segunda-feira, 2 de setembro de 2013

FRANKENSTEIN



título original: Frankenstein
título brasileiro: Frankenstein
ano de lançamento: 1910
país: Estados Unidos
elenco principal: Augustus Phillips, Charles Ogle, Mary Fuller
direção: J. Searle Dawley
roteiro: Mary Shelley (autora do texto original) e J. Searle Dawley

Até menos de 1 ano atrás, eu pensava que a 1ª versão cinematográfica do livro Frankenstein ou o Prometeu Moderno (1818), da inglesa Mary Shelley, tinha sido o filme de 1931, com o Boris Karloff interpretando o monstro. Mas em Novembro de 2012, o nosso amigo Hugo, do blog Cinema – Filmes e Seriados, publicou um post sobre uma versão ainda mais antiga, que é um curta-metragem mudo e preto e branco. E essa sim foi a 1ª versão cinematográfica do livro.
A aparência dos personagens aqui é um tanto diferente do que a gente vê nas versões seguintes de Frankenstein. Mas é porque as cenas desse filme foram inspiradas nas gravuras de uma edição que o livro teve em 1831.
Bom, temos aqui uma história de ficção científica em que um cientista cria um mutante, é claro. Mas a última cena (por sinal, com um efeito especial magnífico pras condições de mais de 100 anos atrás) deixa claro que o mutante criado por ele também é um ser sobrenatural.
Como só tem 12 minutos de duração, é claro que Frankenstein nunca foi lançado comercialmente no Brasil sozinho em VHS nem em DVD. Mas já foi lançado em terras brasucas acoplado a alguns documentários sobre a História do Cinema. Aliás, é imperdível pra pesquisadores e estudantes de História.
Clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

3 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Eu vi essa primeira versão pela primeira vez no curso sobre o gênero de terror ministrado por Carlos Primati aqui em Porto Alegre.

Marcelo Keiser disse...

12 minutos de duração: é praticamente um curta-metragem. Já vi algumas versões do personagem, onde uma das melhores foi um filme estrelado por Robert De Niro, que leva o nome de Mary Shelley no título. Gostei do filme, apesar do tempo.

abraço

Bússola do Terror disse...

Marcelo C,M→ Olha! Deve ter sido interessante esse curso!

Marcelo Keiser→ Já vi esse também! É o próprio Robert DeNiro que interpreta o monstro.
Abraço também!