivas, a estreia dele na área do terror foi uma das poucas vezes em que ele foi visto no cinema. Se trata de 30 Dias de Noite (2007).
E o único outro trabalho que o Pua teve na área do terror, pra variar, foi na televisão.rs Se trata do telefilme Pânico na Ilha do Rock (2011).
O 1º filme mencionado é sobre vampiros e o 2º é sobre zumbis mutantes. Mas, sinceramente, não posso opinar muito porque ainda não vi nenhum dos 2. Só vi o trailer.
Bom, clique no link abaixo pra ver mais informações sobre o Pua:





Até a próxima!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

AXE GIANT : THE WRATH OF PAUL BUNYAN

título original: Axe Giant: The Wrath of Paul Bunyan
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2013
país: Estados Unidos
elenco principal: Amber Connor, Chris Hahn, Kristina Kopf
direção: Gary Jones
roteiro: Gary Jones, Jason Ancona e Jeff Miller

Muito se fala sobre um lenhador gigante chamado Paul Bunyan que anda pelas florestas norte-americanas acompanhado por um touro azul gigante chamado Babe. E há quem pense que, desde o final do século XIX, a dupla anda por ali fazendo o bem.
Mas quem pensa isso não conhece a história que deu origem a essa imagem...
Em 1889, numa pequena cidade recém fundada numa floresta de Minnesota, nasceu um menino grande, deformado e com algum tipo de retardo mental, que foi batizado com o nome de Gunnar Wolfgang Bunyan.
O médico que fez o parto disse que o garoto nasceu com uma doença rara. Na verdade, ele é um tipo de aberração. E isso faria ele viver o triplo do tempo de um homem normal, assim como ele cresceria até o dobro do tamanho de um homem normal.
Com 5 anos de idade e 1, 80m de altura, o Gunnar acabou conquistando a amizade de outra aberração: um touro que também nasceu deformado e maior do que seria normal, além de ter o pelo azul, chamado Babe.
Num dia em que esse touro se perdeu na floresta, o garoto foi procurar ele. E quando viu o destino que o único amigo que ele tinha na vida tinha sofrido, os responsáveis por isso conheceram a ira dele no seu ponto mais extremo!

Simplificando, temos aqui mais um slasher de floresta. A novidade é que o vilão, além de ser louco e deformado (como a maioria dos vilões de filmes do mesmo tipo), também é gigante.
Aliás, se ele fosse um pouquinho menor, ele passaria como um irmão do Victor Crowley, de Terror no Pântano (2006).
Já que falamos no tamanho do monstro, ele não é respeitado de uma cena pra outra: em algumas cenas, o gigante parece ter uns 20 metros de altura; em outras, ele parece ter pouco mais de 2 metros.
Os efeitos especiais, pra usar um termo gentil, são ‘ridículos’. Tudo em 3D classe Z: dá pra ver que pelo menos 2 terços das cenas foram gravadas sobre um fundo de cromaqui e as imagens dos cenários foram inseridas depois (mas de uma forma tão ‘feita no quintal’ que até uma criança percebe).
A cena em que o Babe aparece andando perdido pela floresta, pela lógica, era pra ser uma das cenas retratadas de forma mais triste, pra poder o filme fazer algum sentido, né? Mas talvez tenha sido a cena que ficou mais tosca em termos de efeitos especiais.
Pois é: tentaram fazer aqui uma versão de terror séria sobre a lenda do lenhador gigante Paul Bunyan, mas as derrapadas que o filme deu foram tão grotescas que Axe Giant: The Wrath of Paul Bunyan é um filme que muitas vezes acaba fazendo você rir.
Também vemos algumas idiotices escancaradas, como um personagem que é partido ao meio pelo monstro com um golpe de machado, cai no chão e continua conversando com os outros como se tivesse só levado um tapa ou quebrado uma unha! Repito: ele foi partido ao meio e só sobrou metade do corpo dele, da cabeça até a cintura!
Quanto ao grupo de heróis, apesar de serem aqueles personagens bem estereotipados de slashers (a garota boazinha, o garoto brigão, a garota tarada...), nenhum deles diz a que veio. São todos realmente ocos e funcionam mais como figurantes que entraram no filme pra ser mortos pelo monstro do que pra interagir na história.
O único que se sobressai um pouquinho na história (só um pouquinho, hein!) é o Zack. E mesmo assim ele não chega a ser um personagem carismático.
A última cena de Axe Giant, como é comum em slashers, deixa uma porta escancarada pra uma continuação. Mas ainda não rolou. Nem sei se vai rolar, né? Será que alguém vai querer patrocinar a 2ª parte de uma coisa tão mal feita?
De qualquer forma, esse filme entra pra galeria de comédias involuntárias aqui do blog, ao lado de Calígula (1979), Gigantes Guerreiros Goggle Five (1982), O Rato-Humano (1988), O Inominável 2 (1992), Incesto (2000) e Pecados & Tentações (2008).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Axe Giant:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Terror no Pântano e em ‘comédias’ que você acha posts sobre Calígula, Goggle Five, Incesto, O Rato-Humano, O Inominável 2 e Pecados & Tentações.
Até a próxima!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

PHILLIP JEANMARIE

O californiano Phillip Jeanmarie é mais conhecido no Brasil por ter interpretado o ranger azul da 10ª temporada de Power Rangers (2002).
Embora seja um ator principalmente de produções de aventura, o único trabalho que ele teve até hoje na área do terror foi um filme de terror light: Slip (2006).
Clique no link abaixo pra ver mais informações sobre o Phillip:













Até a próxima!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

UCHU KEIJI GYABAN ZA MUBI

título original: Uchu Keiji Gyaban Za Mubi
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2012
país: Japão
elenco principal: Kenji Ohba, Yukari Taki, Yuma Ishigaki
direção: Osamu Kaneda
roteiro: Saburo Yatsude e Yuji Kobayashi

Em 1982, o Policial do Espaço Gaban lutou contra o grupo criminoso Maku, que pretendia dominar a Terra. E na batalha final, ele matou o terrível Don Rola, chefe da quadrilha, dando fim a Maku...
Passados 30 anos, um bando de novos criminosos espaciais, liderados pelo misterioso Lord Buraiton, decidem restaurar Maku. E pra isso, pretendem raptar uma terráquea, trazer de volta o espírito do falecido Don Rola e fazer ele reencarnar na mulher, pra assim assumir o poder sobre essa nova geração de Maku.
Pouco antes disso, um astronauta terráqueo chamado Geki, depois de sofrer um acidente com a nave dele, foi resgatado pela Polícia Espacial e treinado pra se tornar um policial espacial. E recebeu o cognome de Gaban.
Mandando à Terra pra enfrentar a nova geração de Maku, ele se mostra inepto pra fazer isso. E assim, a Polícia Espacial não tem outra alternativa a não ser mandar à Terra o antigo Gaban, pra que ele ajude o novato na missão dele...

Lançado pra comemorar os 30 anos de Space Cop (1982), Uchu Keiji Gyaban Za Mubi é um bom filme, no sentido de mostrar tudo o que se espera que ele mostre. E claro que com efeitos especiais bem mais elaborados do que nas primeiras produções em que o herói Gaban apareceu... Bom, 30 anos de diferença, né?
Claro que o filme deixa umas 2 ou 3 situações sem explicação. Mas isso até que passa batido.
Embora não tenha sido lançado comercialmente no Brasil, Uchu Keiji Gyaban Za Mubi pode ser facilmente encontrado até nos sites de vídeo mais famosos da Internet.
Várias partes do filme só vão ser compreendidas por quem chegou a ver o seriado dos anos 80 e suas 2 continuações, Sharivan, o Guardião do Espaço (1983) e Shaider, o Detetive do Espaço (1984). Mas quem não viu também não vai deixar de entender a história do filme, porque ela não chega a se aprofundar nesses detalhes.
E pros fãs de seriados japoneses dos anos 80 em geral, sem dúvida que a atração principal aqui é a presença do ator Kenji Ohba, que participou também de várias outras produções da época, como Denshi Sentai Denjiman (1980); Metalder, o Homem-Máquina (1987); e Jiraiya, o Incrível Ninja (1988).
Aliás, o Kenji deve dormir no formol: ele já tinha 57 anos quando gravou esse filme e participou de todas as cenas de ação, mostrando a mesma flexibilidade que tinha quando gravou o seriado de 1982!
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Uchu Keiji Gyaban Za Mubi:


E clique aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Denjiman, Jiraiya, Metalder, Shaider, Sharivan e Space Cop.
Até a próxima!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PHILIP ANDREW

O texano Philip Andrew é mais conhecido por ter interpretado o Ranger Lobo Lunar, na 10ª temporada de Power Rangers (2002).
Na área do terror, ele teve 1 único trabalho até hoje: o filme Jovens Amaldiçoados (2004).
Bom, clique no link abaixo pra ver mais informações sobre o Philip:


Até a próxima!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

PETER DINKLAGE

O nova-jerseyano Peter Dinklage talvez seja mais conhecido no Brasil pelo filme As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (2008).
E o único trabalho dele creditado como “horror” pelo IMDB foi Knights of Badassdom (2013).
Na verdade, esse é um filme de aventura. E tem, sim, várias pitadas de terror. Mas também de comédia.
Bom, clique no link abaixo pra ver mais informações sobre o Peter:












Até a próxima!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A FILHA DO SENADOR

título original: A Filha do Senador
ano de lançamento: 2004
país: Brasil
elenco principal: Lorena Aquino (creditada aqui como Viviane Rocha), Renato Werneck, Vinny Burgos
direção e roteiro: Richard de Castro

Um senador rico passa o tempo livre se aliviando em garotas de programa.
Quando a filha dele descobre, acha isso um absurdo e briga com ele.
Pra acalmar a filha, o senador chama o motorista dele e manda ele dar umas voltas de carro com a garota pra ela se distrair. Mas, durante o passeio, ela começa a demonstrar outros interesses pelo motorista...
De volta à mansão, a filha do senador decide ir com o motorista até o escritório do pai sem ninguém ver e ‘conhecer’ ele melhor.
Ouvindo um barulho estranho no escritório, o segurança da mansão vai até lá pra ver o que tá havendo... E entra na farra, é claro!

Bom, em termos de história, não há muito mais do que isso pra falar sobre A Filha do Senador.rs
Mas o filme não deixa de fazer certas críticas a muitas famílias ricas do Brasil. Principalmente as que são envolvidas com política, né?
Tá lá o senador que gasta dinheiro com sacanagem, a garota rica que trata os empregados como objetos sexuais... Tá bom. Sei que não é nenhuma novidade: várias novelas e outras produções já mostraram isso. Mas que as críticas tão lá, realmente tão.
E se você quiser ver o filme só por causa das cenas de sacanagem, tudo bem. Também dá.rs
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre A Filha do Senador:


Até a próxima!