segunda-feira, 24 de junho de 2013

ALIEN / O OITAVO PASSAGEIRO


título original: Alien
títulos brasileiros: Alien / O Oitavo Passageiro
ano de lançamento: 1979
países: Estados Unidos / Inglaterra
elenco principal: Bolaji Badejo, Eddie Powell, Sigourney Weaver
direção: Ridley Scott
roteiro: Dan O’Bannon e Ronald Shusett


Talvez a espécie de feras espaciais que mais se celebrizou no Cinema de Terror do final dos anos 70 pra cá tenha sido a dos aliens. E a 1ª vez em que 2 espécimes dessa espécie foram mostrados ao público foi no filme Alien, às vezes exibido no Brasil com o título original, outras vezes com o título de O Oitavo Passageiro.
O 1º espécime, um tipo de aranha crustácea com um rabo enorme, já chega dando um belo susto no público ao saltar e agarrar ferozmente a cara de um dos heróis do filme. Mas o 2º, um parasita filho do 1º, é que vai realmente levar o terror a eles...
Embora esse filme não dê nenhuma grande informação sobre a espécie, na 1ª continuação que ele teve (1986) aprendemos bem mais sobre essas feras. E talvez esse 2º filme só decepcione alguns pelo deja vu do final, já que a heroína se livra do monstro principal do 2º filme da mesma forma que tinha se livrado do monstro principal do 1º. Mas isso não chega a incomodar tanto.
Outras 5 continuações oficiais foram lançadas (1992, 1997, 2004, 2007 e 2012). E também uma continuação não oficial como curta-metragem (2003).
Bom, o 1º filme foi todo gravado na Inglaterra, embora vários membros da equipe sejam dos Estados Unidos. E o monstro foi interpretado em algumas cenas pelo nigeriano Bolaji Badejo e em outras pelo inglês Eddie Powell.
Clássico de ficção científica misturada com terror, Alien conta com bons momentos de suspense e dá vários sustos no público até as últimas cenas (pelo menos se você tá vendo pela 1ª vez). E o clima de aventura fica mais pro final, nas cenas em que a Tenente Ellen Ripley tá fazendo o que pode pra fugir e voltar pra Terra.
A única coisa que eu não gosto nesse filme é do excesso de luzes piscando incessantemente na nave. Isso tornou algumas cenas realmente incompreensíveis pra quem tá vendo o filme pela 1ª vez.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Alien:


Até a próxima!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

ERICH ANDERSON



Uma das características mais curiosas da série cinematográfica Sexta-Feira 13 é que a história de quase nenhum filme se passa no ano em que esse filme foi lançado: o 1º filme é de 1980, mas a história se passa em 1979; o 2º filme é de 1981, mas a história se passa em 1984; o 3º filme é de 1982, mas a história se passa nos dias seguintes à história do 2º, portanto, também em 1984...
Bom, o 4º filme é a exceção: foi lançado em 1984 e a história se passa nos dias seguintes à história do 3º, ou seja, em 1984. É o único filme do Jason que se passa no mesmo ano em que foi lançado.
Agora vejam só: de acordo com o filme de 1981, a agora abandonada Colônia de Férias de Crystal Lake tinha sido o palco de um terrível massacre (mostrado no filme de 1980) promovido pela assassina Pamela Voorhees, que provocou o fechamento do local. O lugar, agora apelidado de Camp Blood por causa do seu passado, não passa de um aglomerado de cabines em ruínas.
Curiosos, um rapaz e uma moça chamados Jeffrey e Sandra resolvem ir até lá pra dar uma olhada... E a partir desse momento, começam a ser seguidos por uma misteriosa figura que, até então, nunca tinha causado problema nenhum ali: o Jason Voorhees, filho da Pamela Voorhees.
O Jeffrey e a Sandra não demoram a se tornar as primeiras das várias vítimas do vilão nesse filme e nos seguintes...
Mas, no filme de 1984, o irmão da Sandra, chamado Rob, aparece pra vingar a morte da irmã, disposto a destruir o Jason.
Até aí, nada demais. Se não fosse o fato do ‘irmão justiceiro’ trazer embaixo do braço um vasto material de documentos e jornais originais que ele encontrou sobre o Jason desde que o vilão era criança...
Mas, como eu disse lá em cima, a história desse filme se passa poucos dias depois da história do filme em que o Jason matou a Sandra. Então, em menos de 1 semana, o Rob conseguiu juntar essa documentação tão rara com tanta facilidade assim?! E isso em 1984, quando nem existia Internet (naquela época, pra fazer uma pesquisa, você tinha que ir pessoalmente de lugar em lugar onde tivesse algum acervo de documentos e ir catando até achar o que você tivesse procurando)!
Forçaram um pouco a barra com a velocidade em que o rapaz ‘agiu’, né? Mas isso foi por causa do 3º filme da série, que tinha desagradado o público por mostrar uma história muito desconectada dos filmes anteriores. Ou seja, pra consertar isso, no 4º filme tentaram criar uma história mais ligada aos fatos dos 2 primeiros filmes. Por isso, botaram lá um irmão de uma personagem do 2º filme (aliás, uma personagem importante, já que ela foi uma das responsáveis por ‘soltar’ o Jason). E como o Rob tinha que passar uma imagem mais consistente pro público, ele chegou na história como um ‘especialista em Jason’, né?rs
Bom, o Rob foi interpretado pelo ator Erich Anderson, que também teve até hoje em mais 4 produções de terror: o telefilme As Bruxas de Eastwick (1992), o filme O Principal Suspeito (1997), 2 capítulos do seriado Limites do Terror (em 1996 e em 2001) e 1 capítulo do seriado Entre Vidas (2009).
Clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13.
Até a próxima!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

BENICIO DEL TORO



O porto-riquenho Benicio del Toro tem uma ampla carreira principalmente com dramas e comédias no curriculum. Mas foram raras as participações dele em produções de terror até hoje.
A estreia dele na área foi em 1994, em 1 capítulo do seriado de terror Contos da Cripta.
E em 2010, o Benicio apareceu no filme de terror O Lobisomem, do qual ele também foi o produtor.
Esse filme é um remake do outro com o mesmo nome, lançado em 1941.
O Lobisomem é uma coprodução anglo-estadunidense: o diretor e os roteiristas são dos Estados Unidos, mas mais da metade dos atores são da Inglaterra (e o filme foi todo gravado na Inglaterra também).
O Benicio interpreta o lobisomem que dá nome ao filme.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ator:


Até a próxima!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O PREDADOR



título original: Predator
título brasileiro: O Predador
ano de lançamento: 1987
países: Estados Unidos / México
elenco principal: Arnold Schwarzenegger, Elpidia Carrillo, Kevin Peter Hall
direção: John McTiernan
roteiro: Jim Thomas e John Thomas

“El Diablo Cazador de Hombres.” Assim os índios guatemaltecas se referem a uma misteriosa assombração que, de acordo com as lendas locais, vive na selva do país deles e que mata brutalmente todos que se atrevem a entrar em seus domínios.
Carcaças humanas horrivelmente estraçalhadas encontradas pela selva parecem confirmar a existência desse ser. Mas quem vai descobrir definitivamente o que há por trás dessa lenda é uma pequena tropa do Exército dos Estados Unidos, mandada até a selva da Guatemala numa missão especial... da qual quase ninguém vai voltar vivo!

Com esse roteiro, O Predador apresentou ao público uma das espécies de monstros espaciais mais famosos da história recente do cinema.
Gravado no México, embora o diretor e quase todos os atores sejam dos Estados Unidos, esse filme é considerado um clássico do final dos anos 80. Além de ser o 1º de uma série cinematográfica de 5 filmes (os outros 4 foram lançados em 1990, 2004, 2007 e 2010). E mais um curta-metragem (2003) que não faz parte da série oficial e mostra os predadores lutando contra o Batman (?!).
Bom, só os 2 primeiros filmes (principalmente o 2º) se fixaram com mais força no gênero ‘terror’. Os seguintes, embora mantenham evidentemente o subgênero ‘terror light’, se prenderam mais aos gêneros ‘aventura’ e ‘ficção científica’. Então, O Predador e suas continuações agradam a fãs de todos esses gêneros.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E pode clicar aí do lado em ‘atores de filmes de terror’ pra ver um post sobre o Arnold Schwarzenegger, que interpretou o herói principal do filme.
Até a próxima!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A CASA DO ESPANTO



título original: House
título brasileiro: A Casa do Espanto
ano de lançamento: 1986
país: Estados Unidos
elenco principal: George Wendt, Kay Lenz, William Katt
direção: Steve Miner
roteiro: Ethan Wiley e Fred Dekker

Entre as comédias de terror dos anos 80, acho que A Casa do Espanto é uma das mais famosas.
Também é interessante lembrar que esse foi o 1º filme de uma série cinematográfica. Mas que essa série não é de uma história inteira dividida em vários filmes: cada um dos 4 filmes que formam a série (os outros 3 foram lançados em 1987, 1989 e 1992) conta uma história independente, só tendo em comum que todos se passam em casas assombradas.
No 1º, o escritor semidecadente Roger, um militar aposentado, descobre que a casa onde ele foi criado é cheia de portais pra outras dimensões, que se abrem em cômodos diferentes da casa em horas diferentes do dia. E assim, ele descobre que o filho, que simplesmente sumiu sem explicação ao cair na piscina da casa, na verdade entrou por um desses portais que se abriu ali na hora e agora tá preso em outra dimensão!
O problema é que os portais também dão passagem de lá pra cá, ou seja, os monstros que vivem nas outras dimensões também vêm frequentemente à casa do Roger pra atacar ele!
A Casa do Espanto também tem bons momentos de aventura. E a parte de humor fica principalmente a cargo do personagem Harold, que consegue ser o vizinho mais mala sem alça do Mundo!rs
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!