quinta-feira, 29 de março de 2012

RITUALS


título original: Rituals
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1977
país: Canadá
elenco principal: Hal Holbrook, Lawrence Dane, Robin Gammell
direção: Peter Carter
roteiro: Ian Sutherland

Muito provavelmente, os slasher movies são o subgênero de filmes de terror com o roteiro mais previsível. Não é preciso se informar muito sobre esses filmes pra saber que 90% deles têm o seguinte roteiro:

Um grupo de adolescentes e pós-adolescentes ficam presos num lugar de difícil acesso, onde não podem receber ajuda imediata. E aí começam a ser perseguidos e mortos 1 por 1 por um maníaco (quase sempre deformado), até que, no final, a mocinha mais boazinha do grupo (que geralmente é a única sobrevivente) consegue matar ele e se salvar.

O perfil dos integrantes do grupo também é quase sempre pré-estabelecido: a garota boazinha, o garoto bonzinho, o garoto brigão, a garota tarada, o nerd, o babaca que pensa que é engraçado...
É difícil encontrar um slasher que não tenha esse tipo de roteiro vivido por esse tipo de personagens. Mas Rituals é exatamente uma dessas exceções.
Em vez de um grupo de garotões e garotonas, nesse filme os heróis são um grupo só de homens, todos já com mais de 40 anos. E um deles é gay, que é outra coisa rara de se ver num slasher.
Nenhuma cena de sexo dá as caras em Rituals, embora cenas assim, principalmente entre o brigão e a tarada, sejam um super clichê nesse tipo de filme.
O vilão aqui também é diferente de outros vilões de slashers, que tão sempre prontos pra matar brutalmente qualquer coisa que se mexa na frente deles: ele só chega a matar com as próprias mãos 1 único personagem do grupo dos heróis (tem outros que morrem por causa de coisas que eles faz, mas não são mortos por ele diretamente), preferindo atacar os heróis através de terrorismo psicológico.
Rituals também consegue manter um certo clima de aventura, já que mostra os personagens tentando sair de um descomunal floresta fechada e, pra tanto, caminhando em direção a uma represa que viram num mapa que levaram e que é o único vestígio de civilização nas redondezas... Nem é preciso dizer que nem todos vão viver pra chegar lá, né? E os que chegarem vão ter uma grande decepção.
O filme passou muito despercebido na época em que foi feito (até porque slashers só passaram a ser valorizados e tiveram sua época de ouro uns 5 anos depois disso), caindo num esquecimento quase total e só voltando a ser lembrado com a Internet.
Uma polemicazinha que existe em relação a esse filme surgiu depois do lançamento da Bruxa de Blair, em 1999: várias partes do roteiro da Bruxa de Blair parecem ter sido ‘inspiradas’ no roteiro de Rituals, o que fez com que algumas pessoas acusassem o filme de 1999 de plágio.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

Nenhum comentário: