segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

KAALO

título original: Kaalo
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2010
país: Índia
elenco principal: Abhijeet Satam, Aditya Srivastava, Paintal
direção: Wilson Louis
roteiro: Mamta Patnaik e Wilson Louis

Num deserto da Índia, ficava a aldeia de Kulbhata.
Conta uma lenda que, em 1750, uma bruxa chamada Kaalo começou a matar meninas ali (acreditava-se que, a cada vez que matava uma menina, a suposta bruxa ganhava a imortalidade por algum tempo, mas, passado esse tempo, ela tinha que matar outra menina pra ganhar outro período de imortalidade).
Num certo momento, os aldeões capturaram a tal de Kaalo e enterraram ela no deserto, acreditando que mataram ela ao fazer isso. Mas, pouco depois, todos abandonaram a aldeia...
A lenda conta que o motivo da retirada foi alguns aldeões terem visto a suposta bruxa no deserto, ainda mais furiosa do que antes!
Então, a criatura não era exatamente uma bruxa. Na verdade, não era nem sequer humana! Mas sim algo bem pior...

Talvez o que seja mais estranho em Kaalo é que, desde o prólogo do filme, o narrador deixa claro que a espécie de criatura à qual a personagem-título pertence não é humana (embora, a princípio, ela tenha sido confundida com uma bruxa). Mas os demais personagens que se deparam com a criatura insistem em chamar ela de “bruxa” ao longo do filme.
Só quando já tá chegando no fim é que o Sameer, o herói principal, comenta: “Nós temos que matá-la. Não importa se ela é uma bruxa ou alguma outra coisa”.
Bom, fica difícil entender que alguém olhe pra uma criatura com cara de monstro, asas enormes nas costas e que consegue correr por baixo da terra e chame isso de “bruxa”, né? Minimamente, isso seria definido como um monstro, não uma bruxa.
Mas enfim: não é difícil perceber que Kaalo foi amplamente inspirado em Olhos Famintos 2 (2003). Ambos os filmes mostram um grupo de pessoas atravessando um deserto de ônibus e sendo atacadas por um demônio voador que vai matando todo mundo que consegue.
Kaalo também foi inspirado numa lenda do folclore indiano.
O filme tem bons momentos de aventura, tem um herói corajoso enfrentando uma inimiga indestrutível pra salvar a vida da única menina que tá presente no grupo, não é tão longo quanto outros filmes indianos que a gente vê...
Não tem muitas cenas de violência explícita. Quando a Kaalo mata alguém (e olhem que ela mata quase todos os personagens do filme) isso geralmente não é mostrado com muitos detalhes.
No quesito originalidade, podemos destacar que Kaalo se passa todo durante o dia: não tem nenhuma cena noturna (coisa rara em filmes de terror). Aliás, quando a gente assiste o filme, dá pra sentir o sol do deserto cozinhando os pobres dos atores ali.rs
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

2 comentários:

Filme Lixo disse...

Para quem acha que já viu de tudo, sempre tem uma surpresa kkkk

Bússola do Terror disse...

Pois é. Eu também comecei a dar uma olhada nos filmes indianos de terror há pouco tempo.
Tem muita coisa interessante. Mas também tem cada bomba...rsrs