segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A SEMENTE DO DIABO

título original: Prophecy
título brasileiro: A Semente do Diabo
ano de lançamento: 1979
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Kevin Peter Hall, Robert Foxworth, Talia Shire
direção: John Frankenheimer
roteiro: David Seltzer

Um médico chamado Rob presta atendimento social a pessoas das classes mais baixas e, apesar de amar seu trabalho, acha que aquilo é o que ele pode encontrar de mais sofrido na vida. Mas começa a ver que não é bem assim quando é transferido pra uma floresta do Maine e se vê no meio de uma guerra civil entre uma madeireira instalada ali e uma comunidade indígena que se considera a dona de direito daquelas terras.
As coisas pioram quando os índios começam a contrair estranhas doenças nunca vistas antes e as mulheres da comunidade começam a ter filhos mortos e/ou deformados. E o Rob descobre que o fenômeno se deve a um tipo de mercúrio mega poluente que a madeireira despeja nos rios da floresta.
Os animais também começam a ficar loucos e/ou deformados. E o Rob, acompanhado pela esposa Maggie e alguns amigos índios, recolhe 2 filhotes de urso nessas condições que ele encontra na floresta, pensando em usar como provas do que houve ali pra incriminar a madeireira. Mas agora tem que enfrentar um novo problema: a mãe dos filhotes, enorme e deformada, começa a perseguir o grupo furiosa, querendo pegar os filhotes dela de volta!

A Semente do Diabo é mais um filme de terror que nos alerta pra questão dos produtos tóxicos lançados na Natureza de forma irresponsável.
Até um certo ponto, lembra A Invasão das Rãs (1972), embora lá os animais tenham uma aparência normal e aqui já tenham uma aparência mais monstruosa mesmo, devido à poluição da floresta. Mas acho que os 2 filmes vão agradar exatamente ao mesmo tipo de pessoa.
A última cena deixa uma porta escancarada pra uma continuação. Mas nunca rolou.
Vale lembrar que essa foi a estreia do ator Kevin Peter Hall (hoje já falecido), que interpretou a ursa monstruosa. E que esse foi o 1º de vários monstros interpretados por ele, entre os quais podemos destacar o personagem-título do Predador (1987).
Clique aqui pra ver mais informações sobre A Semente do Diabo:


E clique aí do lado em ‘aventura’ que você acha posts sobre A Invasão das Rãs e O Predador.
Até a próxima!

3 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Vc escavou esse filme em

Bússola do Terror disse...

Nos anos 80, esse passava sempre nas madrugadas da Globo, né?

Unknown disse...

Valeu a dica, esse não conhecia.