sábado, 3 de dezembro de 2016

STUART CHARNO

O nova-iorquino Stuart Charno é um ator mais de dramas e comédias. Mas é bem lembrado pelos fãs dos filmes do Jason Voorhees.
Tudo começou em 1981, quando ele apareceu em Sexta-Feira 13 – 2ª parte (1981), interpretando o zelador de uma colônia de férias chamado Ted.
O personagem chama a atenção por algumas particularidades.
Quando esse filme se passa, em 1984, o Jason ainda é apenas uma lenda nas redondezas de Crystal Lake, embora muitos acreditem que ele ficou vivendo escondido na floresta da região desde 1957, quando desapareceu. E pela lógica, todos têm medo do tipo de fera que um menino louco e deformado pode ter se tornado vivendo sem nenhum contato com a civilização por 27 anos.
Numa noite em que os colegas do Ted tão sentados ao redor de uma fogueira naquela floresta falando exatamente sobre esse assunto, de repente uma figura monstruosa surge no meio deles gritando!
Todos fogem correndo. Mas, segundos depois, vemos que a ‘criatura’ era só o Ted com uma máscara de monstro fazendo uma brincadeira.
Bom, uma cena com a mesmíssima situação e o mesmíssimo desenvolvimento foi mostranda em outro slasher oitenteiro: A Vingança de Cropsy (1981).
Cheiro de plágio no ar? Com certeza.
O diretor de um desses filmes tinha um espião entre a equipe do outro filme? Possivelmente.
Mas a dúvida que fica é quem plagiou quem, já que os 2 filmes foram gravados ao mesmo tempo.
E a existência de plágio entre 2 slashers não é nenhum absurdo, já que esses filmes têm como uma da suas principais características trabalhar com clichês e imitam escancaradamente uns aos outros.
Outra curiosidade sobre o Ted é que ele não tem o destino final comum aos personagens do mesmo tipo dessa série. Afinal, ser zelador de uma colônia de férias de um filme do Jason significa em 99% das vezes ser assassinado. E não é o caso aqui.
Poucas horas antes do Jason começar seu massacre, os zeladores se dividem em 2 grupos: um grupo fica na colônia e o outro vai passar a noite num bar da cidade vizinha.
O Ted vai com o 2º grupo. E mesmo quando os outros zeladores decidem voltar pra colônia de madrugada, ele é o único que decide ficar no bar. Ou seja, ele nem passa perto de ser morto ou mesmo atacado pelo Jason.
Aliás, já que o personagem ficou vivo, achei muita falta de criatividade não reaproveitarem ele em filmes seguintes da série, né? Uma reaparição dele daria mais consistência à história.
De qualquer forma o Stuart apareceu em documentários sobre a série lançados alguns anos depois. Se trata de His Name Was Jason: 30 Years of Friday the 13th (2009) e Crystal Lake Memories: The Complete History of Friday the 13th (2013).
Outras produções de terror em que ele se envolveu foram Christine, O Carro Assassino (1983); Procura-se Rapaz Virgem (1985); Sonâmbulos (1992); Horrorween (2011); e 1 capítulo de Pesadelo Em Elm Street – a Série (1988).
Clique aqui pra ver mais informações sobre o Stuart:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre A Vingança de Cropsy e Sexta-Feira 13 (1980), que deu origem aos filmes do Jason.
Até a próxima!

Nenhum comentário: