segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O MONSTRO DO MAR DE BERING

títulos originais: Beast of the Bering Sea / Bering Sea Beast
título brasileiro: O Monstro do Mar de Bering
ano de lançamento: 2013
país: Estados Unidos
elenco principal: Brandon Beemer, Cassandra Scerbo (creditada aqui como Cassie Scerbo), Jonathan Lipnicki
direção: Don E. FauntLeRoy
roteiro: Brook Durham

Em 1800, um homem chegou ao litoral do Mar de Bering dizendo que tinha sido atacado por um “vampiro do mar”.
Na mesma região, no final do século XIX, um pescador apareceu morto numa praia com mordidas estranhas pelo corpo. E logo depois, um barco que navegava nas proximidades teve a tripulação desaparecida, como se alguma coisa tivesse entrado ali e dado um sumiço em todos.
Desde 2012, também na mesma região, centenas de focas têm aparecido mortas e com todo o sangue sugado.
Em 2013, um pequeno grupo de catadores de metal chamado Black Drum decidiu explorar uma parte do Mar de Bering aonde ninguém vai. E um deles, ao mergulhar, vê alguma coisa enterrada e se mexendo na areia do fundo e vai catucar a coisa com uma faca...
Esse infeliz ato de curiosidade vai mostrar a todos o que são as criaturas responsáveis por todos os eventos descritos acima!

Lançado ao mesmo tempo na televisão com o nome de Bering Sea Beast e em DVD com o nome de Beast of the Bering Sea, O Monstro do Mar de Bering, como foi lançado no Brasil, não tem como ser considerado um bom filme. Não é um lixo absoluto. Mas é aquele filme de terror que só vale a pena você ver pra se distrair e sem esperar muita coisa.
Ele até consegue contar uma historinha que começa, se desenvolve e acaba. Mas tentou seguir demais os passos de outros filmes de terror pra ficar original.
Os monstros vistos aqui são uma raça de arraias monstruosas que se alimentam de sangue. Mas elas parecem se reproduzir da mesmíssima forma que os monstros de Alien (1979): um indivíduo mais velho da espécie bota um filhote dentro do tórax de um humano, depois de algumas horas o tórax do hospedeiro explode e um mini-monstro sai lá de dentro querendo matar todo mundo que encontra pela frente.
Quando as arraias são atingidas por luz forte, elas explodem! Além de bizarro, isso é um plágio escancarado do Caçador de Troll (2010).
Também é impossível não comparar O Monstro do Mar de Bering com Poseidon Rex (2013). Mas, como os 2 foram lançados no mesmo ano, aí fica difícil dizer quem plagiou quem.
Como seja, os 2 filmes mostram um grupo de pessoas procurando um tesouro no fundo do Mar, um cara que vai mexer numa coisa que ele vê enterrada no fundo do Mar, esse cara soltando acidentalmente um monstro marinho que tava ali, uma oceanógrafa que recolhe um filhote de monstro e leva pro laboratório dela pra analisar e que acaba perdendo o controle sobre o ‘bichinho’, uma máfia de bandidinhos provincianos que não chegam a fazer nada na prática durante o filme quase todo e um grupo de pessoas que saem de barco pra encarar o perigo mano a mano e têm como resultado disso um barco afundado.
Será que não é coincidência demais pra gente NÃO FALAR em plágio?rsrs
Os monstros em si são muito cheios de contradições...
Como eu já disse, eles explodem quando são atingidos por luz forte. Mas um deles aparece se expondo tranquilamente à luz solar quando ataca 2 velhos que tavam pescando num barco e nada acontece com a criatura.
É uma espécie que vive nas profundezas e, portanto respira água, certo? Mas essas arraias passam horas na terra numa boa, além de (a maior bizarrice de todas) conseguirem voar como se fossem aves!!!
A aparência deles também não ajuda muito: eles parecem aqueles sacões de lixo de plástico preto com uma máscara de monstro em cima!rs
Quanto aos personagens humanos, eles não têm carisma. E o cenário onde a história se passa é muito sem graça (talvez até por ser tudo meio cinzento) e, em alguns casos, incompreensível: o excesso de cenas escuras deixa a gente sem entender certas coisas direito.
Simplificando: veja O Monstro do Mar de Bering se você não tiver outra coisa pra ver.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘mini-monstros’ pra ver posts sobre Alien e Poseidon Rex e em ‘produções norueguesas’ pra ver um post sobre O Caçador de Troll.
Até a próxima!

Nenhum comentário: