segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

JUNOON

título original: Junoon
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1992
país: Índia
elenco principal: Avinash Wadhavan, Pooja Bhatt, Rahul Roy
direção: Mahesh Bhatt
roteiro: Robin Bhatt

No século XVIII, um sacerdote ensinou a um rei estéril uma simpatia pra ficar fértil: ele tinha que ir a uma floresta numa noite de lua-cheia, procurar um tigre cruzando com uma tigresa, matar o tigre e beber o sangue dele.
O rei fez exatamente isso. Mas a tigresa, que sobreviveu, lançou uma maldição sobre ele pra vingar a morte do companheiro: o espírito do tigre, que morreu irado, se incorporou no rei, transformando ele num tigre sobrenatural que assombra aquela floresta em noites de lua-cheia.

Essa lenda, lançada pelo filme Junoon, é lida pelos personagens Arun e Vikram assim que entram na tal floresta pra caçar numa noite de lua-cheia.
Nem preciso dizer que eles encontram o tal tigre, né? E a fera, depois de matar o Arun, funde o corpo dela com o corpo do Vikram...
Alguns dias depois, o espírito do Arun aparece pro Vikram incentivando ele a se suicidar, pois agora ele recebeu uma maldição inquebrável que deu a ele grandes poderes que vão se desenvolver cada vez mais, mas só podem ser usados pro mal. Mas ele, que nunca foi uma pessoa do bem, resolve não só continuar vivo como também fazer uso dos tais poderes em benefício próprio.
O Vikram se casa com a Dra. Nita, que cuidou dele no hospital depois do evento do tigre. Mas não revela a ela nada sobre os poderes dele, o que deve fazer dela uma das próximas vítimas dele, já que ele se transforma num tigre com tendências assassinas em todas as noites de lua-cheia. E com a evolução dos poderes dele, vai acabar se transformando num monstruoso tigre humanoide!
Mas um guarda florestal chamado Inamdar segue os passos do Vikram e deduz o que tá acontecendo. E com a ajuda do ex namorado da Nita, vai tentar salvar ela antes que os poderes dele se desenvolvam tanto que ele vai se tornar indestrutível!
Junoon foi vagamente inspirando no clássico Um Lobisomem Americano Em Londres (1981). Mas só na 1ª metade do filme.
Os efeitos especiais e as cenas de violências são bastante simples. Mas Junoon tem um bom ritmo, apesar de ser desnecessariamente longo.
O excesso de cenas musicais também incomoda um pouco. Mas essa é uma característica dos filmes indianos em geral, né?
Junoon tem boas cenas de aventura e algumas boas cenas de suspense também. E o clima, como um todo, é mais sério.
Clique mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ que você acha um post sobre Um Lobisomem Americano Em Londres.
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Nossa, mais um filme que vc consegue escavar em

Bússola do Terror disse...

Pois é. Os filmes indianos em geral são pouco conhecidos no Brasil, né?
Mas sabe que tem muitos filmes de terror indianos interessantes? Eu tenho visto vários. O problema é que eles geralmente não têm o ritmo que a gente tá acostumado a ver.
O próprio excesso de cenas musicais que eu mencionei no texto foge completamente ao estilo dos filmes de terror ocidentais, né?
Sem falar que quase sempre são filmes muito longos. Só quem tá acostumado a assistir a trilogia do Senhor dos Aneis é que vai achar eles curtos.rsrs