segunda-feira, 13 de julho de 2015

SLEEPAWAY CAMP

título original: Sleepaway Camp
título brasileiro (não oficial): Acampamento Sinistro
ano de lançamento: 1983
país: Estados Unidos
elenco principal: Christopher Collet, Felissa Rose, Jonathan Tierston
direção e roteiro: Robert Hiltzik

A colônia de férias de Camp Arawak é o palco de um violento mistério...
Uma estranha garota chamada Angela, que nunca abre a boca pra falar nenhuma palavra, passa dias sem comer e fica olhando fixo pras pessoas ao redor dela, tá indo lá pela 1ª vez. E devido a esse comportamento, ela se torna alvo do bullying de quase todos os adolescentes e crianças da colônia.
Só que todas as pessoas que fizeram ou tentaram fazer alguma coisa contra a garota foram brutalmente atacadas por um agressor misterioso. Quase todas morreram, outras ficaram com tantas sequelas que não têm condições de explicar o que houve.
E tudo indica que a coisa não vai parar...

Embora Sleepaway Camp tenha sido apelidado pelos seus fãs brasileiros de Acampamento Sinistro, ele nunca foi lançado comercialmente no Brasil.
Acampamento Sinistro, na verdade, é o nome com o qual a continuação do filme (1988) foi lançada em terras brasucas.
Por falar nisso, o filme teve outras 3 continuações além dessa (1989, 2002 e 2008).
Bom, temos aqui mais um entre tantos e tantos slashers dos anos 80 que se passam em campings, clubes, colônias de férias e adjacências. E é claro, o vilão é um assassino que apresenta uma mistura de problemas mentais e instinto de vingança.
Enfim, quem já viu Sexta-Feira 13 (1980), A Vingança de Cropsy (1981), Madman (1982) e Contagem de Cadáveres (1986) talvez, a princípio, não veja nada de novo em Acampamento Sinistro.
Mas esse filme tem uma pequena diferença em relação à maioria dos outros: o mistério principal aqui não é exatamente a identidade do assassino, mas sim o motivo que fez a pessoa em questão enlouquecer e virar um serial killer.
Bom, claro que não vamos negar que se faz, sim, um certo mistério sobre a identidade do criminoso, que só é revelada explicitamente na última cena. Mas, venhamos e convenhamos, desde o início do filme só tem 2 possibilidades de quem pode ser o assassino (a própria Angela ou então o primo superprotetor dela, chamado Ricky). E mesmo assim, uma das possibilidades (a verdadeira) parece bem mais óbvia do que a outra.
O único assassinato que fica sem explicação é o da vilã Judy. A figura que mata ela é mostrada rapidamente e contra a luz. Mas não se parece com nenhum dos 2 suspeitos.
Acampamento Sinistro tem bons momentos de suspense.
Aventura... Mais ou menos. Mas também não é paradão.
Comédia... Sim. Em cenas avulsas, geralmente envolvendo personagens menores da história. Mas são só aquelas brincadeirinhas bobas de adolescentes em que um mostra a bunda pro outro, um dá um susto no outro quando o outro tá dormindo... Será que alguém acha graça disso?
Mas enfim: clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre A Vingança de Cropsy, Contagem de Cadáveres, Madman e Sexta-Feira 13.
Até a próxima!

Nenhum comentário: