Assim como fiz no
início de Janeiro de 2013 em relação aos posts de 2012, hoje eu vou premiar os
vilões principais dos filmes e seriados dos quais eu falei em 2013.
E assim como também fiz
da outra vez, abaixo da premiação e do comentário que eu fiz explicando a
premiação, tem o link do post referente à produção em questão.
O Prêmio Vilão Mais
Assustador vai para... o MONSTRO ESTELAR, de SilverHawks (1986).
Pode parecer meio
redundante dar esse prêmio e ele, já que no ano passado eu dei o mesmo prêmio
ao Mumm-Ra, de ThunderCats (1985). E
o Monstro Estelar não passa de um Mumm-Ra genérico. Mas temos que concordar que
ele é um dos vilões mais feios de todos os seriados dos anos 80. Então, só por
causa disso, o prêmio vai pra ele.
O Prêmio Vilão Mais Bem
Intencionado vai para... HENRY PRIDE, do Monstro
Sem Alma (1976).
Ele viu a mãe morrer de
cirrose hepática na frente dele e não conseguiu fazer com que ninguém viesse
ajudar ela, por mais que pedisse ajuda. Por isso, se formou em Medicina e
dedicou a vida a estudar as doenças hepáticas, se empenhando em desenvolver um
soro que, acreditava ele, curaria qualquer tipo de doença hepática que uma
pessoa tivesse.
Só que, quando o Henry
injeta o soro nas cobaias que escolhe, em vez de se curarem de doenças, elas se
transformam em mutantes extremamente ferozes.
Mesmo assim, ele
desenvolve uma obstinação em desenvolver o soro, acabando por usar a si mesmo
como cobaia e, consequentemente, se transformar num mutante assassino.
É o típico caso que
tinha tudo pra acabar bem, mas desceu pelo ralo por causa de exagero e
descontrole.
O Prêmio Vilão Mais
Decaído vai para... GIORGIO D’ORSINO, do Castelo
Maldito (1995).
Como filho único de uma
duquesa, ele tinha tudo pra levar uma vida de luxo e nobreza, herdando o título
de duque e também o castelo da mãe quando ela morresse...
Em vez disso, a duquesa
enlouqueceu, prendeu ele no calabouço do castelo quando ele tinha 5 anos e
manteve ele ali até os 48 anos, submetendo ele a sessões diárias de tortura,
que transformaram ele numa criatura deformada e enlouquecida.
Isso é descer até
abaixo da sarjeta, né?
O Prêmio Vilão Mais
Desprovido de Características Humanas vai para... o FACEHUGGER, de Alien (1979).
Bom, o que apareceu
nesse filme foi 1 dos vários exemplares da mesma espécie, os quais têm
exatamente o mesmo comportamento, né? Mas vamos lá:
Cada facehugger nasce
diretamente de um ovo posto por uma rainha alien. E quando o ovo se abre, ele
pula e/ou corre na direção da boca do 1º ser vivo que encontra, usando as 8
pernas e o rabo que tem pra se prender inseparavelmente na cabeça dessa
criatura.
Se alguém tentar tirar
ele dali, quanto mais se tenta fazer pra isso, mais ele se aperta contra a
cabeça da criatura em que se prendeu.
Enquanto tá preso ali,
o facehugger mantém a criatura inconsciente e injeta um feto alien dentro do
corpo dela através da boca.
O facehugger morre de
velhice poucas horas depois de injetar o feto na vítima. E essa recobra a
consciência normal depois disso.
Como se vê, eles não
têm nenhuma capacidade de raciocinar e agem só por instinto. Então, são 0%
humanos.
O Prêmio Vilão Mais
Enigmático vai para... o XAMÃ, de Contagem
de Cadáveres (1986).
O filme lança 2
possibilidades sobre o que seria o Xamã. Mas nenhuma das 2 se confirma...
Uma lenda diz que ele é
um espírito indígena que vaga por uma floresta do interior dos Estados Unidos,
matando os intrusos que encontra; mas do início ao fim do filme são dadas
várias indiretas de que ele seria o personagem Charlie, que se disfarçaria de
Xamã pra cometer assassinatos.
Só que o Xamã nunca é
visto tendo nenhuma atitude que possa ser considerada sobrenatural, assim como
o Charlie nunca é visto se fantasiando de Xamã nem declarando que é o Xamã.
Então, não há provas de uma possibilidade nem da outra e é um enigma que o
filme deixa.
O Prêmio Vilão Mais
Fanático vai para... QUINT, de Tubarão
(1975).
Ele começa a história,
aparentemente, como um dos heróis. Mas a obsessão dele em matar o tubarão sem a
ajuda de ninguém só pra se vingar (ele já tinha passado por uma situação
extremamente traumática devido a outras criaturas da mesma espécie) transforma
ele num fanático descontrolado que quase mata os ‘colegas de trabalho’ Martin e
Matt.
O Prêmio Vilão Mais
Fantasmagórico vai para... o LÍDER MAU, dos
Fantasmas (1986).
De acordo com o
seriado, ele é o fantasma mais poderoso do Mundo. E é servido por uma corte de
fantasmas com os mais variados poderes.
Então, é bem fantasmagórico,
né?rs
O Prêmio Vilão Mais
Folclórico vai para... o CONDE ORLOK, de Nosferatu
(1922).
Bom, esse prêmio vai
mais por reconhecimento mesmo. Afinal, foi esse personagem que lançou no cinema
pela 1ª vez a figura clássica do vampiro que mora num castelo, que dorme num
caixão e tal. E essas ideias foram aproveitadas e reaproveitadas por inúmeros
filmes e seriados que retratam vampiros.
Então, o Conde Orlok é
sem dúvida um personagem folclórico da História do Cinema.
O Prêmio Vilão Mais
Inocente vai para... VICTOR CROWLEY, de Terror
No Pântano (2006).
Apesar de tudo, ele não
é culpado por nada do que aconteceu na vida dele.
O filme que continua o
original de 2006 mostra que mãe do Victor era uma espécie de enfermeira que foi
cuidar de uma feiticeira vodu que tava doente. Mas acabou tendo um caso com o
marido da paciente enquanto essa agonizava. E ficou grávida...
Quando a mulher
descobriu, lançou uma maldição vodu sobre o feto, caindo morta logo depois. E
isso fez o bebê nascer tão carregado de energias negativas que matou a mãe e
fez o pântano perto dali se tornar assombrado no mesmo segundo em que nasceu!
Alguns anos depois,
teve a questão do incêndio que acabou em tragédia (não vou botar mais spoilers,
se não a explicação aqui vai ficar muito grande!rs).
Mas a gente vê que o
Victor só se tornou o que se tornou pela ação de outras pessoas, e nunca por
vontade própria.
O Prêmio Vilão Mais
Macaco-de-Imitação vai para... MICHAEL MYERS, de Halloween (1978).
O Michael é mais antigo
do que o Jason Voorhees. Pra ser mais exato, 2 anos mais antigo, já que só se
começou a falar no Jason em 1980. E a imagem do Jason foi evidentemente muito inspirada
na imagem do Michael.
Mas, a partir do final
dos anos 80, a situação se inverteu: a cada novo filme do Michael que era
feito, ele era retratado de forma mais e mais parecida com o Jason.
Por exemplo: desde os
primeiros filmes do Jason, ele sempre foi uma máquina de matar, que extermina
qualquer coisa que se mexa perto dele; nos primeiros filmes do Michael, ele só
tem interesse em matar a personagem Laurie e as pessoas que se aproximem dela,
enquanto o resto Mundo simplesmente não interessa a ele (inclusive, ele caminha
tranquilamente pelas ruas e nem sequer olha pras pessoas que passam por ele
ali), mas a partir dos filmes dele feitos do final dos anos 80 pra frente, ele
vira um exterminador do mesmo peso e da mesma medida que o Jason.
Então, a partir dali,
ele vira um macaco-de-imitação do Jason, apesar de ser mais antigo do que o
Jason e apesar de no início ter sido exatamente o oposto disso.
O Prêmio Vilão Mais
Oportunista vai para... o REI ZEBA, de Defensores
da Luz Maskman (1987).
Ele nasceu como um
simples monstro subterrâneo (criatura vista como um mero animal no seriado),
filho do monstro Lissaldogla. E já nasceu avançando no pai, que tava
mortalmente ferido, terminando de matar o pai, devorando o cadáver dele e
absorvendo todo o ódio que ele sentia e todos os poderes que ele tinha. Ou
seja: o Zeba já nasceu se cobrindo com os poderes mágicos mais malignos, mas só
adquiridos através de um ato de oportunismo.
Anos depois, o Zeba usurpou
o Trono do Mundo Subterrâneo e se tornou rei. E adquiriu poderes ainda maiores,
sendo que a fonte desses poderes era o ódio que a Princesa Igam sentia contra a
irmã dela, a Princesa Iam (tanto que ele perdeu a maior parte dos poderes no
último capítulo, quando as princesas se reconciliaram).
Então, o Zeba era um
parasita de energia: todos os poderes dele foram tomados das energias de outros
personagens do seriado.
O Prêmio Vilão Mais
Paradão vai para... MEGERA, da Górgona
(1964).
Bom, essa é uma vilã
que tem como única forma de ataque direto esperar que uma pessoa olhe
diretamente no rosto dela. E aí, a pessoa se transforma numa estátua de pedra.
O máximo que a Megera
se mexe é quando ela vaga pelos arredores do Castelo de Borski.
Às vezes, ela usa um
canto do mesmo tipo do das sereias pra atrair as vítimas até perto dela. Mas
ataque físico direto mesmo ela não comete nenhum.
O Prêmio Vilão Mais
Realista vai para... MARLENE, de Pecados
& Tentações (2008).
Em 1º lugar, vamos
esclarecer que ela não é exatamente uma vilã, pois não faz maldades
propriamente ditas. O que ela quer, pra ser exato, é dar a xereca pra quase
todos os homens da família dela: o primo, o cunhado... Só livrou o pai.
Mas, como é a Marlene
que traz a desestabilização pro grupo de personagens da história, ela pode
entrar na galeria dos semivilões, né?
E ela realmente não
toma nenhuma atitude que não possa acontecer na vida real.
O Prêmio Vilão Mais
Sádico vai para... BEN, da Casa do
Espanto (1986).
Ele foi um soldado
americano que lutou na Guerra do Vietnã. E depois de receber ferimentos mortais
numa batalha, implorou ao seu colega Roger que matasse
ele pra evitar sofrimento. Mas o Roger não teve coragem e saiu pra buscar
ajuda, no que os vietnamitas capturaram o Ben e ainda torturaram ele por
semanas antes de matar. E depois da morte, transformado numa espécie de zumbi,
o Ben se revoltou com a ideia de que nada disso teria acontecido se o Roger
tivesse matado ele antes.
Por isso, ele voltou
pra se vingar e capturou o filho do Roger, prendendo o garoto em outra dimensão
durante anos. E mais tarde ainda voltou pra atacar o Roger pessoalmente.
O Prêmio Vilão Mais
Sargentão vai para... TOM NEWCLIFFE, da Fera Deve Morrer (1974).
Ele é um caçador
milionário que desenvolve uma obsessão por descobrir e matar um lobisomem de
verdade. Assim, ele mantém prisioneiros na mansão dele 4 pessoas que se
envolveram com casos mal explicados de violência extrema no passado e mais um
biólogo que sempre buscou uma explicação científica pra existência dos
lobisomens.
De acordo com o Tom, os
5 ali são suspeitos de serem lobisomens. E em algum momento, aquele que é o
lobisomem de fato vai se revelar.
Além disso, ele só fala
com as pessoas gritando, ele quer que todo mundo faça só exatamente o que ele
quer que façam... Enfim, é um sargentão mesmo.
O Prêmio Vilão Mais
Superprotegido vai para... Bom, vai ser dividido entre os GÊMEOS LOGAN, de Madrugada Alucinante (1981).
Eles eram parte de uma família
que vivia isolada no meio de uma floresta do interior dos Estados Unidos. E
aparentemente, nasceram de uma relação incestuosa entre pai e filha, o que
teria sido responsável por eles nascerem dementes e com uma aparência meio...
‘esquisita’.
Embora o resto da Família
Logan não tomasse parte nos assassinatos que os gêmeos cometiam, o pai-avô
deles e mãe-irmã deles tentavam claramente encobrir o que eles faziam, com
aquela ideia de ‘família unida a qualquer preço’.
O Prêmio Vilão Mais
Tarado vai para... LEO, do Depredador (1984).
Quando um grupo de 3
rapazes e 3 moças entram na Floresta de Keen Wild, o Leo começa a perseguir
eles com a intenção de comer a Nancy (uma das moças). E depois de matar os
outros 5, ele consegue o que queria.
A última cena, que se
passa 9 meses depois (e que eu não vou contar aqui pra não estragar a surpresa
rs), mostra bem isso.
Bom, é isso aí. Espero
que vocês tenham se divertido.rsrs
Até a próxima!
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