segunda-feira, 23 de maio de 2016

O LOBISOMEM

título original: The Wolf Man
título brasileiro: O Lobisomem
ano de lançamento: 1941
país: Estados Unidos
elenco principal: Claude Rains, Evelyn Ankers, Lon Chaney Jr.
direção: George Waggner
roteiro: Curt Siodmak

“Uma doença mental na qual humanos imaginam que são lobos humanoides. De acordo com uma antiga lenda que ainda persiste em certas localidades, as vítimas realmente assumem as características físicas do animal. Existe uma pequena vila perto do Castelo de Talbot que ainda afirma que tem tido experiências horríveis com essa criatura sobrenatural. O símbolo do lobisomem é uma estrela de 5 pontas: um pentagrama.”

É esse o texto que vemos quando um figurante do filme O Lobisomem abre um dicionário e procura a palavra LICANTROPIA.
Não demora muito e começamos a ouvir alguns personagens do filme recitarem um misterioso poema popular:

“Até mesmo um homem que é puro de coração e reza suas orações à noite pode se transformar num lobo quando o acônito floresce e a Lua está brilhante no Outono.”

Essas pistas já mostram bem o que vai acontecer com o personagem Larry, que protagoniza o filme.
Devido à morte de seu irmão mais velho, ele volta pra casa pra ficar com o pai. Mas ao visitar uma loja onde compra uma bengala de prata, ele estranha o fato do objeto ter uma cabeça de lobo esculpida na ponta. E pergunta à vendedora Gwen, de quem ele começa a se aproximar a partir daí, o que é aquilo.
A mulher responde que aquela é a figura de uma criatura conhecida como ‘lobisomem’, que é um ser humano que se transforma num lobo em certas épocas do ano.
Mais tarde, uma amiga da Gwen é atacada e morta por um lobo. E o Larry ataca e mata o animal, mas acaba sendo ferido por ele. Mas fica realmente perturbado ao saber, mais tarde, que o cadáver de um homem (interpretado pelo ator Bela Lugosi) foi encontrado no lugar do cadáver do lobo... Já dá pra imaginar o resto, né?rs
Sobre o aspecto que o Larry assume, é só um lobo humanoide.
Aliás, o filme dá a entender que cada pessoa assume uma aparência diferente quando se transforma em lobisomem, já que o outro homem virava um lobo com aparência 100% de lobo mesmo e o Larry virava um lobo humanoide e completamente vestido.
Dizem que O Lobisomem foi uma tentativa da Universal Pictures de lançar um filme de lobisomem que fosse lembrado entre os fãs de filmes de terror, visto que, em 1935, eles tinham lançado O Lobisomem de Londres, que não tinha feito o sucesso esperado.
Parece que o objetivo foi alcançado, já que o filme teve 4 continuações (1943, 1944, 1945 e 1948). Mas em todas elas algum outro monstro dividiu a cena com o lobisomem, como o mutante criado pelo Dr. Frankenstein.
Um remake também foi lançado em 2010.
Aventura? Mais ou menos. Mas nada extremamente marcante.
Comédia? Não. Tentaram contar aqui uma história mais séria. Talvez com medo de repetir o mesmo ‘erro’ do Lobisomem de Londres, no qual realmente podemos ver algumas cenas cômicas que ficaram meio descabidas no filme. Aqui tentaram até fazer uma coisa mais gótica, com uma floresta assustadora e cheia de névoa.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre O Lobisomem:


E dê uma clicada aí do lado em ‘mutantes’ que você acha um post sobre O Lobisomem de Londres.
Até a próxima!

Nenhum comentário: