segunda-feira, 24 de junho de 2013

ALIEN / O OITAVO PASSAGEIRO


título original: Alien
títulos brasileiros: Alien / O Oitavo Passageiro
ano de lançamento: 1979
países: Estados Unidos / Inglaterra
elenco principal: Bolaji Badejo, Eddie Powell, Sigourney Weaver
direção: Ridley Scott
roteiro: Dan O’Bannon e Ronald Shusett


Talvez a espécie de feras espaciais que mais se celebrizou no Cinema de Terror do final dos anos 70 pra cá tenha sido a dos aliens. E a 1ª vez em que 2 espécimes dessa espécie foram mostrados ao público foi no filme Alien, às vezes exibido no Brasil com o título original, outras vezes com o título de O Oitavo Passageiro.
O 1º espécime, um tipo de aranha crustácea com um rabo enorme, já chega dando um belo susto no público ao saltar e agarrar ferozmente a cara de um dos heróis do filme. Mas o 2º, um parasita filho do 1º, é que vai realmente levar o terror a eles...
Embora esse filme não dê nenhuma grande informação sobre a espécie, na 1ª continuação que ele teve (1986) aprendemos bem mais sobre essas feras. E talvez esse 2º filme só decepcione alguns pelo deja vu do final, já que a heroína se livra do monstro principal do 2º filme da mesma forma que tinha se livrado do monstro principal do 1º. Mas isso não chega a incomodar tanto.
Outras 5 continuações oficiais foram lançadas (1992, 1997, 2004, 2007 e 2012). E também uma continuação não oficial como curta-metragem (2003).
Bom, o 1º filme foi todo gravado na Inglaterra, embora vários membros da equipe sejam dos Estados Unidos. E o monstro foi interpretado em algumas cenas pelo nigeriano Bolaji Badejo e em outras pelo inglês Eddie Powell.
Clássico de ficção científica misturada com terror, Alien conta com bons momentos de suspense e dá vários sustos no público até as últimas cenas (pelo menos se você tá vendo pela 1ª vez). E o clima de aventura fica mais pro final, nas cenas em que a Tenente Ellen Ripley tá fazendo o que pode pra fugir e voltar pra Terra.
A única coisa que eu não gosto nesse filme é do excesso de luzes piscando incessantemente na nave. Isso tornou algumas cenas realmente incompreensíveis pra quem tá vendo o filme pela 1ª vez.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre Alien:


Até a próxima!

5 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

E quem diria que aquele alien fossilizado renderia um filme vários anos depois.

Hugo disse...

Grande filme, para muitos é o melhor da série, mas como opinião pessoal prefiro o sensacional "Aliens - O Resgate".

Abraço.

Bússola do Terror disse...

Marcelo→ Prometheus, né? E sabe que eu ainda não vi?!

Hugo→ Em termos de informação sobre a fera espacial, mostrando melhor do que se trata, eu também acho que o melhor foi o 2º filme.
O 1º apostou muito mais no suspense (e nos sustos, como eu disse) do que em dar informações sobre o monstro.
Abraço também!

Marcelo Keiser disse...

Para mim tanto faz. Inclusive (VOU ME ABAIXAR) gostei até do terceiro filme, que normalmente é citado como horrível pelos fãs. rsrsrs

abraço

Bússola do Terror disse...

Também gostei do 3º.
O que eu achei pior foi o Alien versus Predador de 2007 (que continuava o 1º Alien versus Predador). Não é nem tanto pela história, mas é que achei o filme muito escuro. Em algumas cenas nem dá pra entender o que tá acontecendo.
E o tal do Predalien, que fizeram tanto suspense por ser o híbrido de predador com alien, acaba nem aparecendo direito por causa disso.
Abraço também.