segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PREMIAÇÃO DOS VILÕES DE 2013

Assim como fiz no início de Janeiro de 2013 em relação aos posts de 2012, hoje eu vou premiar os vilões principais dos filmes e seriados dos quais eu falei em 2013.
E assim como também fiz da outra vez, abaixo da premiação e do comentário que eu fiz explicando a premiação, tem o link do post referente à produção em questão.

O Prêmio Vilão Mais Assustador vai para... o MONSTRO ESTELAR, de SilverHawks (1986).

Pode parecer meio redundante dar esse prêmio e ele, já que no ano passado eu dei o mesmo prêmio ao Mumm-Ra, de ThunderCats (1985). E o Monstro Estelar não passa de um Mumm-Ra genérico. Mas temos que concordar que ele é um dos vilões mais feios de todos os seriados dos anos 80. Então, só por causa disso, o prêmio vai pra ele.


O Prêmio Vilão Mais Bem Intencionado vai para... HENRY PRIDE, do Monstro Sem Alma (1976).

Ele viu a mãe morrer de cirrose hepática na frente dele e não conseguiu fazer com que ninguém viesse ajudar ela, por mais que pedisse ajuda. Por isso, se formou em Medicina e dedicou a vida a estudar as doenças hepáticas, se empenhando em desenvolver um soro que, acreditava ele, curaria qualquer tipo de doença hepática que uma pessoa tivesse.
Só que, quando o Henry injeta o soro nas cobaias que escolhe, em vez de se curarem de doenças, elas se transformam em mutantes extremamente ferozes.
Mesmo assim, ele desenvolve uma obstinação em desenvolver o soro, acabando por usar a si mesmo como cobaia e, consequentemente, se transformar num mutante assassino.
É o típico caso que tinha tudo pra acabar bem, mas desceu pelo ralo por causa de exagero e descontrole.


O Prêmio Vilão Mais Decaído vai para... GIORGIO D’ORSINO, do Castelo Maldito (1995).

Como filho único de uma duquesa, ele tinha tudo pra levar uma vida de luxo e nobreza, herdando o título de duque e também o castelo da mãe quando ela morresse...
Em vez disso, a duquesa enlouqueceu, prendeu ele no calabouço do castelo quando ele tinha 5 anos e manteve ele ali até os 48 anos, submetendo ele a sessões diárias de tortura, que transformaram ele numa criatura deformada e enlouquecida.
Isso é descer até abaixo da sarjeta, né?


O Prêmio Vilão Mais Desprovido de Características Humanas vai para... o FACEHUGGER, de Alien (1979).

Bom, o que apareceu nesse filme foi 1 dos vários exemplares da mesma espécie, os quais têm exatamente o mesmo comportamento, né? Mas vamos lá:
Cada facehugger nasce diretamente de um ovo posto por uma rainha alien. E quando o ovo se abre, ele pula e/ou corre na direção da boca do 1º ser vivo que encontra, usando as 8 pernas e o rabo que tem pra se prender inseparavelmente na cabeça dessa criatura.
Se alguém tentar tirar ele dali, quanto mais se tenta fazer pra isso, mais ele se aperta contra a cabeça da criatura em que se prendeu.
Enquanto tá preso ali, o facehugger mantém a criatura inconsciente e injeta um feto alien dentro do corpo dela através da boca.
O facehugger morre de velhice poucas horas depois de injetar o feto na vítima. E essa recobra a consciência normal depois disso.
Como se vê, eles não têm nenhuma capacidade de raciocinar e agem só por instinto. Então, são 0% humanos.


O Prêmio Vilão Mais Enigmático vai para... o XAMÃ, de Contagem de Cadáveres (1986).

O filme lança 2 possibilidades sobre o que seria o Xamã. Mas nenhuma das 2 se confirma...
Uma lenda diz que ele é um espírito indígena que vaga por uma floresta do interior dos Estados Unidos, matando os intrusos que encontra; mas do início ao fim do filme são dadas várias indiretas de que ele seria o personagem Charlie, que se disfarçaria de Xamã pra cometer assassinatos.
Só que o Xamã nunca é visto tendo nenhuma atitude que possa ser considerada sobrenatural, assim como o Charlie nunca é visto se fantasiando de Xamã nem declarando que é o Xamã. Então, não há provas de uma possibilidade nem da outra e é um enigma que o filme deixa.


O Prêmio Vilão Mais Fanático vai para... QUINT, de Tubarão (1975).

Ele começa a história, aparentemente, como um dos heróis. Mas a obsessão dele em matar o tubarão sem a ajuda de ninguém só pra se vingar (ele já tinha passado por uma situação extremamente traumática devido a outras criaturas da mesma espécie) transforma ele num fanático descontrolado que quase mata os ‘colegas de trabalho’ Martin e Matt.


O Prêmio Vilão Mais Fantasmagórico vai para... o LÍDER MAU, dos Fantasmas (1986).

De acordo com o seriado, ele é o fantasma mais poderoso do Mundo. E é servido por uma corte de fantasmas com os mais variados poderes.
Então, é bem fantasmagórico, né?rs


O Prêmio Vilão Mais Folclórico vai para... o CONDE ORLOK, de Nosferatu (1922).

Bom, esse prêmio vai mais por reconhecimento mesmo. Afinal, foi esse personagem que lançou no cinema pela 1ª vez a figura clássica do vampiro que mora num castelo, que dorme num caixão e tal. E essas ideias foram aproveitadas e reaproveitadas por inúmeros filmes e seriados que retratam vampiros.
Então, o Conde Orlok é sem dúvida um personagem folclórico da História do Cinema.


O Prêmio Vilão Mais Inocente vai para... VICTOR CROWLEY, de Terror No Pântano (2006).

Apesar de tudo, ele não é culpado por nada do que aconteceu na vida dele.
O filme que continua o original de 2006 mostra que mãe do Victor era uma espécie de enfermeira que foi cuidar de uma feiticeira vodu que tava doente. Mas acabou tendo um caso com o marido da paciente enquanto essa agonizava. E ficou grávida...
Quando a mulher descobriu, lançou uma maldição vodu sobre o feto, caindo morta logo depois. E isso fez o bebê nascer tão carregado de energias negativas que matou a mãe e fez o pântano perto dali se tornar assombrado no mesmo segundo em que nasceu!
Alguns anos depois, teve a questão do incêndio que acabou em tragédia (não vou botar mais spoilers, se não a explicação aqui vai ficar muito grande!rs).
Mas a gente vê que o Victor só se tornou o que se tornou pela ação de outras pessoas, e nunca por vontade própria.


O Prêmio Vilão Mais Macaco-de-Imitação vai para... MICHAEL MYERS, de Halloween (1978).

O Michael é mais antigo do que o Jason Voorhees. Pra ser mais exato, 2 anos mais antigo, já que só se começou a falar no Jason em 1980. E a imagem do Jason foi evidentemente muito inspirada na imagem do Michael.
Mas, a partir do final dos anos 80, a situação se inverteu: a cada novo filme do Michael que era feito, ele era retratado de forma mais e mais parecida com o Jason.
Por exemplo: desde os primeiros filmes do Jason, ele sempre foi uma máquina de matar, que extermina qualquer coisa que se mexa perto dele; nos primeiros filmes do Michael, ele só tem interesse em matar a personagem Laurie e as pessoas que se aproximem dela, enquanto o resto Mundo simplesmente não interessa a ele (inclusive, ele caminha tranquilamente pelas ruas e nem sequer olha pras pessoas que passam por ele ali), mas a partir dos filmes dele feitos do final dos anos 80 pra frente, ele vira um exterminador do mesmo peso e da mesma medida que o Jason.
Então, a partir dali, ele vira um macaco-de-imitação do Jason, apesar de ser mais antigo do que o Jason e apesar de no início ter sido exatamente o oposto disso.


O Prêmio Vilão Mais Oportunista vai para... o REI ZEBA, de Defensores da Luz Maskman (1987).

Ele nasceu como um simples monstro subterrâneo (criatura vista como um mero animal no seriado), filho do monstro Lissaldogla. E já nasceu avançando no pai, que tava mortalmente ferido, terminando de matar o pai, devorando o cadáver dele e absorvendo todo o ódio que ele sentia e todos os poderes que ele tinha. Ou seja: o Zeba já nasceu se cobrindo com os poderes mágicos mais malignos, mas só adquiridos através de um ato de oportunismo.
Anos depois, o Zeba usurpou o Trono do Mundo Subterrâneo e se tornou rei. E adquiriu poderes ainda maiores, sendo que a fonte desses poderes era o ódio que a Princesa Igam sentia contra a irmã dela, a Princesa Iam (tanto que ele perdeu a maior parte dos poderes no último capítulo, quando as princesas se reconciliaram).
Então, o Zeba era um parasita de energia: todos os poderes dele foram tomados das energias de outros personagens do seriado.


O Prêmio Vilão Mais Paradão vai para... MEGERA, da Górgona (1964).

Bom, essa é uma vilã que tem como única forma de ataque direto esperar que uma pessoa olhe diretamente no rosto dela. E aí, a pessoa se transforma numa estátua de pedra.
O máximo que a Megera se mexe é quando ela vaga pelos arredores do Castelo de Borski.
Às vezes, ela usa um canto do mesmo tipo do das sereias pra atrair as vítimas até perto dela. Mas ataque físico direto mesmo ela não comete nenhum.


O Prêmio Vilão Mais Realista vai para... MARLENE, de Pecados & Tentações (2008).

Em 1º lugar, vamos esclarecer que ela não é exatamente uma vilã, pois não faz maldades propriamente ditas. O que ela quer, pra ser exato, é dar a xereca pra quase todos os homens da família dela: o primo, o cunhado... Só livrou o pai.
Mas, como é a Marlene que traz a desestabilização pro grupo de personagens da história, ela pode entrar na galeria dos semivilões, né?
E ela realmente não toma nenhuma atitude que não possa acontecer na vida real.


O Prêmio Vilão Mais Sádico vai para... BEN, da Casa do Espanto (1986).

Ele foi um soldado americano que lutou na Guerra do Vietnã. E depois de receber ferimentos mortais numa batalha, implorou ao seu colega Roger que matasse ele pra evitar sofrimento. Mas o Roger não teve coragem e saiu pra buscar ajuda, no que os vietnamitas capturaram o Ben e ainda torturaram ele por semanas antes de matar. E depois da morte, transformado numa espécie de zumbi, o Ben se revoltou com a ideia de que nada disso teria acontecido se o Roger tivesse matado ele antes.
Por isso, ele voltou pra se vingar e capturou o filho do Roger, prendendo o garoto em outra dimensão durante anos. E mais tarde ainda voltou pra atacar o Roger pessoalmente.


O Prêmio Vilão Mais Sargentão vai para... TOM NEWCLIFFE, da Fera Deve Morrer (1974).

Ele é um caçador milionário que desenvolve uma obsessão por descobrir e matar um lobisomem de verdade. Assim, ele mantém prisioneiros na mansão dele 4 pessoas que se envolveram com casos mal explicados de violência extrema no passado e mais um biólogo que sempre buscou uma explicação científica pra existência dos lobisomens.
De acordo com o Tom, os 5 ali são suspeitos de serem lobisomens. E em algum momento, aquele que é o lobisomem de fato vai se revelar.
Além disso, ele só fala com as pessoas gritando, ele quer que todo mundo faça só exatamente o que ele quer que façam... Enfim, é um sargentão mesmo.


O Prêmio Vilão Mais Superprotegido vai para... Bom, vai ser dividido entre os GÊMEOS LOGAN, de Madrugada Alucinante (1981).

Eles eram parte de uma família que vivia isolada no meio de uma floresta do interior dos Estados Unidos. E aparentemente, nasceram de uma relação incestuosa entre pai e filha, o que teria sido responsável por eles nascerem dementes e com uma aparência meio... ‘esquisita’.
Embora o resto da Família Logan não tomasse parte nos assassinatos que os gêmeos cometiam, o pai-avô deles e mãe-irmã deles tentavam claramente encobrir o que eles faziam, com aquela ideia de ‘família unida a qualquer preço’.


O Prêmio Vilão Mais Tarado vai para... LEO, do Depredador (1984).

Quando um grupo de 3 rapazes e 3 moças entram na Floresta de Keen Wild, o Leo começa a perseguir eles com a intenção de comer a Nancy (uma das moças). E depois de matar os outros 5, ele consegue o que queria.
A última cena, que se passa 9 meses depois (e que eu não vou contar aqui pra não estragar a surpresa rs), mostra bem isso.


Bom, é isso aí. Espero que vocês tenham se divertido.rsrs


Até a próxima!

Nenhum comentário: