quarta-feira, 9 de outubro de 2013

OS CASTELOS E MANSÕES DO TERROR

Um cenário que nunca deixou de ser comum em filmes de terror são os castelos.
E em vários filmes, as mansões parecem ter aparecido como um equivalente menos monárquico aos castelos. Ou, quando não há mansões, há casarões relativamente menores pra substituir os castelos.
É claro que nem todos os subgêneros de terror envolvem castelos, mansões e adjacências. Mas não é difícil entender por quê eles são uma presença tão comum nesse tipo de produção... Desde o início da História do Cinema, as produções de terror já davam a entender que ali podiam ser encontrados os mais variados tipos de seres sobrenaturais, se escondendo e espreitando quem passasse pelas proximidades por trás das janelas da sombria construção.
E ao longo das décadas, várias dessas assombrações foram apresentadas ao público, como o Conde Orlok de Nosferatu (1922), a Megera da Górgona (1964), o Louco Marz de Madman (1982), o Pastor Henry Kane de Poltergeist (1982), o Príncipe Pendragon e sua corte de demônios de Jack, o Matador de Gigantes (1962) e os vários seres sobrenaturais da Casa do Espanto (1986).
Algumas dessas sinistras construções também abrigam mutantes, como os lobisomens da Fera Deve Morrer (1974), o Mikos Tanopulos de Rosso Sangue (1981) e o macaco-rato do Rato-Humano (1988).
Outras são o lar (ou esconderijo) de homens humanos, porém aberrantes, como o Michael Myers de Halloween (1978), o Klaus Wortmann de Antropophagus (1980), o Ida’s Son da Ilha dos Cães (1982), o Giorgio d’Orsino do Castelo Maldito (1995) e os irmãos Garth de Noite Infernal (1981).
Já em outros filmes, o castelo ou mansão em questão é cercado e/ou invadido por animais enfurecidos, como os ratos fizeram em Calafrio (1971) e A Vingança de Willard (2003) e todos os animais e vegetais revoltados fizeram na Invasão das Rãs (1972).
E é claro, em alguns filmes a construção assombrada apareceu apenas como parte do cenário, mas nunca foi mostrada por dentro, como em Equinox (1970).
Apesar de todas essas variações, não podemos negar que tinha lá um castelo ou mansão na história. Ou, no mínimo, alguma coisa que passava perto de um castelo ou mansão, né?
Bom, vai aqui a lista de links pra posts onde vocês podem encontrar mais informações sobre os filmes mencionados aqui:

A Casa do Espanto


A Fera Deve Morrer


A Górgona


A Ilha dos Cães


A Invasão das Rãs


Antropophagus


Calafrio e A Vingança de Willard


Equinox


Halloween


Jack, o Matador de Gigantes


Madman


Noite Infernal


Nosferatu


O Castelo Maldito


O Rato-Humano


Poltergeist


Rosso Sangue


Bom, esses são os filmes de terror envolvendo castelos e mansões que eu já mencionei até hoje. Mas vêm mais por aí! Aguardem!
Até a próxima!

3 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

A isso me deu tanta saudade da Hammer.

Gilberto Carlos disse...

Sabe que eu nunca tinha parado pra pensar que a maioria dos filmes de terror passam-se em castelos e mansões... O segundo lugar com certeza fica com as florestas, sempre mal assombradas.

Bússola do Terror disse...

Marcelo→ Bom, A Górgona foi da Hammer.

Gilberto→ Exatamente. E o próximo post desse tipo que eu vou fazer é sobre as florestas.