segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A ENTEADA

título original: A Enteada
ano de lançamento: 2003
país: Brasil
elenco principal: Érica Lima, Renato Werneck, Rosa
direção e roteiro: Richard de Castro

“Homem não presta! Mas, se a mulher tá sendo traída, ela não se separa, porque ela depende financeiramente daquele homem!”

Aposto que todo mundo que tá lendo esse texto já ouviu essas frases quando testemunhou alguma situação envolvendo uma mulher que foi traída pelo marido. É ou não é?
Bom, eu tenho 2 coisinhas básicas pra dizer sobre isso:
1ª: No Brasil atual, mulher com menos de 60 anos que depende 100% do dinheiro do marido pra sobreviver, não tem absolutamente NENHUMA fonte de subsistência além do marido, até as necessidades mais básicas dela são bancadas EXCLUSIVAMENTE pelo dinheiro do marido, já é considerada uma super exceção. É raridade mesmo.
Já foi confirmado por várias pesquisas que, no Brasil atual, na maior parte das vezes em que uma mulher quer manter um casamento que não deu certo, ela faz isso por motivos sentimentais, e não por dependência financeira.
2ª: Se uma mulher atura coisas que não precisa aturar do marido e ele, exatamente por saber disso, apronta o que quer e bem entende, eu não acho que ele não presta, mas sim que ela é retardada. A única coisa que ele faz é se aproveitar do retardo mental dela.
Mas só tô dizendo tudo isso porque o tema do filme que eu tô indicando hoje é exatamente esse.
A Enteada nos conta a história de uma mulher com uma filha de 18 anos do 1º casamento e que agora arranjou outro marido, que é ela que sustenta. E todo dia o cara sai de manhã dizendo que vai procurar emprego, volta de noite cheirando a cerveja sem ter conseguido nada (por que será, né? rs) e ainda trai ela com a vizinha, além de tentar todo dia comer a enteada.
Mas ela tem certeza ABSOLUTA de que ele tá se sacrificando que nem um louco atrás de um emprego! E ela ainda corre pra fazer a comida dele quando ele chega em casa, já que (assim ela pensa) ele tá cansadíssimo depois de ter passado o dia inteiro procurando trabalho. E ela até briga com quem fala mal dele!
Com toda sinceridade: eu vejo muito mais mulheres passando por situações parecidas com essa do que dependendo financeiramente dos seus respectivos maridos.
Bom, apesar de, até um certo ponto, deixar uma porta aberta pra reflexão, A Enteada tem várias cenas cômicas, protagonizadas principalmente pelo ator pornô Renato Werneck.
Ah, sim: se trata de um filme pornô.
A Enteada também tem algumas derrapadas, como as atrizes pornô Érica Lima e Rosa chamando o personagem do Renato pelo nome errado e ‘interpretando’ as cenas de diálogo de uma forma completamente artificial (elas quase nunca demonstram alguma expressão no rosto, tropeçam no texto e muitas vezes parece que tão lendo a fala na hora). Mas, se você não se incomoda com isso, assista.
Bom, clique aqui pra ver mais informações sobre o filme:


Até a próxima!

Nenhum comentário: