segunda-feira, 31 de agosto de 2015

THE STRANGENESS

título original: The Strangeness
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1985
país: Estados Unidos
elenco principal: Dan Lunham, Diane Borcyckowski, Rolf Theison
direção: Melanie Anne Phillips (creditada aqui como David Michael Hillman)
roteiro: Chris Huntley e Melanie Anne Phillips

Numa região desabitada do litoral dos Estados Unidos fica uma mina que foi abandonada há muitas décadas.
Ninguém nunca soube ao certo por quê a mina foi fechada. Mas é fato que muitos mineiros que entraram lá nunca mais saíram. E os índios sempre evitaram passar naquelas proximidades, contando lendas sobre alguma coisa perigosa que vive embaixo da terra naquela região...
Mesmo assim, uma companhia de mineração decide reinaugurar a mina. E manda uma equipe de 5 pessoas até ali pra verificar se a mina já pode ser reaberta desde já.
Um escritor que quer escrever um livro sobre o assunto e a esposa dele conseguem permissão pra se juntar ao grupo.
E todos os 7 vão descobrir o que causou o desaparecimento dos mineiros ali no passado...

Posso começar esse post afirmando que a maioria das pessoas que vão ler nunca ouviram falar em The Strangeness. Afinal, foi um filme feito quase exclusivamente com atores desconhecidos (a maioria fez só esse filme ou poucos além desse).
Aliás, isso inclui até o roteirista Chris Huntley, que entrou em cena interpretando o personagem Tony.
Não sei dizer exatamente por que a diretora Melanie Anne Phillips usou aqui o pseudônimo de David Michael Hillman... Mas suponho (apenas suponho) que tenha sido pra dar uma certa ‘moral’ ao filme: lembrando que The Strangeness foi gravado nos anos 80, ela pode ter achado que ninguém naquela época ia levar a sério um filme de terror dirigido por uma mulher.
Bom, nenhuma explicação é dada sobre a origem do monstro subterrâneo que ataca os humanos na mina (a cena do prólogo já deixa claro desde os primeiros minutos de filme que tem um monstro subterrâneo na história). Mas ao longo do filme já fica claro que existe mais de 1, pois os heróis encontram o esqueleto de uma criatura da mesma espécie caído no chão da caverna.
Ele lembra um pouco o monstro de Octaman (1971). Mas é muito maior (tem uns 4 metros) e é visivelmente um boneco de massa que se move com o efeito stop-motion.
Alguns sites satirizaram bastante The Strangeness exatamente por causa do monstro, dizendo que ele é (em Inglês) uma xereca gigante assassina.rsrsrs
Acontece que a criatura tem um buraco na testa que parece... Bom, vocês entenderam. E por ali ela fica soltando a gosma que usa pra atacar os humanos.
Aliás, embora o monstro apareça numa das cenas devorando um dos personagens, os outros que ele mata são apenas embebidos nessa gosma ácida que ele solta e depois abandonados, sem ser devorados... Meio contraditório, né?
Ação? Sim. Embora a aventura aqui se restrinja basicamente aos últimos 15 minutos de filme. Mas o resto também não chega a ser muito paradão.
Suspense? Regular.
Humor? Nenhum. Tentaram contar aqui uma história mais séria.
Em termos técnicos, a iluminação também é boa. Afinal, embora o filme se passe quase todo dentro da mina, não fica aquela escuridão que deixa a tela toda preta e torna as cenas incompreensíveis.
A última cena deixa uma porta aberta pra uma continuação. Mas nunca rolou.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre The Strangeness:


E clique aí do lado em ‘mutantes’ que você acha um post sobre Octaman.
Até a próxima!

Nenhum comentário: