segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ÀS VEZES ELES VOLTAM

título original: Sometimes They Come Back
título brasileiro: Às Vezes Eles Voltam
ano de lançamento: 1991
país: Estados Unidos
elenco principal: Chris Demetral, Robert Rusler, Tim Matheson
direção: Tom McLoughlin
roteiro: Stephen King (autor do texto original), Lawrence Konner e Mark Rosenthal

Em 1963, 2 meninos chamados Jim e Wayne moravam numa cidade do interior. Eles eram irmãos e, num dia em que tavam passeando, passaram por um túnel que fazia parte de uma linha de trem.
De repente, foram cercados por 4 greasers (adolescentes brigões dos anos 50, tipo James Dean). E esses começaram a bater nos garotos, até que o Wayne se defende e acaba sendo morto por um dos bandidos com uma facada.
Nesse momento, o trem aparece indo na direção deles. E embora o Jim e um dos greasers consigam fugir correndo, os outros 3 acabam sendo atropelados pelo trem e morrem.
Depois dessa tragédia, o Jim e a família dele vão embora da cidade. Mas, passados 27 anos, ele é obrigado a voltar, já que consegue um emprego como professor lá.
Só que, pro grande espanto dele, a cada novo dia de aula, um dos 3 greasers mortos no passado reaparece na escola, se apresentando como um novo aluno dele!
A princípio, o Jim acha que são só pessoas parecidas, já que, mesmo que eles tivessem sobrevivido, não poderiam manter a mesma aparência que tinham há 27 anos atrás. Mas logo percebe a aterrorizante verdade: aqueles são mesmo os 3 bandidos que mataram o irmão dele e morreram atropelados pelo trem! E agora voltaram pra fazer algo terrível contra ele!

Inspirado no conto Sometimes They Come Back (1974), do Stephen King, esse telefilme consegue contar uma história com início, meio e fim. E tem até um final feliz (dentro do possível, é claro).
Aliás, o final do filme é uma cópia escancarada do final de Ghost (1990), que era um dos filmes mais populares da época.
Bom, sobre a ressurreição dos greasers, pouca explicação é dada. Mas o pouco que é dito até que basta...
Um personagem conta que, quando alguém morre, antes de ir pro Céu ou pro Inferno, primeiro passa por uma dimensão intermediária. Mas se os espíritos que tão lá deixaram algum assunto inacabado na Terra, embora ninguém saiba explicar exatamente o motivo pra isso, às vezes eles voltam.
Suspense? Não. Os vilões aqui atacam de uma forma mais direta e sem fazer muito suspense. Aliás, eles sempre se manifestam com aquela histeria típica de ‘adolescentes do mal’.
Comédia? Também não. Tentaram contar aqui uma história mais séria e até mais voltada pra quem gosta de personagens com um caráter mais ‘humano’, no que diz respeito à família do Jim.
Pra encerrar, vamos lembrar que o diretor Tom McLoughlin também assinou a direção de Sexta-Feira 13 parte VI: Jason Vive! (1986), 5ª continuação do clássico slasher Sexta-Feira 13 (1980).
Às Vezes Eles Voltam teve 2 continuações (1996 e 1998). Mas nenhum dos 2 continua a história do 1º filme, se passando em lugares diferentes e envolvendo personagens diferentes.
O último filme, então, parte pra um tema de satanismo que não tem nada a ver com o 1º.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13.
Até a próxima!

Nenhum comentário: