segunda-feira, 17 de abril de 2017

FRANKENSTEIN (versão de 1931)

títulos original e brasileiro: Frankenstein
ano de lançamento: 1931
país: Estados Unidos
elenco principal: Boris Karloff, Colin Clive, Mae Clarke
direção: James Whale
roteiro: Mary Shelley (autora do texto original), Francis Edward Faragoh, Garrett Fort, John L. Balderston, John Russell, Peggy Webling, Richard Schayer e Robert Florey

Isolado num castelo no alto de uma montanha, o cientista Henry Frankenstein tem se dedicado à sua mais excêntrica experiência: reunir pedaços de vários cadáveres num só e assim formar uma criatura, que ele quer trazer à vida usando uma descarga elétrica.
Mas, não encontrando um cérebro que possa ser usado em nenhum dos cadáveres que roubou, ele manda seu assistente Fritz invadir uma faculdade de Biologia e roubar um cérebro em boas condições. Mas, acidentalmente, o assistente deixa o cérebro que ele rouba cair no chão e o órgão se despedaça. E pra não voltar de mãos vazias, ele leva o cérebro de um deficiente mental.
Consequentemente, o cientista cria um mutante que, a princípio, não é perigoso nem gratuitamente perverso, mas que tem uma capacidade de raciocínio que não ultrapassa o de criança estranhando cada nova coisa que vê pelo caminho.
Mesmo assim, a criatura vai ficando mais forte e resistente a cada dia que se passa. E o Henry não demora a perder completamente o controle sobre ela...

Muita gente pensa que ESSE AQUI foi o 1º filme inspirado no livro Frankenstein ou o Prometeu Moderno (1818), da inglesa Mary Shelley. E foi sem dúvida nenhuma o 1º mais famoso. Mas não foi o 1º de todos. Este foi um curta-metragem dirigido pelo J. Searle Dawley, em 1910.
Entretanto, a imagem clássica que todos têm até hoje do Monstro de Frankenstein foi lançada realmente pelo filme de 1931: um homem com mais de 2 metros de altura, com a parte de cima da cabeça achatada, com 2 parafusos nos cantos do pescoço, com costuras na pele por várias partes do corpo e com a mentalidade retardada.
O filme teve 6 continuações, lançadas em 1935, 1939, 1942, 1943, 1944 e 1945.
Em quase todas elas, a história do Monstro de Frankenstein se misturou com a história do Conde Drácula lançada em 1931 e com a história do personagem-título do filme O Lobisomem (1941).
Bom, pra todos os fãs de clássicos e pra todos os pesquisadores da História do Cinema, Frankenstein é imperdível.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E dê uma clicada aí do lado em ‘documentários’ que você acha um post sobre o Frankenstein de 1910 e em ‘góticos’ que você acha um post sobre O Lobisomem.
Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

É um clássico marcante. Apesar dos efeitos e cenários simples, o filme tem um ótimo clima de suspense e destaque para Boris Karloff.

Como curiosidade, os atores Edward Van Sloan e Dwight Frye trabalharam no mesmo ano em outro clássico do terror: "Drácula" de Todd Browning.

Abraço

Bússola do Terror disse...

É verdade.
Abraço também!