segunda-feira, 11 de junho de 2018

A FERA ASSASSINA

título original: Grizzly
título brasileiro: A Fera Assassina
ano de lançamento: 1976
país: Estados Unidos
elenco principal: Andrew Prine, Christopher George, Richard Jaeckel
direção: William Girdler
roteiro: David Sheldon e Harvey Flaxman

Uma fera ataca, matando várias pessoas.
O cara que atua como autoridade civil máxima na região decide fazer alguma coisa, mas outra autoridade local quer fingir que tá tudo bem, com medo de que o turismo na região saia prejudicado.
O cara que quer resolver o problema se junta a um biólogo e ao piloto de um veículo pra identificar e pegar o bicho.
Depois de algumas aventuras infrutíferas na tentativa dos 3 homens de se livrar da fera, acontece a luta final entre eles, em que o bicho destrói o veículo que eles usam.

Pensaram que eu tava falando de Tubarão (1975), né? Mas o roteiro acima é do filme A Fera Assassina.
A identificação é bastante compreensível: A Fera Assassina seguiu os passos de Tubarão de forma quase 100% fiel. Se você pegar o roteiro de Tubarão e substituir o tubarão por um urso e o Mar por uma floresta, você passa a ter quase a história exata desse filme aqui.
Isso é que é pegar carona na moda deixada por outro filme (ainda mais levando em conta que A Fera Assassina foi lançado apenas 11 meses depois de Tubarão).
Curiosamente, usaram mais de 1 urso pra fazer as cenas. E de raças diferentes: o pelo do urso é preto em algumas cenas e marrom em outras.
O que ficou parecendo é que fizeram as cenas principais com um urso marrom (é ele que aparece nas cenas mais significativas) e depois que já tava tudo pronto devem ter acrescentado algumas cenas adicionais, em que a câmera fecha nas pernas do urso andando na grama e coisas assim. Mas aí é um urso preto que aparece.
Aliás, assim como em Tubarão, o diretor insiste em não mostrar a fera inteira até a 2ª metade do filme. Durante a maior parte do tempo, só temos a câmera em 1ª pessoa representando a visão do próprio urso. E nas cenas de ataque, uma pata de urso escancaradamente fake batendo nos atores.rs
Uma coisa que fica sem explicação nenhuma é a resistência do urso: ele é imune a tiros de revólver, pistola e espingarda! Mas por quê? Não é nenhum mutante nem assombração nem extraterrestre. É só um urso comum (embora de uma raça pré-histórica que já se considerava extinta).
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre A Fera Assassina:


E clique aí do lado em ‘produções australianas’ que você acha um post sobre Tubarão.
Até a próxima!

Nenhum comentário: