quinta-feira, 28 de março de 2013

MARLON BRANDO



Com esse post, eu encerro o mês de homenagens aos atores de filmes de terror que já morreram.
Bom, o nebraskano Marlon Brando faleceu em 2004, devido a uma somatória de vários problemas de saúde ao mesmo tempo. E sem dúvida, é lembrado até hoje como um dos grandes personagens da História do Cinema.
Em meio a quase 50 trabalhos como ator no cinema e televisão, foram poucas as vezes em que ele passou pelas produções de terror.
A estreia do Marlon na área foi em 1971, com o filme Os Que Chegam Com A Noite.
E em 1996, ele teve no remake mais recente da Ilha do Dr. Moreau, interpretando o cientista maluco que dá nome ao filme.
Vale lembrar que essa foi a 5ª versão dessa história, o que coloca A Ilha do Dr. Moreau entre as histórias de terror mais refilmadas da História do Cinema, né?
O último ator a interpretar o Dr. Moreau antes do Marlon tinha sido o Burt Lancaster, na versão de 1977.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Marlon:


E clique aí do lado em ‘atores de filmes de terror’ que você acha um post sobre o Burt Lancaster.

Até a próxima!

segunda-feira, 25 de março de 2013

KERWIN MATHEWS



O washingtoniano Kerwin Mathews faleceu em 2007, em consequência de um enfarte.
Ele é lembrado principalmente como um ator de filmes de aventura. Mas as produções de terror nunca foram estranhas ao curriculum dele.
A 1ª experiência do Kerwin na área foi em 1957, em 1 capítulo do seriado de terror Matinee Theatre. E no ano seguinte, ele participou de outro capítulo do seriado.
Um filme de terror infantil foi protagonizado por ele em 1962. Se trata de O Matador de Gigantes. Aliás, um remake desse filme tá sendo lançado essa semana.
Bom, no ano seguinte, o Kerwin protagonizou o filme Maniac.
Ele também teve no telefilme Dead of Night: A Darkness at Blaisedon (1969).
Em 1971, o Kerwin protagonizou outro filme de terror: Octaman.
Ele também interpretou o lobisomem do filme The Boy Who Cried Werewolf (1973).
E o canto do cisne do Kerwin também foi um filme de terror: Nightmare in Blood (1977). Depois disso, ele deixou a carreira de ator.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


E clique aí do lado em ‘mutantes’ que você acha um post sobre Octaman.
Até a próxima!

sexta-feira, 22 de março de 2013

HÉLIO OITICICA



O ator brasileiro Hélio Oiticica faleceu em 1980, em consequência de um derrame cerebral.
Ele sempre foi, antes de tudo, um artista plástico anarquista. E a isso se dedicou durante a maior parte da vida. Assim, foram poucos os trabalhos que fez como ator. Mas um deles foi uma comédia de terror, que acabou só sendo lançada em 1983: O Segredo da Múmia.
As cenas do Hélio no filme foram gravadas em 1979.
O Segredo da Múmia, obra do diretor Ivan Cardoso (que tem no currículo outras comédias de terror, como As Sete Vampiras, de 1987; O Escorpião Escarlate, de 1990; e Um Lobisomem Na Amazônia, de 2005), foi classificado por ele como “terrir”. Entende-se, já que, criar uma história de terror sobre uma múmia egípcia se passando no Brasil, em maior ou menor grau, vai provocar risos, né? E talvez ele tenha entendido isso depois de ter lançado Nosferato No Brasil (1970), um filme de terror que pretendia ser sério, mas com um tema e um título que, inevitavelmente, lançam o filme na galeria das comédias involuntárias.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Hélio:


E já que mencionamos Nosferato No Brasil, pode clicar aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ pra ver um post que menciona o Nosferatu (1922) original.
Até a próxima!

domingo, 17 de março de 2013

GUY MADISON



O californiano Guy Madison faleceu em 1996, devido a complicações causadas por um enfisema pulmonar, resultante de vários anos de fumo.
Ele é um ator mais conhecido pelos fãs de faroeste, até porque foi a esse gênero que se dedicou mais ao longo de toda a carreira (ele teve presente em mais de 20 filmes de faroeste entre o final dos anos 40 e o final dos anos 80).
E a 1ª experiência do Guy na área do terror foi exatamente como protagonista do 1º filme que misturou faroeste com terror: A Besta da Montanha (1956), que nos mostra os caubóis tendo que se defender de um monstro pré-histórico (uma espécie de dinossauro, né?) que tá atacando os rebanhos deles.
O 2º e último filme de terror dele foi Devilman Story (1969), que segue o estilo ‘cientista louco que vira um monstro e sai fazendo maldades’.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Guy:


Até a próxima!

sexta-feira, 15 de março de 2013

JOHN HOLMES



O ohaioano John Holmes faleceu em 1988, devido a complicações causadas pela AIDS.
Em 1969, ele fez uma ponta no filme The Ice House, uma espécie de mistura de terror com policial.
É bom lembrar que o John foi uma figurinha fácil nos filmes pornô dos anos 70. E assim, ele participou de alguns filmes de terror pornô:
Em 1970, ele apareceu em Sex Psycho e também protagonizou uma espécie de comédia de terror pornô chamada Sex and The Single Vampire.
Depois, foi a vez de Evil Come, Evil Go (1972).
Em 1975, o John protagonizou Then Came Ecstasy.
Outra comédia de terror pornô em que ele apareceu foi Desejos À Primeira Mordida (1978).
E um dos últimos filmes do John também foi um filme de terror pornô: O Diabo Em Mr. Holmes (1987).
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!