segunda-feira, 30 de março de 2015

TOM MCBRIDE

O oeste-virginiano Tom McBride faleceu em 1995, devido a complicações causadas pela AIDS.
Ele estreou na carreira num filme de terror, que foi também a única experiência dele na área: Sexta-Feira 13 – parte 2 (1981).
O personagem do Tom, chamado Mark, teve algumas curiosidades, se comparado à maioria dos outros personagens da série Sexta-Feira 13...
Não é preciso se informar muito sobre os filmes em que o Jason apareceu pra saber que pelo menos metade dos zeladores das colônias de férias vistas ali entram na história só pra morrer, sem nem terem tempo de falar muito sobre eles mesmos, né?
Pois é. O Mark tem uma história própria que ele conta.
Claro que a biografia dele não chega a se desenvolver muito. Mas pelo menos foge do estilo ‘oi, eu sou o fulano e vou morrer daqui a 10 minutos’, que é o comum nessa série, né?
Outra curiosidade é que o Mark é o único personagem cadeirante de todos os filmes do Jason. E ao contrário do que costumava acontecer naquela época quando um filme mostrava alguém numa cadeira de rodas, ele não foi tratado como coitadinho por ser cadeirante, ele não foi um personagem usado pra fazer nenhum apelo de caridade pras pessoas com necessidades físicas especiais, não aproveitaram o personagem pra discutir o preconceito contra pessoas com necessidades especiais nem nada disso. O fato do Mark usar uma cadeira de rodas era só uma característica do personagem, que não tornava ele melhor nem pior do que ninguém. Inclusive tiveram vários cadeirantes que mandaram cartas pro Tom na época elogiando exatamente isso.
E mesmo na cena em que o Jason ataca o Mark, ele não trata ele com mais piedade nem com menos piedade do que trata as outras vítimas dele. O personagem recebeu tratamento igualitário total mesmo.
Vale lembrar que o Mark foi uma das primeiras vítimas do Jason, já que foi só a partir DESSE filme que o vilão começou a matar pessoas.
Mas enfim: clique aqui pra ver mais informações sobre o Tom:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13 (1980) e a série cinematográfica que o filme originou.
Bom, aqui se encerram as homenagens aos atores de filmes de terror que já morreram.
Até a próxima!

Nenhum comentário: