segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A CASA DA ÁRVORE DOS HORRORES / A CASA DOS HORRORES

título original: Treehouse of Horror
títulos brasileiros: A Casa da Árvore dos Horrores / A Casa dos Horrores
ano de lançamento: 1990
país: Estados Unidos
produção: Fox Broadcasting Company

Resultante de alguns desenhos animados de curta-metragem produzidos em 1987, o seriado Os Simpsons estreou em 1989.
E em Outubro do ano seguinte, o seriado teve um especial de Halloween intitulado A Casa da Árvore dos Horrores (recebeu esse nome porque mostra o Bart, a Lisa e a Meg na casa da árvore deles contando histórias de terror).
A ideia foi bem recebida pelo público, resultando no lançamento de novos especiais do mesmo tipo em todos os anos seguintes.
Entretanto, embora a intenção inicial fosse apenas criar capítulos especiais pros Simpsons, a quantidade de capítulos desse tipo que foram se aglomerando acabaram resultando num seriado independente, sem nenhuma conexão com a cronologia do seriado dos Simpsons, mas usando personagens dos Simpsons, que aqui são tratados de forma 100% independente do outro seriado. Por exemplo: frequentemente tem personagens que morrem aqui e continuam vivos nos Simpsons.
No Brasil, alguns capítulos do seriado foram lançados na televisão com o título de A Casa da Árvore dos Horrores e outros com o título de A Casa dos Horrores.
O seriado basicamente satiriza produções de terror e de ficção científica das mais variadas épocas e temáticas, lançando em cada capítulo 3 histórias, cada uma com em média 6 minutos de duração. Mas sempre com um humor cáustico e um ar de deboche.
A Casa da Árvore dos Horrores já teve 27 capítulos e continua em desenvolvimento até hoje. Mas mantendo a tradição de só ter 1 capítulo novo lançado a cada ano.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


Até a próxima!

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

STEFANO DIONISI

O italiano Stefano Dionisi é mais conhecido por ter protagonizado o clássico Farinelli (1994). E são realmente os dramas que aparecem com mais frequência no currículo dele até hoje.
Mas as produções de terror também aparecem ali, embora numa quantidade um tanto discreta.
Em 1996, o Stefano teve no filme L’Arcano Incantatore.
Em 2001, ele foi visto no filme Insônia.
E em 2009, o Stefano apareceu no telefilme Mal’Aria.
Bom, clique no link abaixo pra ver mais informações sobre o ator:








Até a próxima!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

A TURMA DA PESADA

título original: Beverly Hills Teens
título brasileiro: A Turma da Pesada
ano de lançamento: 1987
países: Canadá / Estados Unidos
produção: DIC Entertainment

Entre os desenhos animados voltados pra adolescentes dos anos 80, talvez o que tenha se saído melhor tenha sido A Turma da Pesada.
Curiosamente, a história não apela em quase nada pra fantasia. Não tem nada aqui de heróis com superpoderes combatendo extraterrestres, mutantes, seres sobrenaturais e outros tipos de monstros.
Nem o Pierce e a Bianca, que são os vilões do seriado, cometem atos diabólicos de extrema perversidade, querendo matar os heróis e adjacências. Eles não são pessoas confiáveis, é claro. Atrapalham, incomodam e irritam os heróis. Mas são muito mais chatos do que propriamente maus. E não é raro ver eles numa boa andando junto com os personagens do bem (às vezes, até ajudando!).
E por falar no pessoal do bem, como era de se esperar, os 2 protagonistas são o garoto mais bonzinho e a garota mais boazinha da turma, chamados Troy e Larke.
E excetuando-se a riqueza, eles passam por situações iguais às de qualquer adolescente comum dos Estados Unidos nos anos 80.
A única coisa fantasiosa que a história apresenta é a tecnologia de ultimíssima geração usada pelos personagens. Mas, como eles são adolescentes milionários de Beverly Hills, o que é que vocês esperavam que eles tivessem em casa? Fogão a lenha?rs
Aventura? Sim.
Comédia? Sim.
Sexo? Não.rs Apesar do público-alvo serem os adolescentes, tinha muita criança que via, né?
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre A Turma da Pesada:


Até a próxima!

sábado, 22 de outubro de 2016

A SÍNDROME DE CHUCK CUNNINGHAM

Em 1974, o seriado Happy Days estreou na TV dos Estados Unidos.
Na 2ª temporada do seriado, um dos personagens fixos, chamado Chuck Cunningham, simplesmente some de um capítulo pro outro, sem que ninguém explique o motivo do desaparecimento dele.
O fato foi considerado tão bizarro e surpreendeu tanto o público que, com base nisso, foi criada a expressão Síndrome de Chuck Cunningham, pra definir o sumiço sem explicação de personagens fixos de uma produção televisiva ou cinematográfica.
Quando isso acontece, geralmente é em seriados, séries ou novelas. Mas também pode acontecer, com menos frequência, em filmes. Principalmente quando o filme tem alguma continuação.
Bom, vamos ver uma lista dos personagens das produções que eu mencionei aqui até hoje e que passaram por essa síndrome.
Vou botar junto os links correspondentes à produção em questão e, quando possível, vou fazer um comentário sobre o sumiço dos personagens.

Algumas personagens de Spectreman (1971).
O Grupo Anti-Poluição tinha sempre 1 único membro feminino de cada vez. Mas, por motivos desconhecidos, a atriz que interpretava esse papel era trocada frequentemente. E aí tinham que dizer que era outra integrante que tinha chegado, né? Só que ninguém explicava que fim tinham levado as antigas integrantes que saiam do grupo. Será que algum monstro do Dr. Gori comia elas?rs


BILLY, JAMIE, PAUL e SNOOP da Vingança de Cropsy (1981).
Em 1976, na Colônia de Férias de Blackfoot, esses 4 garotos e mais 1 chamado Todd incendiaram acidentalmente o zelador da colônia de férias, chamado Cropsy, quando tentaram dar um susto nele.
Depois de passar 5 anos internado num hospital pra se tratar das queimaduras e mutilações que sofreu, o Cropsy vai atrás do Todd pra se vingar...
Até aí, tudo bem. Mas por que ele foi atrás SÓ do Todd? Por acaso o Billy, o Jamie, o Paul e o Snoop não tiveram a mesma culpa?
Aliás, quem teve a ideia de fazer a brincadeira que incendiou o Cropsy foi o Paul. Tecnicamente, ELE é que era o responsável principal pela tragédia, né? O Todd foi só um dos secundários aí no caso.
Mas nem o Paul nem o Billy nem o Jamie nem o Snoop voltam a aparecer depois da cena em que eles tacam fogo no Crospy. Ninguém explica que fim os 4 levaram.


CAQUINHO, EDILEUZA, LUCINETE e RIBAMAR de Sai de Baixo (1996).
Todos esses personagens sumiram porque os seus respectivos intérpretes tiveram problemas: a Claudia Jimenez (Edileuza) e o Tom Cavalcanti (Ribamar) deixaram o seriado porque se desentenderam com os diretores, o Lucas Hornos (Caquinho) saiu por problemas familiares e a Ilana Kaplan (Lucinete) saiu depois de pouquíssimos capítulos porque a personagem dela foi extremamente rejeitada pelo público.


CHRIS de Nasce um Monstro (1974).
Em 1963, o Casal Davies teve um filho sem nenhuma característica física que pudesse ser considerada anormal, chamado Chris.
Entretanto, em 1974, nasceu pra eles um filho monstruoso e anormalmente forte que, apesar de não passar de um recém-nascido, matava todas as pessoas que encontrava pelo caminho...
OK. Só que, na continuação que o filme teve em 1978, contaram que fim levaram os pais da criatura. Mas não foi feita nenhuma menção ao Chris. Terminado o 1º filme, o filho ‘normal’ do Casal Davies desaparece.

http://bussoladoterror.blogspot.com.br/2012/03/nasce-um-monstro.html

CHRIS e JESSIE de Pânico na Floresta (2003).
O casal de protagonistas do 1º filme da série não volta a aparecer nem é mencionado nas continuações que a história teve.
Ou seja, depois de todas as situações bizarras e grotescas pelas quais eles passaram naquela floresta eles nem sequer se deram ao trabalho de ir à polícia fazer um B.O.! É o que eu esperaria dos personagens, pelo menos pra não deixar os assassinatos dos amigos deles em vão, já que eles foram os únicos sobreviventes do grupo em que eles tavam, né?


DAIGORO de Spielvan (1986).
Com exceção do Jaspion, todo metal hero tem um cara meio atrapalhado que anda junto com ele, sendo o responsável por algumas cenas de humor do seriado. E no caso do Spielvan, o personagem que desempenhava tal função na história era o Daigoro.
Mas, curiosamente, o personagem some do seriado sem explicação nenhuma a partir do capítulo 19, apesar de ter sido presença constante na história até ali.


DANA de Poltergeist (1982).
Bom, nas continuações que esse filme teve, a personagem teve que sofrer a Síndrome de Chuck Cunningham provavelmente por motivos jurídicos mesmo, já que a atriz Dominique Dunne, que interpretava a Dana, foi assassinada.
Assim, os responsáveis pelo filme acharam melhor continuar a história dali pra frente ignorando a personagem, como se ela nunca tivesse existido.
Expor a imagem da atriz ali talvez pudesse causar algum problema com os tribunais.


EGON, PETER e RAY de This Ain’t Ghostbusters XXX (2011).
Esse aqui eu acho que supera todos os outros: nada menos que os 3 protagonistas da história somem sem explicação nenhuma lá pelos últimos 20 minutos do filme!


FUFUCHU e MUKIMUKIMAN de Metalder, o Homem-Máquina (1987).
É difícil definir o que esses 2 vilões eram. Mas vamos dizer que eram 2 lutadores de sumô estilizados.
Bom, o Fufuchu e o Mukimukiman aparecem regularmente nos 8 primeiros capítulos de Metalder. E aí, de uma cena pra outra, eles simplesmente não voltam mais a aparecer e ninguém menciona eles a partir daí.
E uma coisa curiosa é que, quando o seriado já tá no final, aparecem algumas cenas de flashback do início, quando alguns personagens se lembram de uma coisa ou outra do início da história. E nessas cenas esses vilões aparecem. Então, também não fizeram questão de esconder que eles já tiveram lá no início e depois sumiram.


MIDORI de Gigantes Guerreiros Goggle Five (1982).
Na verdade, a personagem tinha pouca importância no seriado. Mas não deixava de ser uma personagem fixa (falava pouco, agia pouco, mas tava presente no recinto na 1ª metade do seriado).
A Midori era uma das assistentes dos heróis principais da história. E ela ficava orientando as crianças que manipulavam os computadores na base dos heróis.
Sumiu sem explicação depois do capítulo 22.


QUOPEG de Mercenários das Galáxias (1980).
Embora esse filme nem tenha tido uma continuação, o sumiço do personagem é perceptível: ele é o guarda-costas do Cayman e anda sempre junto com ele em todas as cenas em que ele aparece, mas deixa de ser visto de uma cena pra outra na 3ª parte do filme.
O motivo do desaparecimento do personagem nunca foi explicado.


SMITH de Jiraiya, o Incrível Ninja (1988).
Esse cientista que ajudou o herói principal do seriado em momentos críticos, dando a ele uma armadura fortificada e um super carro cheio de armas, simplesmente sai de cena no capítulo 23.
Tudo bem que o Smith não chegava a ser um personagem tãããããããããão frequente assim no seriado. Ele só apareceu em capítulos específicos. Mas podiam pelo menos dizer pra onde ele foi, né?


TANYA do Inominável 2 (1992).
No filme anterior, ela era uma das personagens principais. Mas aqui, ela só aparece de longe, na 1ª cena do filme, sendo colocada em estado de choque numa ambulância e... Não se fala mais nela depois disso!
Isso sem contar que ela termina o filme anterior andando pra longe do lugar onde aqui ela foi colocada na ambulância. E certamente não tava em estado de choque antes.


TIAMAT da Caverna do Dragão (1983).
Embora a própria abertura do seriado dê a entender que ela vai ser uma personagem fixa da história e vai lutar tanto contra os heróis quanto contra o Vingador, a Tiamat some do mapa e não volta a ser mencionada a partir do capítulo 20 do seriado, quando os garotos vão ao Cemitério dos Dragões pedir a ajuda dela pra matar o Vingador.
Aliás, o desenvolvimento da personagem ao longo do seriado foi bem pobre: ela só aparece pessoalmente em 4 capítulos, embora seja mencionada em outros.


TODOS os personagens sobreviventes de Denshi Sentai Denjiman (1980) com exceção da Rainha Hedorian.
Embora Taiyo Sentai San Barukan (1981) seja a continuação de Denjiman, a única personagem que aparece nos 2 seriados é a Hedorian. E no 2º seriado nunca se explica o que aconteceu com os personagens do 1º.


TODOS os personagens sobreviventes de Sexta-Feira 13 (1980) e suas continuações com exceção do próprio Jason Voorhees.
Essa provavelmente foi a série cinematográfica de terror com a maior quantidade de personagens que sofreram a Síndrome de Chuck Cunningham.
Nem é preciso dizer que a maioria dos personagens que aparecem nesses filmes são mortos pelo Jason ou pelos assassinos eventuais que aparecem de vez em quando... Mas e os sobreviventes?
Aí é que tá: essa minoria de personagens que não morrem em algum filme raramente voltam a aparecer ou mesmo a ser mencionados em filmes seguintes.
Até o Tommy Jarvis, que foi o herói que apareceu mais ao longo da série, dando a entender que seria um personagem fixo dali pra frente, aparece pela última vez no 6º filme e depois... Ué! Cadê ele???


Vários personagens de He-Man e Os Defensores do Universo (1983) quando o seriado foi convertido em She-Ra (1985).
Bom, aqui temos um caso meio à parte: em 1983 e 1984 era contada a história de um seriado que se passava num planeta e, em 1985, a mesma história continuou em outro seriado que se passava em outro planeta.
Nessa mudança, vários personagens vistos com frequência em 1983 e 1984 (como a Maligna) simplesmente sumiram sem explicação, enquanto outros (como o próprio He-Man) continuaram aparecendo em 1985, ainda que com menos frequência.


Vários personagens da Ilha dos Cães (1982).
Em 1946, a milionária Ida Parsons foi estuprada durante uma festa numa ilha e matou o estuprador logo depois.
Aí corta. A história passa pra 1982. E só é explicado o que aconteceu com a Ida nesse meio tempo.
O casarão onde a festa tava rolando em 1946 tava cheio de gente. Algumas dessas pessoas pareciam fazer parte da Família Parsons. Mas o que houve com todos eles? Quando a casa é encontrada em 1982 por um grupo de náufragos tem várias fotos de algumas dessas pessoas lá, mas nunca se explica (nem se insinua) o que aconteceu com ninguém.


Vários personagens de Incesto (2000).
Contando com o 1º filme, essa série teve 9 capítulos, sendo que o 2º, o 3º e o 4º pretendem (ou pelo menos EU ACHO que pretendem) continuar a história do 1º. Só que os personagens do 1º filme vão sumindo sem explicação conforme a história vai avançando.
O mais engraçado é que, quando a história já tá lá na frente, o Jorge, que é o protagonista, começa a se lembrar da família que ele tinha no 1º filme. E aí aparecem cenas de flashback do 1º filme mostrando isso. Mas agora ele tá casado com outra mulher e dizendo que criou a filha dessa outra mulher desde que ela era criança, sendo que a história desse filme parece se passar no máximo uns poucos anos depois da história do 1º?!
Eu hein!


ZUMBI INDIGENTE de Le Notti Erotiche dei Morti Viventi (1981).
Tudo bem que é um personagem secundário, que nem faz parte do tema principal da história. Mas a participação dele no filme é tão sem pé nem cabeça que acaba chamando a atenção.
Se trata de um homem não identificado que, no início do filme, aparece flutuando no Mar e, aparentemente, terminando de morrer ao lado de um barco ancorado.
O Larry, que é o dono do barco, puxa ele pra cima com uma âncora... Isso aí: o ‘herói’ vê uma pessoa se afogando e joga uma âncora na pessoa pra tirar ela da água!
Bom, o indigente é levado embora de ambulância, mas constatam que ele tá morto. E levam o corpo pro hospital pra ser examinado por um legista. Mas pouco depois, vemos que na verdade ele é um zumbi. E mata o legista com uma mordida no pescoço, antes de sair andando pra fora da sala... e nunca mais voltar a ser visto nem mencionado!


Até a próxima!

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

SRDJAN TODOROVIC

Embora o iugoslavo Srdjan Todorovic (creditado algumas vezes também como Zika Todorovic) já tivesse desde os anos 60 uma carreira consolidada como ator, ele se tornou realmente famoso no Mundo inteiro por causa de uma produção de terror: o filme Terror Sem Limites (2010).
Essa foi uma das produções cinematográficas mais polêmicas dos últimos 10 anos. Chegou a ser proibida no Brasil em Julho de 2011, só sendo liberada definitivamente 1 ano depois, em Julho de 2012.
Assim como tinha acontecido com Antropophagus (1980), Terror Sem Limites foi muito degradado pelas fofocas e informações desencontradas, mencionando cenas e situações que nem existem no filme.
Foi chamado de “filme de terror pornô”, “filme de terror pra pedófilos”, “filme de terror que incentiva corrupção sexual de menores”... E daí pra baixo. E toda essa polêmica começou exatamente por causa da proibição que o filme sofreu, que muita gente nem entendeu e aí saiu afirmando que o filme tinha sido proibido por ser tudo isso (e mais um pouco) dessas definições aí em cima.
Bom, esclarecendo: Terror Sem Limites não é um filme pornô, porque não tem nenhuma cena real de sexo, e menos ainda incentiva a corrupção de menores, já que nenhum dos heróis da história defende essa prática como certa ou como algo que se deve fazer.
O filme recebeu essa censura no Brasil porque ele tem 2 cenas de estupro de crianças. Mas evidentemente o que é mostrado ali não são estupros de verdade e também não foram usadas crianças pra fazer essas cenas, mas sim bonecos.
Essas situações são criadas pelo vilão principal da história, que é um psicopata decidido a gravar um filme de sadismo extremo, mostrando cenas reais (dentro do universo do filme) de torturas, estupros e assassinatos bizarros relacionados a sexo.
Numa dessas, ele consegue drogar o personagem do Srdjan e fazer ele transar com uma figura indistinta, envolta em panos. Até que, quando ele volta a si, ele vê que a tal figura é o filho dele de 6 anos.
Ao perceber isso, ele tem um ataque de fúria e massacra todos os responsáveis pelo filme.
Assim sendo, qual foi o incentivo que teve aí à corrupção de menores? Eu não vi nenhum. Pelo contrário: a gente vê até uma certa apologia ao amor paterno, com o pai virando uma fera que estraçalha a unhas e dentes os responsáveis por ele ter estuprado o filho inconscientemente.
Obviamente, eu não tô dizendo que Terror Sem Limites é um filme ‘bonitinho’, que pode passar na Sessão da Tarde. É evidente que é um filme com cenas mais fortes do que o comum, tem várias situações que vão ser consideradas de mau gosto, não é pra ser assistido por pessoas mais impressionáveis... Mas não tem sentido dizer que é um filme pornô nem que é um filme que incentiva sexo com crianças.
E claro: é considerado um filme de terror por causa da multidão de cenas splatter vistas aqui.
Outras produções de terror de que o Srdjan participou foram Vec Vidjeno (1987), Flert (2005) e Sektor (2008).
E no ano que vem ele vai aparecer em outro filme de terror que tá sendo gravado agora, chamado Apsurdni Eksperiment.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Srdjan:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Antropophagus.
Até a próxima!

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

DEUS

título original: Deus
ano de lançamento: 2013
país: Brasil
elenco: Clarice Falcão e Rafael Infante
direção: Ian SBF
roteiro: Fábio Porchat

Uma mulher chamada Judith aparece de repente no meio de um grande espaço em branco, onde ela vê uma figura vestida com roupas típicas de povos florestais, que explica que ela morreu.
Ela pergunta quem é a figura, que responde que é Deus.
Ele explica que cada civilização acredita numa coisa diferente sobre o Divino. Alguma dessas civilizações tinha que estar certa em relação a essa crença. E a que estava certa eram os habitantes de uma tribo da Polinésia.
Deus explica que, como a Judith não seguiu à risca os dogmas que ele determinou pra tribo da Polinésia, ela está condenada a arder no infinito pelo resto da eternidade.
Ela se defende, perguntando como ela poderia saber que SÓ AQUELE era o deus certo. E Deus responde que ela não ia saber, mas estava condenada assim mesmo.
Deus deixa claro que no Céu só tem polinésios.
A Judith reclama pelo fato do caminho apresentado por Deus como o ÚNICO caminho verdadeiro não ser conhecido por quase ninguém. Mas ele responde que tem certeza de que um dia a palavra dele vai chegar a todos. Até lá, quem ainda não tiver ouvido a palavra dele que se foda.

Deus é um dos curtas-metragens do grupo Porta dos Fundos. E qualquer semelhança que a gente veja entre o deus mostrado aqui e o deus apresentado por certos grupos pentecostais e neopentecostais do Brasil (principalmente entre os de classes sociais mais baixas) não parece ser mera coincidência.
Pois é: são aqueles grupos que repetem compulsivamente que a tal da “salvação” só é possível através da igreja DELES e da interpretação que o pastor DELES faz da Bíblia, convictos de que o deus DELES só pode ser encontrado na igreja DELES.
Em outras palavras, você pode ser uma pessoa altruísta, honesta, justa, pacifista, responsável, solidária, trabalhadora, amorosa com todo mundo... Aos olhos dos grupos mencionados acima, nada disso tem valor nenhum. Se você não adorar o deus DELES, você pode ter todas essas características positivas e mais todas as outras que você vai pro Inferno assim mesmo.
Os mesmos grupos alegam que já têm uma passagem garantida pro Céu. Afinal, de acordo com eles, no Céu do deus DELES só tem quem é da igreja DELES.
Os mais tolerantes até concordam que quem não é da igreja DELES mas frequenta alguma igreja que segue o mesmo estilo que aquela ainda pode ir pro Céu. Mas o resto da Humanidade já está condenada ao Inferno desde agora.
Se alguém morreu sem ter conhecido a palavra do deus DELES, problema desse alguém. A ética do deus DELES é exatamente essa: ele cria leis que não podem ser mudadas, permite que milhões de pessoas morram ao longo dos milênios sem nunca nem terem ouvido falar nessas leis e manda todas essas pessoas pro Inferno pelo resto da eternidade só porque nunca ouviram falar nessas leis.
É um deus movido a sadismo!
Então, o filme é uma sátira sobre isso. E eu achei fantáááááááááástica!!!
Eu não sou cristão. Mas quero deixar claro que aqui não vai nenhuma crítica da minha parte contra o Protestantismo sério. Até porque eu nunca vi um luterano, um presbiteriano ou um anglicano, por exemplo, me abordando na rua pra me falar de um deus fútil, cruel e sádico. Menos ainda pra me dizer que eu tenho o dever e a obrigação de me converter à igreja A, à igreja B ou à igreja C e que só ali é que eu vou encontrar o deus verdadeiro.
Protestantes históricos, em sua maioria, conhecem o velho princípio de que respeito se conquista com respeito, né?
Certos homens histéricos que andam com ternos abotoados até o queixo e carregam 24 horas por dia uma bíblia na mão e certas mulheres histéricas que usam cabelos de 3 metros e saiões arrastando no chão e também carregam 24 horas por dia uma bíblia na mão fariam bem em aprender esse princípio, né? Mas não adianta tentar ensinar princípios básicos de civilização a quem fala frases do tipo “O PASTÔ DA MINHA INGREIJA É UMA BENÇA!!!”.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

sábado, 15 de outubro de 2016

CARLOS TAKESHI

O brasileiro Carlos Takeshi é mais conhecido no Brasil pelas novelas de que já participou.
Na área do terror, a única experiência que ele teve até hoje foi em Reykjavik Whale Watching Massacre (2009).
Parece que esse filme, gravado na Islândia, pretendia ser a versão escandinava do Massacre da Serra Elétrica (1974), só que se passando no Mar.
Vamos explicar explicitamente a historinha: um grupo de turistas de países diferentes pegam um navio num cais da Islândia pra observar orcas e baleias em geral, acabam se perdendo (já que o capitão é acidentalmente morto por um dos turistas) e em consequência acabam esbarrando com o navio de uma família de loucos canibais que querem comer todo mundo ali (no mal sentido!).
É. Realmente o roteiro de Reykjavik Whale Watching Massacre parece ter sido inspirado no roteiro do Massacre da Serra Elétrica, né? Só que com uma história bem menos consistente.
Aliás, a gente nem entende direito quem é ‘do bem’ e quem é ‘do mal’ no filme, várias situações ficam sem explicação e o final é muito (na verdade muitíssimo) sem lógica.
Pra quem quiser ver, acho que só vale como curiosidade por ser um filme islandês.
Pra encerrar, vale a pena lembrar que o Carlos já trabalhou como dublador e foi ele que deu voz ao Change Griphon de Esquadrão Relâmpago Changeman e ao personagem-título do Fantástico Jaspion (ambos de 1985).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Carlos:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre Changeman e Jaspion.
Até a próxima!

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ÀS VEZES ELES VOLTAM

título original: Sometimes They Come Back
título brasileiro: Às Vezes Eles Voltam
ano de lançamento: 1991
país: Estados Unidos
elenco principal: Chris Demetral, Robert Rusler, Tim Matheson
direção: Tom McLoughlin
roteiro: Stephen King (autor do texto original), Lawrence Konner e Mark Rosenthal

Em 1963, 2 meninos chamados Jim e Wayne moravam numa cidade do interior. Eles eram irmãos e, num dia em que tavam passeando, passaram por um túnel que fazia parte de uma linha de trem.
De repente, foram cercados por 4 greasers (adolescentes brigões dos anos 50, tipo James Dean). E esses começaram a bater nos garotos, até que o Wayne se defende e acaba sendo morto por um dos bandidos com uma facada.
Nesse momento, o trem aparece indo na direção deles. E embora o Jim e um dos greasers consigam fugir correndo, os outros 3 acabam sendo atropelados pelo trem e morrem.
Depois dessa tragédia, o Jim e a família dele vão embora da cidade. Mas, passados 27 anos, ele é obrigado a voltar, já que consegue um emprego como professor lá.
Só que, pro grande espanto dele, a cada novo dia de aula, um dos 3 greasers mortos no passado reaparece na escola, se apresentando como um novo aluno dele!
A princípio, o Jim acha que são só pessoas parecidas, já que, mesmo que eles tivessem sobrevivido, não poderiam manter a mesma aparência que tinham há 27 anos atrás. Mas logo percebe a aterrorizante verdade: aqueles são mesmo os 3 bandidos que mataram o irmão dele e morreram atropelados pelo trem! E agora voltaram pra fazer algo terrível contra ele!

Inspirado no conto Sometimes They Come Back (1974), do Stephen King, esse telefilme consegue contar uma história com início, meio e fim. E tem até um final feliz (dentro do possível, é claro).
Aliás, o final do filme é uma cópia escancarada do final de Ghost (1990), que era um dos filmes mais populares da época.
Bom, sobre a ressurreição dos greasers, pouca explicação é dada. Mas o pouco que é dito até que basta...
Um personagem conta que, quando alguém morre, antes de ir pro Céu ou pro Inferno, primeiro passa por uma dimensão intermediária. Mas se os espíritos que tão lá deixaram algum assunto inacabado na Terra, embora ninguém saiba explicar exatamente o motivo pra isso, às vezes eles voltam.
Suspense? Não. Os vilões aqui atacam de uma forma mais direta e sem fazer muito suspense. Aliás, eles sempre se manifestam com aquela histeria típica de ‘adolescentes do mal’.
Comédia? Também não. Tentaram contar aqui uma história mais séria e até mais voltada pra quem gosta de personagens com um caráter mais ‘humano’, no que diz respeito à família do Jim.
Pra encerrar, vamos lembrar que o diretor Tom McLoughlin também assinou a direção de Sexta-Feira 13 parte VI: Jason Vive! (1986), 5ª continuação do clássico slasher Sexta-Feira 13 (1980).
Às Vezes Eles Voltam teve 2 continuações (1996 e 1998). Mas nenhum dos 2 continua a história do 1º filme, se passando em lugares diferentes e envolvendo personagens diferentes.
O último filme, então, parte pra um tema de satanismo que não tem nada a ver com o 1º.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13.
Até a próxima!

sábado, 8 de outubro de 2016

SKIPP SUDDUTH

O bay stater Skipp Sudduth é mais conhecido no Brasil por ter interpretado o policial veterano John Sullivan em Parceiros da Vida (entre 1999 e 2005). E de fato ele é um ator mais de televisão do que de cinema e a maioria das produções com que ele se envolveu foram dramas e policiais.
Quanto às produções de terror que constam no currículo dele, até hoje realmente foram poucas.
Em 1996, o Skipp apareceu em 1 capítulo do seriado Maldição Eterna.
E agora em 2016, ele apareceu no filme The Neighbor.
Bom, clique no link abaixo pra ver mais informações sobre o Skipp:




E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre Parceiros da Vida.
Até a próxima!

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

ABISMO DO TERROR

título original: DeepStar Six
título brasileiro: Abismo do Terror
ano de lançamento: 1989
país: Estados Unidos
elenco principal: Cindy Pickett, Greg Evigan, Nancy Everhard
direção: Sean S. Cunningham
roteiro: Geof Miller e Lewis Abernathy

Em 1848, um navio inglês avistou criaturas estranhas nadando no Mar, uma das quais tinha cerca de 10 metros.
Em 1983, um sonar detetou vários objetos se movendo a grandíssima velocidade sob a água na região.
Pouco depois disso, mergulhadores que encontraram cavernas submarinas na mesma região e entraram ali pra investigar nunca mais foram vistos.
Em 1989, também na mesma região, uma equipe da Marinha dos Estados Unidos tá terminando de construir uma base subaquática chamada DeepStar Six. Mas, depois de 6 meses de trabalhos exaustivos, eles fazem uma decepcionante descoberta: a parte do leito do Mar ao lado de onde eles construíram a base fica em cima de um gigantesco labirinto de cavernas, ou seja, correndo o risco de desabar ao lado de um espaço de chão oco, talvez a DeepStar Six tenha que ser simplesmente abandonada.
Um dos coordenadores do projeto vê como única salvação pra base a explosão do labirinto de cavernas, pra que ele seja aterrado pelos próprios escombros deixados pelo estouro. E manda um submarino lá pra realizar a missão.
A explosão é feita. Mas o labirinto de cavernas lá embaixo é extremamente mais profundo do que se esperava. E os escombros nem chegam a soterrar nada, enquanto se abre um buraco gigantesco no chão com uma profundidade inimaginável e aparentemente cheio de pequenos seres pré-históricos que não foram tocados pela evolução!
Pouco depois, o sonar do submarino revela que alguma coisa começou a se mover na direção deles vindo do fundo do abismo que se abriu ali... Alguma coisa que nada à espantosa velocidade de 50 metros por segundo... Alguma coisa grande... Alguma coisa feroz... Alguma coisa que vai se fascinar com a fartura de carne humana que vai poder comer pelo caminho...

Abismo do Terror chama a atenção dos fãs de filmes de terror por ter sido dirigido pelo Sean S. Cunningham, que no início da mesma década tinha assinado a direção do clássico slasher Sexta-Feira 13 (1980), além de ter trabalhado como produtor de vários outros filmes de terror.
Mas quanto ao filme aqui em questão, eu diria que ele cumpre o que se propõe a cumprir.
A ideia era contar uma história de terror sobre um grupo de pessoas presas numa base submarina que tá sendo rondada por um monstro marinho, certo? Bom, é o que o filme mostra na prática.rs
Acaba lembrando um pouco Viagem Rumo ao Infinito (1966), mas sem o elemento ‘extraterrestre’ na história.
Só achei que o monstro aparece pouco em Abismo do Terror.
São dadas poucas explicações sobre o que ele é, mas isso não chega a fazer falta. É um monstro pré-histórico (algum tipo de crustáceo gigantesco, pelo que dá pra ver), que vivia no subterrâneo do Mar e agora se soltou. Isso já é toda a informação de que o público precisa pra entender a função da criatura na história.
Aliás, levando em conta o que a gente vê na última cena, tem mais de uma criatura da mesma espécie na história.
Por falar nisso, a última cena de Abismo do Terror parece uma imitação de uma das cenas dos últimos minutos de Sexta-Feira 13, só que se passando no Mar e com o Jason sendo substituído pela ‘lagostona’.
Aventura? Regular, mas tem.
Suspense? Sim. Tem boas cenas de suspense.
Comédia? Não. Tentaram contar aqui uma história mais séria. E conseguiram.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Abismo do Terror:


E clique aí do lado em ‘extraterrestres’ que você acha posts sobre Sexta-Feira 13 e Viagem Rumo ao Infinito.
Até a próxima!

sábado, 1 de outubro de 2016

SIMON CALLOW

O inglês Simon Callow apareceu mais em dramas e comédias ao longo da longa carreira dele. Mas ele também teve presente em algumas poucas produções de terror.
Em 2006, ele apareceu no filme A Lenda da Lápide de Esmeralda.
Em 2008, o Simon protagonizou o filme Chemical Wedding.
E em 2014, ele protagonizou a comédia de terror Blanche Dumas from B to Z.
Uma produção que não é de terror, mas que eu já mencionei aqui no blog e teve o Simon no elenco foi Uma Janela Para o Amor (1985).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções italianas’ que você acha um post sobre Uma Janela Para o Amor.
Até a próxima!