sexta-feira, 15 de junho de 2012

OS SMURFS

títulos originais: Smurfs / Smurfs’ Adventures / The Smurfs
título brasileiro: Os Smurfs
ano de lançamento: 1981
país: Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera

Qual é a diferença entre duende e gnomo?

Bom, sem querer discutir com quem acredita ou não acredita nisso, se fizermos essa pergunta a esotéricos, vamos ouvir as mais diferentes respostas, já que eles mesmos discordam bastante em relação a esse assunto.
Mas e quando entra nessa discussão a palavra ‘smurf’? Bom, aí é fácil:
Os smurfs são uma raça de duendes azuis inspirados nos schtroumpfs, personagens criados pelo desenhista belga Peyo.
O 1º desenho animado sobre os schtroumpfs foi Les Aventures des Schtroumpfs (1965). Mas os smurfs mesmo (vistos como uma nova versão dos schtroumpfs) foram apresentados ao público pela 1ª vez num desenho animado de 1976. E aí eles chamaram a atenção da Hanna-Barbera, que comprou os direitos autorais sobre os personagens, lançando em 1981 o seriado Os Smurfs.
O seriado chegou a ser anunciado nos Estados Unidos com 3 títulos diferentes (Smurfs, Smurfs’ Adventures e The Smurfs). E segue o estilo ‘aventura misturada com comédia’.
Nessa versão, o local e a época em que os smurfs vivem nunca ficam muito claros. Mas a história se passa basicamente numa floresta (aparentemente na França ou nas proximidades da França) no início da Idade Média. E lá, eles enfrentam uma série de bandidos, magos, monstros e assombrações. Ou simplesmente se metem em confusões pessoais uns com os outros que acabam resultando em pequenas aventuras.
São poucos os smurfs que são personagens fixos e vários aparecem em 1 único capítulo. Mas o que podemos destacar é o Papai Smurf, que é o líder da aldeia onde eles vivem.
O vilão principal, chamado Gargamel, é um mago perverso, mas que só tem conhecimentos muito rudimentares sobre magia. E assim, são raras as vezes em que ele cria problemas realmente sérios pros smurfs.
Dando uma olhada pela Internet, a gente vê que o seriado inspirou vários filmes amadores com atores de carne e osso. Mas versões oficiais desse tipo foram só 2: uma convencional (2011) e uma pornô (2012).
Clique aqui pra ver mais informações sobre o seriado:


Até a próxima!

3 comentários:

Unknown disse...

Eu gostava de assistir os smurfs.
O que eu não gosto mesmo e destas letrinhas que pede no comentério. rsrsrs
Beijos!

Gilberto Carlos disse...

Adorava Os smurfs quando era exibido no Xou da Xuxa da Globo. Não perdia um episódio, mas fiquei meio decepcionado com a versão para o cinema feita no ano passado. Quase acabou com o encanto.

Leo Carioca disse...

Janice Adja→ Tem mesmo muita gente reclamando disso. Tô até pensando em tirar.
Beijos também!

Gilberto Carlos→ Engraçado: todo mundo que eu conheço que viu esse filme não gostou!rs Eu ainda não vi, mas...