segunda-feira, 18 de julho de 2016

O MONSTRO QUE DESAFIOU O MUNDO

título original: The Monster That Challenged the World
título brasileiro: O Monstro que Desafiou o Mundo
ano de lançamento: 1957
país: Estados Unidos
elenco principal: Audrey Dalton, Hans Conried, Tim Holt
direção: Arnold Laven
roteiro: David Duncan e Pat Fielder

Em 1957, um terremoto mais forte que o comum acontece no fundo de Salton Sea, um lago de água salgada na California.
Poucos dias depois, várias pessoas começam a desaparecer quando entram no lago por algum motivo. E os cadáveres reaparecem depois com todo o sangue drenado inexplicavelmente...
Grandes borras de gosma também começam a aparecer nas margens do lago e nos barcos que passam por ali, mas ninguém entende o que é aquilo...
Liderados pelo Tenente John, alguns membros da Marinha dos Estados Unidos vão sondar o lago pra ver o que há ali. E depois que 2 mergulhadores do grupo entram na água, eles veem a causa do problema. Ou pior: a causa do problema vê eles!

O Monstro que Desafiou o Mundo (título meio exagerado, já que as criaturas que aparecem aqui não chegam nem a atacar a California inteira, menos ainda o Mundo) é mais um filme de monstros pré-históricos. Mas, como uma boa quantidade de filmes de monstros dos anos 50, ele não deixa de mencionar a radiação atômica causada por testes nucleares como um dos motivos dos problemas que os heróis tão enfrentando: se as criaturas pré-históricas que tão atacando os humanos ali já tão causando tragédias, o fato da água do lago ser radioativa tá fazendo elas crescerem mais rápido do que o normal, transformando elas em monstros gigantes no mesmo dia em que saem de seus ovos.
A aparência das criaturas também é meio... eclética. Uma mistura de caramujo com lagarta de jardim. É que, de acordo com o filme, eles são moluscos pré-históricos (inclusive, o corpo deles termina em concha de caramujo); mas, como um todo, eles lembram muito mais lagartas mesmo.
Também dá pra ver que a produção só teve grana pra fazer 1 boneco, pois vários monstros são vistos ao longo do filme, mas só aparece 1 em cada cena.
Pros padrões dos anos 50, até que O Monstro que Desafiou o Mundo tem cenas relativamente agressivas. Mas nada que não passe num desenho animado de hoje.
Também tem algumas partes bobas, como um homem que morre de derrame cerebral porque levou um susto ao ver um dos monstros e uma longa e desnecessária cena de jantar entre o John e a secretária do gabinete onde ele trabalha. Mas, descontando uma bobagenzinha ou outra, é um bom filme.
Pra encerrar, só vou lembrar que o Arnold Laven também foi o diretor do seriado Shazam! (1974), que eu também já indiquei aqui no blog.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre O Monstro que Desafiou o Mundo:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha o post sobre Shazam!
Até a próxima!

Nenhum comentário: