segunda-feira, 28 de julho de 2014

PAGUE PARA ENTRAR, REZE PARA SAIR

título original: The Funhouse
título brasileiro: Pague Para Entrar, Reze Para Sair
ano de lançamento: 1981
país: Estados Unidos
elenco principal: Cooper Huckabee, Elizabeth Berridge, Kevin Conway
direção: Tobe Hooper
roteiro: Lawrence Block

Não há problemas no fato de um adolescente ir a um parque de diversões com amigos sem os pais saberem, certo?
Bom, pode não haver problemas quando se trata de um parque normal. Mas e se estamos falando de um parque com um histórico macabro?
É o que acontece quando 4 jovens vão a um parque que deixou situações estranhas em todos os lugares por onde passou. E na última cidade por onde ele passou, inclusive, 2 crianças sumiram depois de irem lá... E as carcaças delas foram encontradas depois, tão despedaçadas que só puderam ser identificadas depois de um exame de arcada dentária!
Além de irem lá sem os pais saberem, os 4 adolescentes resolvem passar a noite escondidos dentro do trem fantasma do parque. E por azar, eles veem sem querer quando um dos funcionários do parque, fantasiado de Monstro de Frankenstein, mata uma colega.
A coisa piora quando eles descobrem que o assassino é filho do dono do parque, que não se incomoda muito antes de armar um plano com o filho pra sumir com o corpo. E piora mais ainda quando, durante uma briga com o pai, o cara arranca a máscara que usava e revela que é uma aberração monstruosa e demente. E (acreditem!) a coisa consegue piorar mais ainda quando o dono do parque descobre que tudo o que se passou ali foi observado pelos garotos... Agora eles testemunharam segredos demais daquela bizarra família pra continuarem vivos. E o dono do parque e seu filho aberrante vão fazer todo o possível pra garantir que vivos eles não vão sair dali...

Pague Para Entrar, Reze Para Sair foi um dos slashers mais famosos dos anos 80. Mas não conseguiu adquirir um status de clássico do mesmo peso e da mesma medida que Halloween (1978) e Sexta-Feira 13 (1980). Talvez até por não ter tido nenhuma continuação.
Mas, mesmo assim, é um filme que adquiriu uma considerável legião de fãs. Provavelmente por fugir de uma série de clichês de slashers:
A garota boazinha do grupo tem um relacionamento sexualmente ativo com um garoto brigão (e não um namoro só de beijinhos virginais com um garoto bonzinho), a garota tarada do grupo namora um nerd (e não tem só sexo sem compromisso com um garoto brigão) e o vilão do filme não é um ser gratuitamente perverso que mata por sadismo e vingança (em condições comuns ele é completamente pacífico, detesta matar, tem consciência de que matar é errado e só parece fazer isso quando se descontrola em momentos de raiva).
Mas Pague Para Entrar, Reze Para Sair tem pontos negativos, é claro: várias situações contraditórias, várias partes da história que ficam sem explicação e muita falta de ação na 1ª metade do seu desenrolar (a aventura propriamente dita só começa do meio do filme pra frente).
De qualquer forma, claro que esse filme merece ser visto por qualquer pesquisador da História do Cinema e por fãs de slashers oitenteiros em geral. Não podemos negar que ele marcou uma época.
Também vale lembrar que Pague Para Entrar, Reze Para Sair foi dirigido pelo Tobe Hooper, que assinou várias outras produções de terror.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


E clique aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre Halloween e Sexta-Feira 13.
Até a próxima!

4 comentários:

Hugo disse...

É um filme que marcou pela violência, os personagens estranhos e o clima dentro do trem fantasma, mas tem muitas falhas de roteiro e direção.

Foi um amostra de como o diretor Tobe Hooper era um enganador, que fez o clássico trash "O Massacre da Serra Elétrica" e depois somente porcarias na sequência da carreira.

O sucesso de "Poltergeist" se deve a Spielberg, que dizem ter dirigido boa parte do filme e o interessante "Força Sinistra" ficou aquém do esperado também pela falta de talento de Hooper.

Abraço

Bússola do Terror disse...

Aliás, uma das falhas de direção comuns dele é demorar muito pra mostrar os vilões da história e, quando mostra, não explica direito o que esses vilões são.
Ele já tinha cometido esse erro no Massacre da Serra Elétrica e repetiu em Pague Para Entrar, Reze Para Sair.
Abraço também!

Filme Lixo disse...

Não me lembro se vi, mas acho que não.
O filme é tão meia boca mesmo ?

Bússola do Terror disse...

Bom, em termos, sim. Mas eu gosto desse filme.
Ele tá todo no YouTube.