sexta-feira, 14 de junho de 2013

O PREDADOR



título original: Predator
título brasileiro: O Predador
ano de lançamento: 1987
países: Estados Unidos / México
elenco principal: Arnold Schwarzenegger, Elpidia Carrillo, Kevin Peter Hall
direção: John McTiernan
roteiro: Jim Thomas e John Thomas

“El Diablo Cazador de Hombres.” Assim os índios guatemaltecas se referem a uma misteriosa assombração que, de acordo com as lendas locais, vive na selva do país deles e que mata brutalmente todos que se atrevem a entrar em seus domínios.
Carcaças humanas horrivelmente estraçalhadas encontradas pela selva parecem confirmar a existência desse ser. Mas quem vai descobrir definitivamente o que há por trás dessa lenda é uma pequena tropa do Exército dos Estados Unidos, mandada até a selva da Guatemala numa missão especial... da qual quase ninguém vai voltar vivo!

Com esse roteiro, O Predador apresentou ao público uma das espécies de monstros espaciais mais famosos da história recente do cinema.
Gravado no México, embora o diretor e quase todos os atores sejam dos Estados Unidos, esse filme é considerado um clássico do final dos anos 80. Além de ser o 1º de uma série cinematográfica de 5 filmes (os outros 4 foram lançados em 1990, 2004, 2007 e 2010). E mais um curta-metragem (2003) que não faz parte da série oficial e mostra os predadores lutando contra o Batman (?!).
Bom, só os 2 primeiros filmes (principalmente o 2º) se fixaram com mais força no gênero ‘terror’. Os seguintes, embora mantenham evidentemente o subgênero ‘terror light’, se prenderam mais aos gêneros ‘aventura’ e ‘ficção científica’. Então, O Predador e suas continuações agradam a fãs de todos esses gêneros.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E pode clicar aí do lado em ‘atores de filmes de terror’ pra ver um post sobre o Arnold Schwarzenegger, que interpretou o herói principal do filme.
Até a próxima!

8 comentários:

Hugo disse...

O primeiro é um filmaço que mistura ação, terror e suspense, com um elenco recheado de brutamontes.

Abraço

Bússola do Terror disse...

É mesmo.
Abraço também!

Unknown disse...

Um dos melhores filmes do Schwarzenegger, infelizmente após o segundo filme, cagaram com a serie Predador.

Iza disse...

Acredita que não assisti o filme ainda? Só eu. Preciso fazer uma sessão de clássicos ou de ficção científica.
Valeu a dica.
Abraços.

Marcelo Keiser disse...

Esse filme é o máximo! Insuperável!! Sempre é bom recordá-lo.

abraço Bússola

Bússola do Terror disse...

Fernando→ Bom, na verdade, quando misturaram os predadores com os aliens, a partir do 3º filme, isso acabou descaracterizando um pouco a história original. Não que eu ache que ficou ruim, mas aí a história acabou seguindo por outro caminho.

Iza→ Bom, pra fãs de ficção científica esse filme é imperdível mesmo.
Abraços também!

Marcelo→ Engraçado que na 1ª vez em que passou na Globo, nos anos 80, eu nem dei muita importância ao filme no início. Só quando já tava chegando no fim é que eu parei pra ver direito. Aí que virei fã.rs
Abraço também!

Jefferson C. Vendrame disse...

Esta aí um filme que ainda quero comprar para deixar em minha coleção. Minha infância e minha adolescência foram marcadas por essa aventura de tirar o folego, assim como outras boas aventuras com Schwarzenegger....

Ótimo Post

Abração

Bússola do Terror disse...

Obrigado!
Abração também!