domingo, 29 de janeiro de 2012

ULTRAMAN

título original: Urutoraman: Kuso Tokusatsu Shirizu
título brasileiro: Ultraman
ano de lançamento: 1966
país: Japão
elenco principal: Akiji Kobayashi, Masanari Nihei, Susumu Kurobe
direção: Hajime Tsuburaya
roteiro: Mamoru Sasaki

“Qual é o herói que vem à sua mente quando alguém menciona o Japão?”

Faça essa pergunta a qualquer brasileiro que foi criança ou adolescente no final dos anos 80 e eu posso afirmar com certeza quase absoluta que a resposta vai ser “Jaspion” ou “os Changeman”.
Entretanto, se você fizer a mesmíssima pergunta a qualquer brasileiro que foi criança ou adolescente na virada dos anos 70 pros 80, com certeza a resposta vai ser “Ultraman” ou “Spectreman”.
Pois é. Esses 2 heróis foram os grandes mitos japoneses dos anos 70. E dessa vez vamos dar uma olhada no Ultraman (não esqueci do Spectreman, não: vocês vão ver um post sobre ele em breve).
O 1º herói robótico gigante japonês apareceu pela 1ª vez na TV Japonesa em 1966, pra ajudar a “patrulha científica” (como foi chamada no Brasil a sociedade secreta da vez instalada em Tókyo) a defender a Terra de uma manada de monstros bizarros.
Aliás, embora o seriado não contasse com um vilão fixo, temos que admitir que eles eram bem criativos em relação a inventar monstros pra lutar contra os heróis: tinham monstros pré-históricos, monstros subterrâneos, monstros mutantes... Mas a maioria dos vilões eram mesmo monstros espaciais. E todos eram gigantes ou ficavam em tamanho gigante em algum momento do capítulo, pra lutar contra o Ultraman e espalhar pedaços de borracha, isopor, papelão, plástico... ou melhor, dos prédios de Tókyo pra tudo quanto é lado.rsrs
Bom, quem curte produções de aventura e ficção científica (passando longe dos efeitos especiais de hoje, evidentemente), com certeza vai gostar dessa.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:

http://centrogb.blogspot.com/2009/05/o-1-heroi-japones-de-fama-mundial.html

Até a próxima!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ARI LEHMAN

Jason Voorhees deve ser um nome no mínimo já ouvido por pelo menos 99% dos fãs de filmes de terror. Mesmo dos que não são fãs de slashers.
O vilão principal da série cinematográfica Sexta-Feira 13 já apareceu em nada menos que 12 filmes entre 1980 e 2009.
Curiosamente, o Jason foi interpretado quase por um ator diferente em cada filme. Ou até por mais de um no mesmo filme (como no caso do 2º filme, em 1981). Mas quem deu vida ao personagem na 1ª vez em que ele apareceu nas telonas, ainda no filme original de 1980, foi o ator Ari Lehman.
Embora o Jason só apareça pessoalmente a partir do 2º filme, ele já pode ser visto em 2 cenas muito rápidas do 1º (apesar de que ambas as cenas são simplesmente alucinações de outras personagens): na 1ª cena, a mãe dele enxerga ele se afogando no lago da colônia de férias de Crystal Lake, enquanto ela começa a ter um surto de esquizofrenia; na 2ª, a personagem Alice tem um pesadelo com ele na famosa cena do barco no final do filme.
Em ambas as cenas, o Jason aparece ainda criança. E também em ambas, ele foi interpretado pelo Ari, que na época tinha 15 anos.
Embora somando o tempo total das 2 cenas em que o Ari aparece não se obtenha nem 1 minuto e embora ele nunca mais tenha aparecido em nenhum outro filme do Jason depois disso, ele é lembrado até hoje pelos fãs da série como o “1º Jason”.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:

http://centrogb.blogspot.com/2008/06/o-1-jason.html

Até a próxima!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

OS JETSONS

título original: The Jetsons
título brasileiro: Os Jetsons
ano de lançamento: 1962
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

Apostando na reprise do sucesso obtido com Os Flintstones em 1960, a Hanna-Barbera lançou, em 1962, um seriado que seguia exatamente o mesmo estilo, só que se passando em 2062: uma família de classe média típica dos Estados Unidos de meados do século XX que passava por uma série de situações cômicas com algumas pitadas de aventura.
Paralelo futurístico dos Flintstones, Os Jetsons não conseguiu repetir o mesmo sucesso do seriado no qual foi inspirado. Mas não deixou de ser um dos grandes clássicos da Hanna-Barbera, adquirindo uma grande legião de fãs em vários países. Inclusive, 51 capítulos novos foram produzidos em 1985, sendo acrescentados aos 24 capítulos de 1962.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:

http://ultracecgb.blogspot.com/2011/06/com-certeza-o-mundo-nao-vai-ser-assim.html

Até a próxima!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ANTHONY PERKINS

Falecido em 1992, o ator Anthony Perkins se celebrizou no Cinema de Terror principalmente por interpretar o personagem Norman Bates na série cinematográfica Psicose.
O filme original (1960) é um dos mais famosos que ficaram sob a direção do Alfred Hitchcock. E rendeu 3 continuações (1983, 1986 e 1990), nas quais o Anthony deu vida ao mesmo personagem.
O 3º filme da série foi também o 1º trabalho dele como diretor.
Outros trabalhos do ator na área do terror foram The Sins of Dorian Gray (1983), Destroyer (1988), Edge of Sanity (1989), Daughter of Darkness (1990), I’m Dangerous Tonight (1990), The Ghost Writer (1990) e Der Mann Nebenan (1991).
A maioria desses filmes são inéditos no Brasil (pelo menos na TV aberta) e não conseguiram repetir o sucesso de Psicose.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:

http://centrogb.blogspot.com/2008/12/anthony-perkins-1932-1992.html

Até a próxima!

domingo, 15 de janeiro de 2012

OS FLINTSTONES

título original: The Flintstones
título brasileiro: Os Flintstones
ano de lançamento: 1960
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

Como eu expliquei desde que a Bússola do Terror começou, embora ela seja um blog voltado basicamente pros filmes de terror e outras produções do mesmo gênero, eu não vou falar exclusivamente sobre isso aqui. Eventualmente, vocês vão encontrar também posts sobre produções de outros gêneros. E nesse exato momento vocês tão olhando pro 1º deles.rs
Então, vamos em frente...
Fred Flintstone e Barney Rubble devem ser 2 nomes conhecidos por pelo menos metade da Humanidade, já que, por mais de 50 anos, esses personagens já foram vistos em vários seriados, desenhos de longa-metragem e filmes com atores de carne e osso que mostram a Família Flintstone e os personagens ligados a ela.
Mas temos que lembrar que a estreia oficial desses personagens foi no seriado The Flintstones, lançado com grande sucesso em 1960 nos Estados Unidos, mas exibido e reprisado incontáveis vezes em vários países desde então.
Foi a 1ª investida da Hanna-Barbera num seriado animado que mostrava uma família típica da classe média estadunidense do século XX, só que vivendo em outra época (no caso, numa Pré-História utópica).
Pode se dizer que a história era focada em 1º lugar em comédia e em 2º lugar em aventura, seguindo essa linha do início ao fim. Alguns seriados que vieram depois, tendo os filhos do Fred e do Barney como protagonistas e já adolescentes, foram mais focados em aventura, mas sem perder um certo ar de comédia.
Clique aqui pra ver mais informações sobre The Flintstones:

http://ultracecgb.blogspot.com/2010/12/yabba-dabba-doo.html

Até a próxima!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A MÁQUINA DO TEMPO

título original: The Time Machine
título brasileiro: A Máquina do Tempo
ano de lançamento: 1960
país: Estados Unidos
elenco principal: Alan Young, Rod Taylor, Yvette Mimieux
direção: George Pal
roteiro: H. G. Wells (autor do texto original) e David Duncan

Monstros mutantes que vivem no subterrâneo hipnotizam jovens humanos e fazem com que eles desçam até o subsolo pra servir de comida pra eles... Isso pode servir como tema de um filme de terror? É claro. Mas o terror que se vê em A Máquina do Tempo se resume a isso.
Inspirado no livro The Time Machine (1895), do H. G. Wells, o filme ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais.
A história tem como herói principal um cientista inglês do final do século XIX que, depois de construir uma máquina do tempo, viaja até os anos de 1917, 1940 e 1966, nos quais encontra respectivamente as 3 guerras mundiais (como o filme foi gravado em 1960, o diretor supôs que a 3ª Guerra Mundial começaria em 1966). E pra escapar de um ataque dessa última guerra, ele é obrigado a avançar o máximo que puder no futuro, chegando ao ano de 802701.
Nesse futuro inimaginavelmente distante, ele encontra o Mundo em condições bem piores do que todas as outras que chegou a ver...
Apesar do clima de aventura e de terror light presentes, A Máquina do Tempo é um filme muito mais de ficção científica, que procura filosofar sobre as consequências que as guerras trazem ao Mundo.
A última cena dá a entender que a história vai continuar. Mas nunca foi feita uma continuação.
Um remake do filme foi lançado em 2002. Mas alterou bastante a história do original.
Pode clicar aqui pra ver mais informações sobre o filme:

http://ultracecgb.blogspot.com/2011/07/uma-viagem-no-tempo-ao-longo-de-800802.html

Até a próxima!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A MALDIÇÃO DO MONSTRO

título original: The Cyclops
título brasileiro: A Maldição do Monstro
ano de lançamento: 1957
país: Estados Unidos
elenco principal: Duncan Parkin, Gloria Talbott, James Craig, Tom Drake
direção e roteiro: Bert I. Gordon

The Cyclops é um filme quase totalmente desconhecido no Brasil. Mas, de acordo com alguns sites, ele já foi exibido aqui, na televisão, com o título de A Maldição do Monstro.
O diretor Bert I. Gordon não teve aqui o seu único trabalho desse tipo. Muito pelo contrário: filmes de terror que mostram criaturas normais que se transformaram em monstros gigantes (via radiação) povoam o curriculum dele.
O ator Duncan Parkin, que aqui interpretou um gigante meio doido das ideias com o lado direito do rosto deformado, também passaria por um déjà vu em 1958, quando interpretou um personagem com exatamente as mesmas características em War of the Colossal Beast, que também teve o Bert I. Gordon como diretor e roteirista.
Como a história gira em torno de um pequeno grupo de pessoas que entram numa floresta desconhecida pra procurar um amigo desaparecido ali, o filme pedia uma boa dose de aventura e suspense. E o diretor conseguiu manter isso até o final do filme numa boa.
Com exceção de alguns soquinhos bobos, o filme não tem nenhuma cena de violência explícita. Aliás, só 1 personagem do grupo dos heróis morre.
Com exceção do monstro, nem tem muito terror na história. Então, esse filme vai agradar mais aos fãs de aventura, ficção científica e suspense.
Dê uma clicada aqui pra ver mais informações sobre o filme:
http://ultracecgb.blogspot.com/2011/03/o-ciclope-radioativo-dos-anos-50.html

Até a próxima!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O MONSTRO DA LAGOA NEGRA


título original: Creature From The Black Lagoon
título brasileiro: O Monstro da Lagoa Negra
ano de lançamento: 1954
país: Estados Unidos
elenco principal: Julie Adams, Richard Carlson, Richard Denning
direção: Jack Arnold
roteiro: Arthur A. Ross, Harry Essex e Maurice Zimm

Esse é provavelmente o filme de terror mais famoso dos anos 50.
Teoricamente, é um filme de monstro pré-histórico. Mas, como a origem da criatura mostrada ali nunca é explicada com clareza, não podemos afirmar isso.
O filme conta com bons momentos de aventura e suspense e tem efeitos especiais muito bons pros padrões dos anos 50. E não contém cenas de violência explícita. Pelo menos, nada que você não veja na Sessão da Tarde.
Rendeu 2 continuações, lançadas logo nos anos seguintes.
Se você é fã de aventura, ficção científica ou terror e ainda não viu esse filme, procure. Vale a pena.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O QUE É A BÚSSOLA DO TERROR?



Oi, pessoal!
Eu sou o Leo Carioca.
Alguns de vocês provavelmente já me conhecem do blog Ultra CECG&B ou, pelo menos, do anterior a ele, o Super CECG&B.
Bom, os blogs que eu administro são sobre entretenimento e cultura em geral. Assim, é claro que eu falo sobre os mais variados assuntos lá. Mas como todo mês eu faço um post sobre alguma produção televisiva ou cinematográfica, fiquei com algumas dezenas de posts sobre esse assunto por lá. Só que, pra quem quer visitar os meus blogs pra ver posts específicos sobre isso talvez às vezes fique meio difícil encontrar esses posts no meio de vários outros.
Assim, decidi criar a Bússola do Terror, exatamente pra servir como orientação às pessoas que querem ver os posts que eu fiz lá sobre filmes e seriados.
Eu vou deixar aqui 2 vezes por semana um post com um link que vai levar a outro post desse tipo do Super CECG&B ou do Ultra CECG&B. Por isso, esse blog aqui vai funcionar mesmo simplesmente como uma bússola. E se chama Bússola do Terror porque a maior parte dos filmes sobre os quais eu já fiz posts são filmes de terror.
Então, esse aqui é um site de filmes de terror? Sim. Na verdade, é um blog que faz indicações de filmes de terror já comentados em outros 2 blogs. Mas também vai indicar produções de aventura, ficção científica e comédias já comentadas nesses outros 2 blogs (e vou indicar também posts sobre atores de filmes de terror feitos lá).
Se você é fã de algum desses gêneros, acho que vai gostar daqui.