segunda-feira, 25 de abril de 2016

PRESOS NO GELO

título original: Fritt Vilt
título brasileiro: Presos no Gelo
ano de lançamento: 2006
país: Noruega
elenco principal: Ingrid Bolsø Berdal, Rolf Kristian Larsen, Tomas Alf Larsen
direção: Roar Uthaug
roteiro: Jan Eirik Langoen, Magne Lyngner, Martin Sundland, Roar Uthaug e Thomas Moldestad

Em 1975, um garoto que nasceu com o lado esquerdo do rosto deformado desapareceu misteriosamente nas montanhas da Noruega.
Nos anos que se seguiram a isso, mais de 100 pessoas também desapareceram na mesma região.
Em 2006, um grupo de 5 amigos pós-adolescentes vão esquiar ali. E quando um deles se acidenta, eles não sabem o que fazer, pois vai anoitecer daqui a pouco, os celulares deles não pegam no alto daquela montanha nevada e eles não têm como descer lá de cima carregando um ferido.
A única alternativa parece ser se abrigar por essa noite no único vestígio de civilização que eles veem ao redor: um hotel abandonado.
A princípio, tudo corre bem. Mas o livro de registros do hotel mostra que ninguém se hospeda lá desde os anos 70. E quando eles andam pelos quartos e corredores, veem vários sinais de que teve gente ali até bem pouco tempo atrás. E o pior: marcas de sangue, objetos encontrados em lugares incomuns e outros indícios mostram que teve gente sendo morta ali até bem pouco tempo atrás!
Quando eles começam a ouvir barulhos estranhos pelo hotel e depois entram num dos quartos e encontram um lampião aceso, não restam dúvidas de que o assassino ainda se encontra ali, espreitando eles e vagando e se escondendo pelos corredores do hotel!
Agora os garotos vão ter que dar um jeito de fugir dali antes que seja tarde. Se é que já não é...

Presos no Gelo por si só já é um filme com ar de novidade: é um slasher norueguês. Quantos outros slashers noruegueses você já viu?rs
Bom, ele segue a fórmula exata dos slashers norte-americanos dos anos 80: um pequeno grupo de jovens ficam presos num lugar de difícil acesso sem poder receber ajuda imediata, começam a ser atacados e mortos por um maníaco deformado que se cobre com uma máscara e que tá ligado a uma tragédia que aconteceu há muitos anos e o final do filme é aquele mesmo que era o mais comum nos slahsers oitenteiros.rs
Apesar disso, Presos no Gelo foge de alguns clichês. Por exemplo, a 1ª vítima que o vilão faz no grupo de heróis é a garota virgem que se recusa a transar, chamada Ingunn. O único slahser oitenteiro em que eu também vi acontecer isso foi A Vingança de Crospy (1981).
Aqui, o cara engraçado do grupo dos heróis, chamado Morten, não é aquele babacão que fica só fazendo brincadeirinhas sem graça e falando merda o tempo todo. Ele brinca com todo mundo, mas ele também é inteligente, sabe falar sério na hora de falar sério...
Claro que Presos no Gelo também tem algumas falhas: o Morten teve uma fratura exposta na perna e caminha mancando como se tivesse só torcido o pé, os garotos vão comer a comida da dispensa sem se preocupar com a data de validade vencida (e bota VENCIDA nisso, visto que a dispensa tá trancada há mais de 30 anos!)...
Enfim, claro que não é nenhum clássico que vai entrar pra História do Cinema. Mas dentro do que se espera de um slasher, esse filme supera a maioria.
Imperdível pra fãs desse subgênero do terror.
Presos no Gelo teve 2 continuações. A 1ª (2008) conta o que se passou depois do 1º filme; a 2ª (2010) conta o passado do vilão.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre A Vingança de Cropsy.
Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Indicação interessante, tb não conhecia este filme.

Abraço

Bússola do Terror disse...

De uns 10 anos atrás pra cá o Cinema de Terror Norueguês acordou!rs
Tem aparecido bastante coisa interessante lá nesse sentido.
Abraço também!