segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

UM COPO DE CÓLERA

título original: Um Copo de Cólera
ano de lançamento: 1999
país: Brasil
elenco principal: Alexandre Borges, Júlia Lemmertz, Ruth de Souza
direção: Aluizio Abranches
roteiro: Raduan Nassar (autor do texto original), Aluizio Abranches e Flávio R. Tambellini

Inspirado no livro Um Copo de Cólera (1978), do Raduan Nassar, esse filme com o mesmo nome só chama a atenção pelas cenas de sexo na 1ª metade dele: os então casados Alexandre Borges e Júlia Lemmertz interpretam um casal que trepa, trepa, trepa, trepa, trepa, trepa, trepa, trepa, trepa, trepa... Ah, sim: e trepa!rs
Até o meio do filme, mais ou menos, é basicamente isso que a gente vê.
Tem até uma cena de masturbação e ejaculação (fake, é claro) meio mal mostrada. Mas não faltam cenas de nudez pra todos os gostos no filme.rs
E a 2ª metade do filme se limita a mostrar um bate-boca de casal, só que com um vocabulário pretensamente erudito e intelectualizado, falando (mais ou menos) sobre questões sociais.
Vale lembrar que a ira do personagem do Alexandre, que é o que dá início a esse bate-boca, se despertou só porque ele viu que um formigueiro de saúvas se abriu numa parte do terreno onde ele não queria que se abrisse!
Meio estranho um homem querer começar uma guerra doméstica por causa de um detalhe tão insignificante...
OK. A gente vê mulheres fazendo isso todo dia. Mas homem? TPM masculina???rs
Já a personagem da Júlia é simplesmente uma mulher de malandro, que sempre volta pra junto do homem que maltrata ela por motivos apenas sentimentais.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Um Copo de Cólera:


Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Na época a crítica elogiou bastante o filme por ser "ousado".

Mas sempre me pareceu uma cópia das produções da boca do lixo dos anos setenta, com a diferença de utilizar uma texto mais rebuscado e vazio para mostrar a crise do casal.

Abraço

Bússola do Terror disse...

rsrs
É verdade. A única diferença que a gente percebe é que nas produções da Boca do Lixo, existia uma censura muito forte contra os pênis. Podia aparecer qualquer outra parte do corpo sem problemas: mulheres com os seios de fora, mulheres com a vagina arreganhada, homens com a bunda arreganhada, mulheres com a bunda arreganhada... Mas o pênis era sempre escondidíssimo.
No caso de Um Copo de Cólera, NADA ficou escondido. Pelo contrário: tudo aparece inclusive em close, né?
No resto, realmente é uma produção da Boca: muitas cenas gratuitas de sexo, alguns diálogos intelectualoides e pouca história.
Abraço também!