segunda-feira, 4 de abril de 2016

O CLONE

título original: Clone
ano de lançamento: 2001
países: Brasil / Marrocos
elenco principal: Dalton Vigh, Giovana Antonelli, Murilo Benício
direção: Jayme Monjardim
roteiro: Gloria Perez

Nos anos 80, o adolescente Lucas se apaixona pela também adolescente Jade. Um amor impossível, já que ele é católico e ela é muçulmana, além de ele viver acostumado com os hábitos da Zona Sul do Rio de Janeiro, enquanto ela é educada com toda rigidez por uma família marroquina.
Pouco depois, o soberbo padrinho cientista do Lucas usa células dele (sem o consentimento dele e sem nem sequer avisar nada a ele) pra fazer um clone, que recebe o apelido de Leo.
Em 2001, o Leo acaba acidentalmente conhecendo a Jade. E como ele traz na mente a memória genética do Lucas, se apaixona por ela também.
Assim, o jovem mutante acaba entrando no meio do turbulento relacionamento dos agora balzaquianos Lucas e Jade, que tentam se livrar dos casamentos infelizes em que acabaram se metendo pra viver o amor que não puderam viver na adolescência.

O Clone chamou a atenção por ser a 1ª novela brasileira a ter personagens muçulmanos fixos e fazendo parte do núcleo principal. Mas, ao mesmo tempo, provocou grandes desagrados entre a comunidade muçulmana brasileira, por mostrar personagens fazendo interpretações um tanto deturpadas de passagens do Alcorão.
Mas, se brasileiros dessa religião não gostaram disso, o que dizer do Estado Islâmico, da Al Qaeda, do Boko Haram, do Takfirismo e do Wahabismo? E quanto aos muçulmanos sunitas e xiitas que seguem a Taquia (o direito do muçulmano de mentir e enganar se for pra converter uma pessoa ao Islamismo mesmo sem a pessoa querer)? Esses grupos também não fazem (pelo menos de acordo com os muçulmanos ocidentais) interpretações deturpadas do Alcorão? Então, os muçulmanos brasileiros deveriam reclamar mais disso do que de uma simples novela.
Bom, as cenas de humor do Clone ficam mais por conta da Nazira, personagem da atriz Eliane Giardini. Ela foi projetada inicialmente pra ser uma vilã (no início da novela, ela até chega a fazer umas maldadesinhas simples). Mas, devido à sua personalidade escandalosa e mandona, acabou descambando mais pro lado da comédia.
Apesar das polêmicas que gerou, O Clone é considerado uma das novelas de maior sucesso da Globo. E teve até um remake que foi uma coprodução Colômbia/Estados Unidos, lançado em 2010.
Clique aqui pra ver mais informações sobre a novela:


Até a próxima!

Nenhum comentário: