segunda-feira, 20 de março de 2017

SCHLITZE

Definir a nacionalidade do Schlitze (e até mesmo a data de nascimento dele) é um pouco difícil. Afinal, não se sabe se ele nasceu no México ou nos Estados Unidos. E alguns historiadores dizem foi em 1881, outros dizem que foi em 1890 e outros dizem que foi em 1901.
Aliás, o próprio nome artístico dele também é difícil de definir, já que a forma Shlitzie também foi usada algumas vezes.
Sendo ele um anão de 1, 27m com microcefalia, ele teve uma carreira de décadas se apresentando em circos dos horrores (claro que pra nós, hoje, isso parece inadmissível, só que até o início do século XX era visto como normal apresentar pessoas deformadas como atrações em circos dos horrores). Mas, em 1932, ele também participou de 2 filmes de terror, sempre interpretando personagens esdrúxulos.
Se trata de A Ilha das Almas Selvagens e Os Monstros.
Claro que não eram personagens de grande peso na história, já que o Schlitze tinha uma certa limitação mental e de dicção. E assim, entender as coisas que ele falava não era lá muito fácil.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

"Monstros" de Todd Browning é um grande filme, que por trás dos personagens estranhos esconde uma sensível história.

Nos dias de hoje Browning seria destruído pela patrulha do politicamente correto.

Abraço

Bússola do Terror disse...

Bom, como Os Monstros foi um filme que usou deficientes físicos e mentais de verdade, eu acho que hoje nem terminaria de ser gravado, né? Quando viesse a público que esse filme tava em fase de produção, ia ter gente dizendo que ele tava explorando pessoas incapazes. E não iam permitir que as gravações continuassem.
Abraço também!