segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CHOJU SENTAI LIVEMAN

título original: Choju Sentai Liveman
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1988
país: Japão
elenco principal: Daisuke Shima, Kazuhiko Nishimura, Masa-Aki Yamaguchi, Megumi Mori, Shinobu Komoto
direção: Minoru Yamada, Shouhei Toujou e Takao Nagaishi
roteiro: Hirohisa Soda e Toshiki Inoue

Nos anos 80, a ONU instalou um centro de estudos científicos pra jovens do Mundo inteiro que apresentassem Q.I. acima da média na Ilha Academy.
Em 1986, 3 estudantes abandonam o centro, alegando que a instituição visa apenas a evolução da Humanidade. E eles desprezam a Humanidade! E logo depois, os 3 se preparam pra embarcar numa nave que pousa no campus da ilha.
Curiosos, 2 estudantes que desenvolveram trajes especiais tão resistentes quanto armaduras se aproximam dali, seguidos por 3 colegas chamados Yusuke, Jo e Megumi.
Quando os 3 dissidentes percebem que tão sendo observados, um deles atira nos 2 colegas que se aproximaram, matando os 2 diante dos olhos perplexos do Yusuke, do Jo e da Megumi. E depois eles decolam com a nave e somem no Céu.
Passados 2 anos desse bizarro acontecimento, uma esquadrilha de naves espaciais chega de repente e bombardeia toda a Ilha Academy, destruindo quase tudo. E de dentro de uma delas saem ninguém menos que os 3 dissidentes, que agora dizem que se chamam Kemp, Obura e Mazenda.
Eles agora fazem parte de uma organização chamada Volt, dirigida por um grande cientista chamado Biasu. E dizem que vieram tomar a Terra pra ele.
Mas o Yusuke, o Jo e a Megumi também têm uma surpresa: retomando as experiências deixadas pelos 2 colegas assassinados, eles criaram trajes ainda mais resistentes do que os deles. E acionando esses trajes, os 3 declaram que agora formam um grupo chamado Choju Sentai Liveman.
A partir de agora, começa a guerra entre Liveman e Volt!

Se você é fã de sentais e desconhece Choju Sentai Liveman, posso dizer que ele não chega a mostrar grandes novidades pros padrões dos anos 80. Mas se saiu melhor do que alguns outros seriados do mesmo tipo.
O tema principal questiona do 1º ao último capítulo até que ponto uma pessoa que era boa pode ficar má, até que ponto ela tá só fingindo que ficou má... Simplificando: a história trabalha o tempo todo com a possibilidade de uma pessoa que praticou atos perversos poder voltar atrás e se redimir ou então preferir seguir até o fim nas escolhas perversas que fez.
Sobre o Kemp, o Obura e a Mazenda, não vou dizer qual tem qual destino.rs Mas posso dizer que eles têm 3 fins diferentes: um se arrepende das perversidades que cometeu ainda no início e consegue se redimir, outro só percebe que errou quando tá morrendo já é tarde demais e outro segue até o fim e morre cumprindo seus objetivos perversos. Isso sem falar em outros vilões fixos que aparecem depois e também são submetidos ao tema em questão.
E na reta final do seriado, 2 novos guerreiros se juntam aos Liveman, formando um esquadrão de 5.
Em relação aos efeitos especiais, principalmente nos primeiros capítulos, o seriado não deixa a desejar. Até o monstro do capítulo, quando morre, tem uma cena de explosão mais bem feita do que nos sentais anteriores.
Liveman foi feito logo depois de Defensores da Luz Maskman (1987). E quase passou no Brasil. Mas, como houve uma certa queda de audiência dos seriados japoneses na época em que Maskman foi transmitido aqui, nenhuma emissora se animou muito a exibir outro sentai, achando que a fórmula já tava esgotada por aqui.
E pra quem é fã de seriados japoneses de aventura, quero lembrar que vai encontrar aqui vários rostos conhecidos...
O ator Joji Nakata, que já tinha interpretado o Kaura em Comando Estelar Flashman (1986), reaparece aqui como o vilão principal Biasu.
O ator Yutaka Hirose, que já tinha feito várias pontas em Esquadrão Relâmpago Changeman e O Fantástico Jaspion (ambos de 1985) e também já tinha interpretado o Wandar em Flashman, reaparece aqui como o Kemp. E ele também interpretaria o vilão Jin em Gosei Sentai Dairenja (1993).
O ator Yoshinori Okamoto, que já tinha interpretado o Buba em Changeman, o Galdan em Flashman e o Oyobu em Maskman, reaparece aqui como o Ashura. E ele também interpretaria o pai do Geki em Kyoryu Sentai Jurenja (1992) e um dos 4 reis de Goma em Dairenja.
E a atriz Akiko Kuruso (essa é menos conhecida no Brasil, porque os seriados em que ela aparece nunca foram lançados comercialmente aqui) aparece aqui interpretando a Mazenda. Mas ela reapareceria em Dairenja interpretando a Gara.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Liveman:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Changeman, Dairenja, Flashman, Jaspion, Jurenja e Maskman.
Até a próxima!

Nenhum comentário: