segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

EDUARDO NORIEGA



O ator Eduardo Noriega é considerado um dos maiores astros da Espanha na atualidade.
Ele já teve experiências em todos os gêneros de filme até hoje. Mas foram raras as vezes em que trabalhou em produções de terror.
A 1ª foi em 2001, quando o Eduardo interpretou o vilão do filme A Espinha do Diabo.
É interessante lembrar que esse filme nem tem tanto terror assim... Aparecem lá uns fenômenos sobrenaturais ao longo do filme todo, mas isso funciona mais como um detalhe da história. O tema principal é a opressão que um grupo de garotos sofrem num internato, por parte do zelador sádico e ambicioso (o personagem do Eduardo) e de alguns outros garotos mais velhos que também vivem no internato.
E até o fim de 2013 deve estrear um filme francês de terror light do qual Eduardo também participa (ainda tão terminando de gravar as últimas cenas): é uma nova versão da Bela e A Fera, dirigida pelo Christophe Gans.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Eduardo:


Até a próxima!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

EDUARDO CAPETILLO



Sem dúvida que o ator mexicano Eduardo Capetillo é mais conhecido no Brasil pelas novelas mexicanas em que já trabalhou e que já foram exibidas (e muitas vezes reprisadas) pelo SBT.
Mas pouca gente que já assistiu essas novelas sabe que a estreia dele como ator, quando ele tinha 15 anos, foi num filme de terror. Se trata de uma coprodução méxico-estadunidense (o elenco e o diretor são mexicanos e o filme é falado em Espanhol, mas foi gravado nos Estados Unidos) de 1985, lançada no México como Cementerio del Terror e nos Estados Unidos como Zombie Apocalypse.
Uma coisa curiosa sobre esse filme é que, apesar de ter uma história única, ele tá dividido em partes influenciadas por subgêneros diferentes do terror: começa dando a entender que é um filme de seita satânica, mas logo assume características de slasher e depois acaba virando um filme de zumbi!
É que começa com um grupo de pós-adolescentes naquela situação comum que a gente costuma ver em filmes de terror dos anos 80: 3 rapazes tentando impressionar 3 garotas que eles querem comer.rs E como um deles encontra um livro de magia negra, tem a brilhante ideia de roubar um cadáver do necrotério da cidade e usar uma magia que viu no livro pra ressuscitar o cara... Mas nem desconfia que o cadáver em questão é de um mago satanista!
O pior é que a magia funciona e o mago ressuscitado logo parte pra cima dos 6. E mesmo com eles indo se abrigar numa casa abandonada perto de um cemitério, o mago vai matando 1 por 1 no ‘estilo Jason Voorhees’ e acaba pegando o livro de magia negra que eles tinham achado.
Aliás, as cenas dele perseguindo os garotos dentro da casa me lembraram muito as cenas de Rosso Sangue (1981) em que o mutante persegue os heróis daquele filme dentro da mansão.
Bom, algumas horas depois, um grupo de crianças que tavam passeando pelas redondezas acabam entrando na casa e também são atacadas pelo mago, mas conseguem fugir pro cemitério. Só que ele usa as magias do livro pra transformar todos os cadáveres do cemitério em zumbis sob a hipnose dele. E o personagem do Eduardo, que é o ‘líder’ das crianças, vai ter que defender os amigos do ataque desses mortos-vivos...
Pros padrões dos anos 80, com os efeitos especiais característicos da época, Cementerio del Terror é um filme bom. E se você gosta de slashers e/ou de filmes de zumbis, com certeza vale a pena ver.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Eduardo:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Rosso Sangue.
Até a próxima!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DEFENSORES DA LUZ MASKMAN



título original: Hikari Sentai Masukuman
título brasileiro: Defensores da Luz Maskman
ano de lançamento: 1987
país: Japão
elenco principal: Issei Hirota, Kanako Maeda, Koichi Kusakari, Ryosuke Umizu, Yuki Nagata
direção: Keita Amemiya e Minoru Yamada
roteiro: Hirohisa Soda e Toshiki Inoue

De todos os sentais já vistos na TV aberta do Brasil, o que passou mais despercebido na época em que foi exibido sem dúvida nenhuma foi Defensores da Luz Maskman. E não é difícil entender por quê: ele foi apresentado ao público brasuca pela extinta Rede Manchete em 1991, ano em que 4 emissoras brasileiras (Globo, Manchete, Bandeirantes e SBT) exibiam, contando tudo, 15 outros seriados japoneses de aventura. Com essa saturação na mídia da época, é claro que Maskman foi visto como apenas mais 1 entre tantos programas do mesmo tipo, não chamando a atenção do público.
Mas, curiosamente, de uns 10 anos atrás pra cá, esse seriado conquistou uma certa legião de fãs na Internet, passando a ser considerado cult.
A tradução que Maskman recebeu no Brasil também não ajudou muito, pois deu umas derrapadas brabas. A pior foi no que diz respeito a uma vilã que se disfarça de homem durante o seriado todo e só no final descobrem que ela é mulher: a tradução simplesmente ignorou essa parte. Aí, na cena em que ela se revela, tiveram que inventar lá umas falas improvisadas pra poder a cena fazer algum sentido.
E a própria história também apresenta algumas contradições no seu desenrolar e deixa algumas situações sem explicação.
A única novidade que Maskman traz é em relação aos vilões: aqui eles vêm de dentro da Terra, e não de fora da Terra. É que em quase todos os outros sentais, os vilões são extraterrestres, mas em Maskman eles são criaturas subterrâneas.
Mas parece que é quase impossível um sentai romper relações por completo com o elemento extraterrestre e esse aqui não foi uma exceção: botaram lá uma garota alien visitando a Terra (embora ela apareça em 1 capítulo só).
Outra coisa legal sobre os vilões aqui é que quase todos tiveram o lado psicológico bem trabalhado. Mas foram raras as vezes em que causaram problemas sérios aos heróis.
Tirando isso, vemos o mesmo tema de sempre dos sentais: um grupinho de heróis com armaduras de cores diferentes (os Maskman) lutando contra uma quadrilha de vilões com superpoderes (o Império Tube).
De qualquer forma, Maskman agrada a fãs de sentais. E se você gosta de seriados de aventura em geral, também vale a pena dar uma olhada.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


Até a próxima!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

EDDIE CIBRIAN



O ator californiano Eddie Cibrian tem mais trabalhos televisivos do que cinematográficos no currículo. Aliás, provavelmente ele é mais conhecido no Brasil exatamente por um trabalho que teve na televisão: o seriado Parceiros da Vida, no qual interpretou o bombeiro Jimmy.
Mas as 2 únicas experiências dele até hoje na área do terror foram exatamente um trabalho no cinema e outro na televisão. E curiosamente, os 2 foram lançados em 2005.
O 1º foi no filme A Caverna e o 2º foi no seriado Invasion.
Aliás, embora A Caverna tenha deixado uma porta escancarada pra uma continuação, até agora não rolou.
Outra curiosidade que vale lembrar sobre esse filme é que ele faz parte da trilogia de filmes de terror de monstros subterrâneos de 2005.rs
Bom, isso não é uma trilogia oficial, é claro. Mas é que, além da Caverna, outros 2 filmes de terror com o mesmo tema (um grupo de pessoas que descem ao subterrâneo e lá encontram monstros) foram lançados naquele ano: A Caverna do Medo e Abismo do Medo.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Eddie:


Até a próxima!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

DIETHER OCAMPO



Ao lado das carreiras de cantor e modelo, o filipino Diether Ocampo mantém uma respeitável carreira de ator. Não só pela quantidade de produções em que já trabalhou até hoje, mas também pela diversidade de gêneros: aventura, drama, musical, policial, romance, comédia (por sinal, alguns sites afirmam que ele foi o ator filipino que já fez mais comédias) ... E também já interpretou uma série de heróis de novelas filipinas.
No meio disso tudo, é claro que ele também já teve experiências na área do terror.
A estreia do Diether nas produções do gênero foi no filme de terror Magandang Hatinggabi (1998).
Em 2006, ele teve no seriado de terror Komiks.
Em 2008, o Diether teve no seriado de terror Lobo.
E em 2010, ele teve no filme de terror Dalaw.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o Diether:


Até a próxima!