segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O FANTASMA DO SHOPPING: A VINGANÇA

título original: Phantom of the Mall: Eric’s Revenge
título brasileiro: O Fantasma do Shopping: A Vingança
ano de lançamento: 1989
país: Estados Unidos
elenco principal: Derek Rydall, Kari Whitman, Rob Estes
direção: Richard Friedman
roteiro: Gaston Leroux (autor do texto original), Frederick R. Ulrich, Robert King, Scott J. Schneid e Tony Michelman

Em 1988, quando um shopping se encontrava em via de ser construído numa cidade do interior, só uma família se recusou a se mudar do terreno da futura construção.
A casa deles pegou fogo misteriosamente depois que as outras famílias já tinham saído dali. E todas as tentativas de investigar a causa do incêndio foram misteriosamente abafadas e não passaram da fase inicial...
Em 1989, o shopping finalmente é inaugurado. Mas ninguém percebe que um homem misterioso usando uma máscara anda pelos dutos de ventilação e observa tudo o que se passa no shopping.
Os poucos que chegam a ver o mascarado são eliminados no mesmo instante. Mas ele se preocupa mais em matar as pessoas que incomodam 3 amigos chamados Buzz, Suzie e Melody, que acabaram de arranjar empregos no shopping.
Os 3 eram amigos do Eric, o rapaz que morreu no incêndio no ano anterior. E a Melody, que era a namorada dele, é a mais explicitamente protegida pelo mascarado.
Mas será que o Eric morreu mesmo no incêndio?

Vagamente inspirado no livro O Fantasma da Ópera (1909), do francês Gaston Leroux, O Fantasma do Shopping: A Vingança é um filme que não faz muito suspense sobre a identidade do assassino. Antes do filme chegar no meio já fica bem evidente que o Eric sobreviveu ao incêndio, ficou deformado, passou a usar uma máscara pra se cobrir e foi se esconder nos dutos de ventilação do shopping.
O problema aí é que o filme deixa várias situações sem explicação. Principalmente o modo como ele conseguiu forjar a morte e o sepultamento dele (de alguma forma, ele fez com que um caixão vazio fosse enterrado num cemitério como se fosse ele!) e depois foi se esconder no shopping sem ninguém perceber.
Aliás, depois de se instalar ali, o Eric arranjou uma naja treinada pra atacar os inimigos dele... Como um cara deformado que agora vive escondido conseguiu sair por aí, arranjar uma cobra treinada e voltar pro esconderijo dele sem chamar a atenção de ninguém?
De qualquer forma, O Fantasma do Shopping consegue ser um slasher oitenteiro com um clima um pouquinho mais romântico do que os outros.
Quanto à vingança mencionada no título do filme, não é dos amigos que o Eric quer se vingar. Mas sim de quem incendiou a casa dele. E ele consegue!
Aliás, esse é outro suspense que o filme não faz.rs Porque, desde as primeiras cenas, já dá pra perceber quem são os culpados pelo incêndio, embora eles só sejam explicitamente revelados no final.
Bom, o que dizer? Não esperem grandes surpresas.rs
Clique aqui pra ver mais informações sobre O Fantasma do Shopping:


Até a próxima!

Nenhum comentário: