sexta-feira, 17 de abril de 2015

JON RENFIELD

“É muito difícil ser ator hoje em dia no Brasil.”

Quem já conviveu com atores ou já teve alguma experiência como ator com certeza já ouviu essa frase.
Bom, eu só acho que ela precisa ser reformulada pra:

“É muito difícil ser ator.”

Não se trata nem de “hoje em dia” nem de “Brasil”.
Se você estudar a História do Teatro, a História do Cinema e a História da Televisão, você vai ver que uma característica muito comum da profissão de ator é a entrada muito frequente de novos profissionais e a manutenção de uma quantidade muito pequena desses mesmos profissionais.
Simplificando: é uma profissão em que entra muita gente, mas fica pouca gente.
Os atores que ficam na profissão pelo resto da vida, até a velhice, são uma quantidade mínima entre a totalidade que entra.
A grande maioria tem uma carreira curta. Muitos fazem 1 único filme ou 1 único seriado e depois somem completamente. Ou então, fazem meia dúzia de trabalhos num período de menos de 10 anos e também somem por completo.
Talvez o exemplo mais explícito disso seja o Vale A Pena Ver de Novo: quando a gente tá vendo qualquer novela que tá sendo reprisada ali, tem sempre alguém que comenta “Esse rapaz nunca mais apareceu!” ou “Essa moça nunca mais apareceu!”, né?
Os motivos disso são os mais variados: falta de convite pra novos trabalhos, desinteresse do próprio ator pela profissão depois de conhecer ela mais de perto, falta de condições físicas pra trabalhar nessa área (principalmente quando a pessoa trabalha em novela, é um consumo de tempo integral da vida dela, pois ela fica no estúdio ou no local da gravação de Segunda a Sábado, de manhã até de noite, desde o início das gravações até a última semana da novela!)...
Bom, um ator que fez parte desse grupo comum é o Jon Renfield.
De acordo com o IMDB, a carreira dele só durou de 1984 até 1988. E no último ano em atividade, ele participou do único trabalho dele num filme de terror: Sexta-Feira 13 parte 7.
O Jon interpretou o personagem David... Nada a declarar sobre o dito cujo. É só mais um pós-adolescente bobão que o Jason mata.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o ex ator:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre o filme Sexta-Feira 13 (1980) e suas continuações.
Até a próxima!

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

cara, você pegou o Jon errado, esse aí na foto é o Jon Hamm

Bússola do Terror disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bússola do Terror disse...

Ih! E não é que é mesmo!
Agora que você comentou eu procurei no Google e vi.
Mas no site em que eu achei essa foto tava constando como uma foto atual do Jon Renfield.
Falha nossa...