segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A FEITICEIRA FACEIRA

título original: Winsome Witch
título brasileiro: A Feiticeira Faceira
ano de lançamento: 1965
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

A Vassourinha é uma bruxa que mora numa casa no meio de uma floresta, acompanhada pela vassoura mágica Piaçava.
De vez em quando, ela vai procurar trabalho numa agência de empregos, administrada por um ex lobisomem. E aí ela consegue trabalhos eventuais como babá e professora.
Às vezes, ela também enfrenta bandidos, animais perigosos da floresta ou extraterrestres. Ou então ela ajuda personagens de histórias clássicas a resolverem seus problemas.

A Feiticeira Faceira é mais um dos desenhos feitos pra integrar o programa The Atom Ant/Secret Squirrel Show, ao lado do Esquilo Sem Grilo, da Formiga Atômica, da Lula Lelé, do Zé Buscapé e do Xodó da Vovó. Mas, comparado com os outros 5, esse aqui é o que pretende ser engraçado de uma forma mais despretensiosa. Talvez pelo fato da personagem principal ser antes de tudo cômica e de ela mesma rir sempre das situações em que se mete.
Eu não me espantaria se alguém dissesse que a Madame Riso, de She-Ra (1985), foi inspirada na Vassourinha, já que ambas são o mesmíssimo tipo de personagem: uma bruxa sempre amigável e bem-humorada, que mora numa floresta acompanhada por uma vassoura mágica com personalidade própria, eventualmente atrapalhada com seus feitiços e que acaba criando pequenas confusões que ela consegue resolver de alguma forma.
Quanto aos personagens de histórias clássicas que ela encontra, são a Branca de Neve, a Chapeuzinho Vermelho, a Cinderela, o Mágico de Oz, o Pequeno Polegar e os Três Porquinhos. Mas, é claro, adaptados ao estilo de comédia dos anos 60.
E além do Esquilo Sem Grilo, da Formiga Atômica, da Lula Lelé e do Zé Buscapé, outros seriados da Hanna-Barbera que eu já indiquei aqui foram Os Flintstones (1960); Os Jetsons (1962); Frankenstein Jr.; Os Impossíveis (ambos de 1966); O Poderoso Mightor (1967); Scooby-Doo, Cadê Você? (1969); Os Mussarelas (1972); Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973); A Família Dó Ré Mi (1974); Treme-Treme (1977); Os Smurfs (1981); e Galtar e a Lança de Ouro (1985).
Clique aqui pra ver mais informações sobre A Feiticeira Faceira:


E clique aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre O Esquilo Sem Grilo, A Família Dó Ré Mi, Os Flintstones, A Formiga Atômica, Frankenstein Jr., Galtar, Goober, Os Impossíveis, Os Jetsons, A Lula Lelé, Os Mussarelas, O Poderoso Mightor, Scooby-Doo, She-Ra, Os Smurfs, Treme-Treme e Zé Buscapé.
Até a próxima!

Nenhum comentário: