domingo, 4 de março de 2012

SCOOBY-DOO, CADÊ VOCÊ?

título original: Scooby-Doo, Where Are You?
título brasileiro: Scooby-Doo, Cadê Você?
ano de lançamento: 1969
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera

Pra algumas pessoas, provavelmente parece contraditório falar em terror infantil. Afinal, histórias de terror são voltadas especificamente pro público adulto. Ou, no mínimo, adolescente. Mas o terror infantil sempre existiu. E o maior marco dele (pelo menos na grande mídia) possivelmente foi o seriado Scooby-Doo, Cadê Você?, lançado pela Hanna-Barbera no final dos anos 60.
Dando vida aos personagens Fred, Salsicha, Velma, Daphne e Scooby-Doo, tão familiares a tantas gerações que se passaram de lá pra cá, o seriado estabilizou o estilo do terror infantil mais usado desde então: a apresentação de personagens clássicos do terror (vampiros, lobisomens, fantasmas...) sem violência explícita e com um ar quase sempre cômico e dentro de um contexto de aventura.
Scooby-Doo, Cadê Você? foi sucedido por vários desenhos (tanto seriados quanto desenhos de longa-metragem) com os mesmos personagens e seguindo o mesmo estilo. E também inspirou alguns filmes com atores de carne e osso, dos quais pelo menos 1 é uma versão pornô.
Eu não sei qual emissora de TV aberta no Brasil tá com os direitos autorais desse seriado atualmente. Mas, pelo menos até pouco tempo atrás, ele tava no SBT, depois de já ter passado pela Globo e Bandeirantes ao longo dos anos.
De qualquer forma, se um seriado com mais de 40 anos é exibido até hoje chamando a atenção do público e já inspirou tantas continuações de tipos diferentes, não se pode negar que é um clássico.
Se a Hanna-Barbera tivesse um museu, Scooby-Doo, Cadê Você? teria que estar num lugar de destaque lá.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:

http://centrogb.blogspot.com/2008/07/sooby-doo-by-doo.html

Até a próxima!

Nenhum comentário: