segunda-feira, 19 de março de 2012

A INVASÃO DAS RÃS


título original: Frogs
título brasileiro: A Invasão das Rãs
ano de lançamento: 1972
país: Estados Unidos
elenco principal: Joan Van Ark, Nicholas Cortland, Sam Elliott
direção: George McCowan
roteiro: Robert Hutchison

NA NATUREZA, VOCÊ COLHE O QUE PLANTOU. FAÇA ALGUMA COISA CONTRA A NATUREZA E, NO DEVIDO TEMPO, ELA VAI FAZER ALGUMA COISA CONTRA VOCÊ TAMBÉM.

Por mais que o ser humano ouça essas mensagens, que são tão indiscutivelmente verdadeiras, parece que nunca aprende, né? E o resultado dessa teimosia a gente vê todos os dias nos efeitos colaterais que a poluição provoca ao redor do planeta.
Mas é exatamente com essas mensagens que trabalha o filme A Invasão das Rãs, seguindo o estilo ‘animais enfurecidos’ do terror.
O velho Crockett (um milionário amargurado, autoritário, rabugento e todos os outros adjetivos com significados próximos desses) se distrai poluindo e envenenando a Natureza por sadismo. E como consequência disso, os animais e vegetais que vivem ao redor da fazenda palustre dele na Flórida vão partir pra vingança contra ele e contra os puxa-sacos dele. Tudo isso sob o comando das rãs, que não matam ninguém por si próprias, mas que tão sempre presentes nas cenas de morte, assistindo a agonia dos humanos. Sadismo por sadismo é apenas justiça, né?
A Invasão das Rãs também trás algumas críticas simples em relação ao racismo disfarçado (ninguém ali fala frases abertamente racistas, mas se nota que os negros são tratados como diferentes dos brancos pelo vilão Crockett). E isso também é curioso, já que, quando se trata do assunto, geralmente só se fala do racismo assumido, e raramente do racismo disfarçado.
Não é um filme de muita ação, mas consegue produzir bons momentos de suspense do início ao fim.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

4 comentários:

nightrider disse...

Vi este filne na Record nos anos 80!E em se tratando de vingança da natureza,outro filme recomendado é A Semente do Diabo 1979...

Leo Carioca disse...

A Semente do Diado eu ainda não vi, mas já li o roteiro. Parece interessante mesmo.

Anônimo disse...

Toda sexta a noite na record pasaavam esses filmes d terror..o homem cobra..as profecias do dr terror.. Saudade

Bússola do Terror disse...

Sinceramente, não me lembro disso. Lembro bem de uma fase da TVS (que depois virou SBT) no início dos anos 80 que passava filmes de terror direto. ESSE filme inclusive eu vi na TVS naquela época.