segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O MONSTRO GIGANTE DO GILA

título original: The Giant Gila Monster
título brasileiro: O Monstro Gigante do Gila
ano de lançamento: 1959
país: Estados Unidos
elenco principal: Don Sullivan, Fred Graham, Lisa Simone
direção: Ray Kellogg
roteiro: Ray Kellogg (autor do texto original) e Jay Simms

Interior do Texas. 1959.
Um território ainda muito inexplorado e, consequentemente, habitado por uma fauna que não se conhece a fundo.
Um dos animais que ali vivem é o monstro do gila, uma espécie de lagarto quase completamente desconhecida. Ninguém sabe nem sequer até que tamanho um monstro do gila cresce...

Ouvindo ao fundo essa aparente explicação pro que vamos ver mais à frente, vemos a 1ª cena do Monstro Gigante do Gila.
Digo que a explicação é apenas aparente porque, na verdade, nunca se explica por quê a criatura cresceu até um tamanho gigantesco, como o próprio título do filme já nos adianta.
Bom, temos aqui um filme bastante simplório, tanto em termos de história quanto em termos de produção...
A história, como já tá claro, nos apresenta um monstro do gila que se agigantou e começou a sumir com as pessoas que esbarram com ele ao redor de uma cidade do interior do Texas. Sim: sumir! Não podemos nem afirmar que ele devora as pessoas (embora seja isso que o filme dá a entender), pois ninguém nunca encontra cadáveres nem marcas de sangue no lugar onde as pessoas desapareceram.
O protagonista da história é um mecânico pós-adolescente chamado Chase, que parece ser o único cérebro pensante entre os personagens do filme, além de ser bonzinho, bonzinho, bonzinho, bonzinho, bonzinho... Simplificando: é quase uma caricatura de herói, né?
E pra representar a criatura, usaram um monstro do gila de verdade, que aparece caminhando entre maquetes de casas, carros e trilhos de trem.
Ao contrário de outros filmes da mesma época com temas parecidos, como A Maldição do Monstro (1957), O Monstro Gigante do Gila nunca mostra os humanos na mesma cena que o monstro gigante. Mas o tipo de continuidade que fizeram até que convence.
Também posso dizer que esse é aquele tipo de filme parado durante a maior parte do tempo e que só começa a acelerar no final. Aí consegue ter um certo clima de aventura.
Bom, eu diria que O Monstro Gigante do Gila é uma boa pedida pra quem nunca viu um filme de terror e quer começar com uma coisa light. Esse pode passar na Sessão da Tarde sem que cortem nenhuma cena.rs
O filme foi originalmente gravado e lançado em preto e branco. Mas já existe uma versão colorida dele que pode ser vista facilmente na Internet.
Em 2012, foi lançado um remake, ambientado na mesma época, mas com o monstro representado por uma figura 3D.
Pra encerrar, só uma curiosidade: esse tipo de lagarto é chamado de “monstro do gila” porque se trata de um lagarto venenoso e que era encontrado com frequência às margens do Rio Gila, no Arizona.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre O Monstro Gigante do Gila:


E dê uma clicada aí do lado em ‘monstros gigantes’ que você acha um post sobre A Maldição do Monstro.
Até a próxima!

2 comentários:

Filme Lixo disse...

Que bizarrice !!!
Deve ser muito legal, vou procurar !
Abs Leo !

Bússola do Terror disse...

É. Ele tava todo no YouTube. Tanto a versão colorida quanto a em preto e branco.
Abraços também!