segunda-feira, 3 de junho de 2013

O MONSTRO SEM ALMA



título original: Dr. Black, Mr. Hyde
título brasileiro: O Monstro Sem Alma
ano de lançamento: 1976
país: Estados Unidos
elenco principal: Bernie Casey, Marie O’Henry, Rosalind Cash
direção: William Crain
roteiro: Robert Louis Stevenson (autor do texto original), Larry LeBron e Lawrence Woolner

Acho que não é novidade pra ninguém que o livro O Médico e O Monstro (1886), do escocês Robert Louis Stevenson, inspirou várias produções cinematográficas. Mas a única que se enquadrou no gênero blacksploitation foi O Monstro Sem Alma.
Ah, pra quem não sabe, blacksploitation (ou blaxploitation, como preferem escrever outros) foi um movimento cinematográfico que ocorreu nos Estados Unidos, principalmente nos anos 70, em que foram produzidos filmes voltados pro público negro de lá. E os diretores e atores principais desses filmes eram todos negros e mulatos.
Mas enfim: inspirado só vagamente no livro, O Monstro Sem Alma é um filme de mutante, é claro. E também tem algumas características superficiais de slasher (um homem de aparência bizarra matando brutalmente pessoas que tão em lugares onde não podem receber ajuda).
O filme tem bons momentos de aventura (principalmente em relação a cenas de perseguição). E o roteiro tem basicamente aquilo que se espera de uma obra inspirada no Médico e O Monstro:

Depois de passar anos estudando a hepatite, um cientista consegue produzir uma fórmula que, acredita ele, é o antídoto definitivo pra essa doença. Mas, ao experimentar a fórmula nele mesmo, a única coisa que consegue é se transformar num mutante pálido com tendências assassinas. E com uma especial predileção por matar cafetões e prostitutas...

Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

4 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

O Médico e o Monstro já teve inumeras adaptações e praticamente os grandes astros do cinema atuaram como o protagonista.

Bússola do Terror disse...

Com certeza.

senhor terror reviews disse...

Cara, pleo trailer que eu vi esse filme parece ser muito doido, tipo blackenstein e blacula, mas acho que vale a pena dar uma conferida!

Bússola do Terror disse...

Exato: Blackenstein e Blacula são exemplos de blakspoitation também.
Já vi algumas fotos desses 2 outros filmes aí pela Internet, mas ainda não assisti nenhum dos 2.