segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FALCÕES DE PRATA / SILVERHAWKS

título original: SilverHawks
títulos brasileiros: Falcões de Prata / SilverHawks
ano de lançamento: 1986
país: Estados Unidos
produção: Rankin/Bass Productions

Um grupo de heróis, cada um com uma habilidade diferente, tem uma base encimada por uma estátua gigante do animal que representa eles.
Esses heróis são orientados por um mentor mais sábio do que eles. E lutam contra um vilão principal que ‘se transforma’ num ser mais poderoso quando vai encarar eles pessoalmente.

Se não fosse pelo título do post e pelo pôster aí do lado, vocês iam pensar que eu tô falando de ThundersCats (1985), né?
Não é pra menos: a intenção dos criadores de SilverHawks ao criar o seriado era exatamente seguir os passos de ThunderCats.
Acontece que a Rankin/Bass Productions, uma das companhias responsáveis pela produção de ThunderCats, pretendeu repetir o sucesso desse seriado em 1986, lançando um seriado nos mesmos moldes. Só que se passando no espaço.
Claro que os personagens são outros, o tema e outro e tal. Mas é impossível olhar pro Monstro Estelar (o vilão principal de SilverHawks) e não se lembrar do Mumm-Ra (o vilão principal de ThunderCats), é impossível olhar pro Ninho dos Falcões (a base dos silverhawks) e não se lembrar da Toca dos Gatos (a base dos thundercats) e é impossível olhar pros traços de SilverHawks em geral e não se lembrar da aparência de vários personagens de ThunderCats.
Isso sem mencionar que os dubladores que SilverHawks teve no Brasil foram quase exatamente os mesmos que ThunderCats já tinha tido. O que fez os 2 desenhos ficarem mais parecidos ainda.
Curiosamente, na abertura que o seriado teve no Brasil, ele era anunciado como “Falcões de Prata”, embora nos comerciais ele fosse anunciado como “SilverHawks” mesmo. E na própria dublagem só se usava a expressão “silverhawks” quando os personagens falavam.
Bom, SilverHawks vai agradar mais aos fãs de ThunderCats, visto que, como já ficou bem claro, é o mesmo tipo de seriado, embora não tenha o mesmo carisma do outro. E ao contrário de ThunderCats, SilverHawks não teve um último capítulo produzido. Então, não temos um destino final pra maioria dos personagens.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre ThunderCats.
Até a próxima!

2 comentários:

Unknown disse...

Sabe que não me lembro desse desenho... Li nos comentários do seu outro blog que passava no SBT, passou em mais algum canal ?

Filmelixo

Bússola do Terror disse...

Na TV aberta, pelo menos, só passou no SBT mesmo.