segunda-feira, 27 de junho de 2016

LUA NEGRA

título original: Bad Moon
título brasileiro: Lua Negra
ano de lançamento: 1996
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Mariel Hemingway, Mason Gamble, Michael Paré
direção: Eric Red
roteiro: Wayne Smith (autor do texto original) e Eric Red

Em 1995, um repórter chamado Ted vai junto com a namorada fazer um trabalho numa floresta do Nepal. E quando entram na tenda deles pra transar, não percebem a presença de alguma coisa rondando a tenda e rosnando... Segundos depois, um feroz lobisomem faz a tenda em pedaços!
A mulher morre estraçalhada. Mas o Ted, apesar de ferido, consegue pegar a espingarda dele e estourar a cabeça do monstro com um tiro.
Sem consciência de nada disso, a irmã do Ted, chamada Janet, mora acompanhada só pelo filho Brett numa casa no meio de uma floresta do Canadá, guardada pelo pastor alemão Thor.
Um dia, o Ted entra em contato com a Janet. E como vai passar um tempo por ali, pede pra estacionar o trailer dele no jardim dela.
Não demora e carcaças humanas começam a aparecer na região, com marcas de unhas e dentes de algum animal forte e grande...
Só o comportamento do Thor mostra que tem algo estranho na área: ele olha pro Ted vendo ali uma fera selvagem que invadiu o território dele.

Produzido nos Estados Unidos e gravado no Canadá, Lua Negra foi inspirado no livro Thor (1994), do Wayne Smith.
Não é um filme que faz segredos pro público. Desde a 1ª cena você já vê que é uma história sobre lobisomens. E visto que o Ted foi ferido e sobreviveu ao ataque de um lobisomem, não é difícil entender que ele se tornou um (o que é confirmado explicitamente poucas cenas depois, com a aparição de carcaças despedaçadas nos lugares por onde ele passa).
Simplificando: Lua Negra trabalha com o mesmo tipo de suspense que O Castelo Maldito (1995). Ou seja, desde os primeiros minutos do filme, o público já tem todas as informações sobre a identidade do vilão e os motivos que levam ele a agir como age; mas os demais personagens da história não sabem nada de nada sobre isso e o público é mantido sob tensão exatamente por ver como eles ficam o tempo todo à mercê de um perigo instalado a poucos metros de distância deles, mas que eles nem tão percebendo.
Apesar da cena de violência crua na abertura do filme, o resto é basicamente parado.rs Mesmo quando o lobisomem mata alguém, pouca coisa é mostrada explicitamente.
Mas as cenas de suspense não deixam a gente se desinteressar pela história.
O lobisomem é bem feito. Mas com exceção da cara de lobo, ele lembra mais um urso de pelo cinzento.
Ele também não manifesta nenhum poder sobrenatural e se transforma em todas as noites, independente de qual seja a fase lunar.
Aliás, tem uma cena em que o Brett tá vendo O Lobisomem de Londres (1935) na televisão. E quando o Ted vê o lobisomem do filme se transformando só em noites de lua-cheia, ele ridiculariza aquilo, dizendo que não é daquele jeito que um lobisomem se transforma.
Assim, parece que Lua Negra trata a transformação em lobisomem mais como uma doença transmitida por mordidas, como fizeram em A Fera Deve Morrer (1974): o lobisomem é um mutante.
Assim como o livro pede, a maior parte de Lua Negra é contada sob o ponto de vista do Thor. E por isso mesmo, é claro que o simpático e heroico cachorrão acaba roubando a cena várias vezes.
O filme é simples, mas funciona.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Lua Negra:


E clique aí do lado em ‘aventura’ que você acha posts sobre A Fera Deve Morrer, O Castelo Maldito e O Lobisomem de Londres.
Até a próxima!

sábado, 25 de junho de 2016

BRUCE CAMPBELL

O michiganiano Bruce Campbell se tornou bem conhecido dos fãs de filmes de terror por causa do personagem Ash, que apareceu pela 1ª vez quando ele protagonizou o filme The Evil Dead (1981), que no Brasil foi lançado em VHS como A Morte do Demônio e é exibido na televisão como Uma Noite Alucinante.
Pouca gente sabe, mas ele também foi o produtor executivo do filme, além de cuidar da parte de maquiagem.
Em 1987, foi lançado um remake do filme: Uma Noite Alucinante 2. E embora traga de novo o Bruce interpretando o mesmo personagem, o resto do elenco é quase todo outro. E claro que o fim é diferente também.rs
Ele também foi o coprodutor.
E em 1992, foi lançada uma continuação do 2º filme: Uma Noite Alucinante 3, também protagonizado pelo Bruce e tendo ele como coprodutor.
No mesmo ano, ele apareceu em Perdidos no Tempo.
Embora muita gente pense que a estreia do Bruce no Cinema de Terror tá associada à série Uma Noite Alucinante, na verdade foi um pouco antes. E frequentemente, como já vimos, ele se envolvia nos filmes não só como ator, mas também como membro da ficha técnica.
Em 1977, ele trabalhou como ator e assistente de direção em It’s Murder!
No ano seguinte, o Bruce protagonizou o filme Sam Raimi Early Shorts e também o curta-metragem Within the Woods, do qual ele também foi o produtor executivo.
Em 1985, no filme Stryker’s War, ele foi ator, roteirista e sonoplasta.
Em 1988, o Bruce teve no filme O Exterminador.
Esse filme teve uma continuação: O Vingador (1990). E o Bruce foi visto ali também, interpretando o mesmo personagem.
Em 1988, ele também foi sonoplasta do filme The Carrier.
No ano seguinte, o Bruce apareceu como ator em 3 filmes de terror: Moontrap, Terror Fora de Horas e Vampirosos.
Também em 1989, ele teve no filme A Morte, como dublador e supervisor de áudio.
Em 1992, o Bruce protagonizou o filme Pesadelo Futuro e também teve no filme The Chiller Theatre Expo Video Vol. 1.
Em 1995, ele foi visto no filme A Demolidora e também em 1 capítulo do seriado de terror American Gothic.
Em 1999, o Bruce apareceu em Um Drink no Inferno 2: Texas Sangrento.
Em 2002, ele protagonizou o telefilme Ataque Alienígena, protagonizou a comédia de terror Bubba Ho-Tep, teve em 1 capítulo do seriado Jovens Bruxas e produziu Hatred of a Minute.
No ano seguinte, o Bruce foi visto no documentário The 100 Greatest Scary Moments.
Em 2004, ele apareceu no seriado The 100 Scariest Movie Moments.
No ano seguinte, o Bruce protagonizou o telefilme Alien Apocalypse e teve em Fangoria: Blood Drive II.
Em 2006, ele foi visto no filme A Floresta.
No ano seguinte, o Bruce protagonizou, dirigiu e produziu a comédia de terror Meu Nome é Bruce, que é uma espécie de versão infantil de Uma Noite Alucinante.
Em 2012, ele apareceu em 1 capítulo do seriado de terror Undead Noise.
No ano seguinte, foi lançado outro remake de Uma Noite Alucinante (A Morte do Demônio). E o Bruce foi o produtor.
Em 2015, foi lançado o seriado Ash VS Evil Dead, protagonizado por ele. E vamos lembrar que ele também foi o produtor executivo.
E tem um filme novo do Bruce pronto previsto pra ser lançado até o final do ano: Dark Ascension.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

segunda-feira, 20 de junho de 2016

METALBEAST

títulos original e brasileiro: Metalbeast
ano de lançamento: 1995
país: Estados Unidos
elenco principal: Barry Bostwick, Dean Scofield, Kim Delaney
direção: Alessandro de Gaetano
roteiro: Alessandro de Gaetano, Roger Steinmann e Timothy E. Sabo

Em 1974, um grupo de dissidentes do Exército dos Estados Unidos decidem criar um guerreiro mutante. E pretendem usar sangue de lobisomem como matéria-prima pra isso.
Conseguindo localizar um monstro dessa espécie numa região isolada da Hungria, um dos membros desse grupo, chamado Donald, mata a fera e consegue levar uma amostra de sangue dela pros Estados Unidos. Mas, impaciente pra obter resultados, ele injeta a amostra nele mesmo, se transformando num lobisomem e atacando alguns colegas.
Outro membro do grupo, chamado Miller, mata o Donald atirando nele com 3 balas de prata. Mas mantém o cadáver dele dentro de um tubo de formol, pretendendo usar ele em planos futuros, dessa vez em beneficio próprio...
Passados 20 anos, uma cientista chamada Anna tá trabalhando na criação de pele sintética, feita à base de metal, pra reconstruir partes do corpo de pessoas que foram seriamente feridas. E o patrocinador das experiências dela é ninguém menos que o Miller, que decide implantar a pele sintética em cadáveres pra, de acordo com ele, ver como a pele reage.
Claro que o cadáver que ele envia ao laboratório pra ser usado como cobaia é ninguém menos que o Donald (só que sem revelar nada a ninguém sobre o passado dele). Mas, depois que a Anna implanta a pele sintética nele, se surpreende ao ver que o homem ali tem 3 balas de prata entranhadas na carne. E decide remover...
Imediatamente depois, o Donald ressuscita. Mas, embora, a princípio, ele não consiga fazer nada além de se debater e gemer, todos veem que o organismo dele vai se reconstruindo a cada hora, ao mesmo tempo em que a pele sintética vai crescendo por todo o corpo dele.
E essa não é a pior parte: na noite seguinte, a Lua-Cheia aparece no Céu, transformando o Donald num lobisomem cibernético que não demora a se soltar e se tornar quase incontrolável, massacrando todos os humanos que encontra pela frente!
Agora como alguém pode deter essa criatura, se a pele sintética dela é metálica e imperfurável?

Bom, como vocês já viram pela sinopse acima, o monstro dessa história é ao mesmo tempo um cyborg, um mutante e uma assombração.rs Então, já posso começar indicando a filme tanto aos fãs de ficção científica quanto aos fãs de sobrenatural (e a 1ª cena tem até um clima meio gótico).
Aliás, as características da criatura são uma mistura disso: ele age como qualquer monstro mutante que se solta e se volta até contra o seu cientista criador, mas também tem algumas fraquezas de assombração, como fugir quando vê uma cruz.
Quanto à aparência dele, como eu já disse, é um lobisomem cibernético. Não tenho mais nada a acrescentar.rs
Aliás, curiosamente, ele nunca é chamado de “Metalbeast” em momento nenhum do filme.
Vale lembrar que quem tava por baixo da fantasia do monstro era o nosso velho conhecido Kane Hodder, dando vida a mais um dos vários personagens de terror da sua carreira.
Os demais personagens de Metalbeast são aqueles que a gente costuma ver como clichês mesmo em filmes de ficção científica: uma cientista boazinha que tem as experiências dela pervertidas por um militar mau caráter, um monte de conspiradores no Exército dos Estados Unidos que agem sem se preocupar com qualquer mal que venham a causar...
Outro clichê típico de filmes de monstros mutantes: o vilão responsável pela criação do monstro sempre é trucidado pelo próprio monstro (não antes de fazer mais algumas maldades ao longo do filme, é claro). Afinal, é isso que o público acha que ele merece, né?rsrs E isso a gente também vê aqui.
No resto, posso dizer que Metalbeast tem boas cenas de suspense, aventura regular e humor nenhum.
Não é nenhum clássico, mas cumpre as expectativas.
A última cena deixa uma porta aberta pra uma continuação. E informações não oficiais de alguns sites dizem que um roteiro chegou até a ser escrito (parece que ia se chamar Operation Metalbeast). Mas, se é que isso é verdade, parece que nunca saiu do papel.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Metalbeast:


Até a próxima!

sábado, 18 de junho de 2016

ANDRÉ GONÇALVES

O brasileiro André Gonçalves é mais lembrado pelas várias novelas de que já participou. Mas, em termos, as produções de terror são parte integrante da carreira dele.
Em 1991, ele apareceu na série de terror A Ilha das Bruxas.
No mesmo ano, o André conseguiu o 1º personagem de destaque dele: o Matosinho, da novela Vamp.
Por isso que eu disse que as produções de terror aparecem na carreira dele como parte integrante. Foram 2 personagens em histórias de terror logo na época em que ele começou.rs
E a produção cinematográfica mais recente do André, ainda em fase de produção, é um filme de terror: Hope Killers, dirigido pelo Thiago Moyses, que vai ter os vampiros como tema.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre Vamp.
Até a próxima!

segunda-feira, 13 de junho de 2016

MONSTER: A RESSURREIÇÃO DO MAL / O SENHOR DAS TREVAS

título original: Rawhead Rex
títulos brasileiros: Monster: A Ressurreição do Mal / O Senhor das Trevas
ano de lançamento: 1986
países: Estados Unidos / Inglaterra / Irlanda
elenco principal: David Dukes, Heinrich von Schellendorf, Kelly Piper
direção: George Pavlou
roteiro: Clive Barker

Um dia, um fazendeiro decide remover um antiquíssimo obelisco de pedra do quintal dele, já que aquilo atrapalha as plantações dele. Mas, quando faz isso, ele acidentalmente liberta uma monstruosa criatura que era mantida presa sob o obelisco.
Enquanto isso, um escritor chamado Howard tá visitando as igrejas da região, já que pretende escrever um livro sobre o assunto. E ao olhar pra um vitral de uma dessas igrejas, ele vê ali o desenho de uma misteriosa figura encapuzada derrotando um monstro a aprisionando ele sob a terra...
Mais tarde, passeando pela floresta vizinha, o Howard vê o monstro no alto de um barranco e olhando de frente pra ele! Mas desaparecendo de vista logo depois.
Ele reconhece o monstro como a mesma criatura que aparece no vitral da igreja. E depois que ouve falar em várias pessoas massacradas de forma misteriosa na região nas últimas horas, com pistas que dão a entender que foi uma criatura grande e forte que fez aquilo, ele decide procurar a polícia.
Mas ninguém vai acreditar nele... Pelo menos não antes que a situação piore. E muito!

Toda a história que vemos acima começa com o conto Cabeça Descarnada (1986), lançado pelo inglês Clive Barker como parte de sua coleção Livros de Sangue.
Reescrevendo a história em formato de roteiro cinematográfico, ele confiou a obra ao George Pavlou, que dirigiu o parangolé indicado nesse post.
Acontece que, de acordo com o Clive, quando o filme entrou em fase de produção, todo mundo simplesmente esqueceu que o autor existia. E o diretor mudou quase completamente a história, procurando se focar mais nas cenas de destruição causada pelo monstro e deixando o contesto da história quase de lado.
Rawhead Rex, que foi lançado no Brasil em VHS com o esdrúxulo nome de Monster: A Ressurreição do Mal e é exibido na televisão com o nome de O Senhor das Trevas foi uma produção de baixo custo (apesar de ter produtores de 3 países envolvidos). E a gente vê isso principalmente pela fantasia boba do monstro. Ele parece simplesmente um punk com uma carranca do Rio São Francisco no lugar da cabeça (até porque a bocarra escancarada e os olhos arregalados dele são quase 100% imóveis).
No final das contas, ele ficou parecendo um monstro de programa infantil. Eu não me surpreenderia em ver ele no Cruzador Imperial Mess junto dos outros mutantes criados pelo Dr. Kéflen, de Comando Estelar Flashman (1986).rs
Mas, apesar de tudo, o monstro funciona dentro da história. É aquela criatura que até assusta na 1ª cena em que você vê, mas depois perde a graça.
Outro problema foi o excesso de situações contraditórias ou deixadas sem explicação (muita coisa é insinuada e o assunto é abandonado depois, sem se desenvolver), sem dúvida nenhuma como efeito da pouca dedicação que o diretor deu à história.
Os efeitos especiais, pelo menos pros padrões da época, cumprem o que se espera.
Curiosamente, o filme indiano Shaitani Ilaaka, lançado 4 anos depois, ficou bem parecido com esse aqui (principalmente a 2ª metade dele), tanto no tema quanto no desenvolvimento e conclusão da história. Então, acho que O Senhor das Trevas deve ter chamado a atenção na Índia.rs
Comédia? Não. Tentaram contar aqui uma história séria e até bastante trágica.
Aventura? Sim. Mas nada que cause uma super empolgação.
Suspense? Até que tem algumas cenas legais de suspense, sim. E até poderia ter mais se o monstro tivesse a presença dele mais insinuada do que mostrada explicitamente. Mas o diretor fez questão absoluta de mostrar a criatura com todos os detalhes e com todos os closes de câmera em todas as cenas em que ela aparece (e só dá pra fazer isso sem pagar mico quando você tem um monstro suuuuuper bem feito, né?).
Bom, O Senhor das Trevas é aquele filme de terror que a gente pode indicar a quem gosta do tema ‘monstro rondando uma pequena cidade florestal e matando e comendo os humanos que ele encontra pela frente’. Mas vale lembrar que nem todos ele come: alguns ele só hipnotiza pra usar como capachos.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ que você acha posts sobre Flashman e Shaitani Ilaaka.
Até a próxima!

sexta-feira, 10 de junho de 2016

SEANN WILLIAM SCOTT

O minnesotano Seann William Scott talvez seja mais lembrado pela participação dele na série cinematográfica American Pie, lançada em 1999. E ele é mesmo um ator basicamente de comédias, o que talvez explique as raríssimas participações dele em produções de terror.
No ano 2000, ele apareceu em Premonição, que teve até hoje 4 continuações (2003, 2006, 2009 e 2011) até agora e tá pra ganhar mais 2, que tão previstas pra encerrar a série.
Só não esperem ver o Seann nas continuações porque o personagem dele é uma das primeiras vítimas da morte logo no 1º filme.
Em 2001, ele foi visto na comédia de terror light Evolução.
Bom, a meu ver, esse último é mais uma comédia de ficção científica. Mas, como tem lá uns monstros e tal, acho que alguns sites classificaram como “terror light” por causa disso.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o Seann:


Até a próxima!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

SEAN CW JOHNSON

O floridiano Sean Cw Johnson é mais conhecido no Brasil por ter interpretado o ranger vermelho da 8ª temporada de Power Rangers (2000). E realmente é difícil se lembrar dele por outros trabalhos, visto que, como a carreira dele teve algumas idas e vindas, não foram tantos assim os trabalhos dele até hoje.
O único filme propriamente de terror de que ele participou foi O Olho que Tudo Vê (2002).
E no mesmo ano, o Sean apareceu em 1 capítulo do seriado Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira.
Bom, clique no link abaixo pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

21 HUMP STREET

título original: 21 Hump Street
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2012
país: Estados Unidos
elenco principal: Jason Goodman, Kris Jamieson, Riley Price
direção e roteiro: Chris Steele

Uma nova droga chamada HFS (ou horny fucking shit) acaba de chegar ao mercado. Mas ela produz um efeito completamente diferente das outras: quem prova a HFS entra numa compulsão por sexo até o efeito da droga passar.
Assim, 2 policiais novatos chamados Jenko e Schmidt são escalados pra investigar o tráfico da HFS, descobrir quem é o chefe desse tráfico e prender ele.
O 1º passo pra isso é eles irem até a casa 21 da Rua Hump (onde funciona um serviço secreto da polícia), se disfarçarem e irem à escola onde a droga tem sido distribuída.

Bom, pelo nome e pela sinopse acima, já deu pra perceber que 21 Hump Street é uma paródia pornô de Anjos da Lei (2012), que tem como título original 21 Jump Street, né?
Só tenho a acrescentar que o filme tem várias cenas de humor durante o seu desenrolar.
21 Hump Street não foi lançado comercialmente no Brasil, mas não é difícil ser encontrado aí nos ‘tubes’ da vida.rs
E como eu costumo dizer: se você gosta desse tipo de filme, procure e veja; se não gosta, ignore.
Clique aqui pra ver mais informações sobre 21 Hump Street:


Até a próxima!

sábado, 4 de junho de 2016

ROBERT DE NIRO

Considerado um dos grandes astros setentões de Hollywood, o nova-iorquino Robert De Niro tem principalmente dramas e comédias no currículo dele. Mas as produções de terror não chegam a ser tão raras assim na carreira dele.
Em 1987, ele apareceu em Coração Satânico.
Em 1991, o Robert foi visto em Cabo do Medo, do qual ele também foi produtor... Esse filme é mais de suspense, mas alguns sites classificam ele como sendo de terror.
Em 1994, ele teve em Frankenstein de Mary Shelley, interpretando o próprio monstro. E ele foi também um dos produtores desse filme.
Em 2004, o Robert apareceu em O Enviado.
No ano seguinte, ele protagonizou O Amigo Oculto.
E em 2006, o Robert foi visto em 1 capítulo do seriado 100 Years of Horror.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!